O MSMGF e o Hornet usam tecnologia baseada em aplicativo para modernizar mensagens de prevenção global do HIV
SÃO FRANCISCO, 24 de novembro de 2015 /PRNewswire/ -- O MSMGF (Fórum Global sobre MSM e HIV), a maior rede global de defesa de interesses específicos (advocacy), focada no HIV entre homens que fazem sexo com homens (MSM -- men who have sex with men), fez uma parceria com o popular aplicativo de encontros de gays, o Hornet, para lançar a maior campanha dirigida à supressão global do vírus HIV já realizada até hoje. A campanha, que irá atingir mais de 7 milhões de MSM em todo o mundo é chamada Blue Ribbon Boys (BlueRibbonBoys.org).
Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20151116/288388LOGO
*** Com o objetivo de encorajar a participação global na campanha Blue Ribbon Boys, o Hornet está oferecendo filiação "premium" gratuita a novos usuários que se inscreverem através do link http://hrnt.it/blueribbonboys durante novembro e dezembro.
Lançada dentro do aplicativo em 24 de novembro, uma semana antes do Dia Mundial da AIDS, a campanha "Blue Ribbon Boys" irá induzir todos os usuários do Hornet a responder uma pequena série de perguntas, com respostas "sim ou não", sobre sua saúde sexual. As perguntas serão concernentes ao HIV e ao teste de infecção transmitida sexualmente (STI -- sexually transmitted infection), tratamento por ARV (medicação antirretroviral), profilaxia pré-exposição (PrEP -- Pre-Exposure Prophylaxis), carga viral, divulgação, estigma, uso de preservativo e lubrificante e outros métodos de prevenção.
Com base nas respostas, quem se classificar irá ter um ícone "blue ribbon" (fita azul) em sua foto no perfil, significando seu comprometimento com a saúde sexual, independentemente do status do HIV. Quem não satisfizer o padrão irá receber recomendações para se proteger e melhorar sua saúde sexual, de forma que se torne um "Blue Ribbon Boy". A campanha irá crescer e evoluir nos próximos meses e se adaptar, à medida que os métodos de tratamento e prevenção aperfeiçoam e se tornam disponíveis em diferentes regiões.
"A campanha 'Blue Ribbon Boys' moderniza as mensagens sobre a saúde sexual, ao pedir aos usuários do Hornet que sejam mais cuidadosos em suas atividades sexuais, em vista das opções eficazes de prevenção a sua disposição. Ela também convida os homens a agir em resposta à indisponibilidade de ferramentas de prevenção e tratamento que eles querem e precisam", disse o diretor-executivo do MSMGF, Dr. George Ayala.
O MSMGF e o Hornet são defensores obstinados do acesso irrestrito e da iniciação precoce do tratamento por medicação antirretroviral para todos os MSM que convivem com o HIV. As duas organizações também estão fazendo campanha em favor da ampla disponibilidade e uso apropriado da PrEP para homens HIV negativo, mas com um risco significativo de contrair o HIV, em conformidade com as diretrizes do Centro de Controle de Doenças e da OMS. O objetivo da campanha BRB é a supressão do vírus HIV em todas as comunidades globais.
"O aproveitamento da tecnologia social em escala tão grande é uma das maneiras de nos capacitarmos para fazer uma grande diferença na saúde global", diz o fundador do Hornet, Sean Howell. "Como uma grande plataforma de mídia social, podemos ser o porta-voz do bom trabalho que o MSMGF está fazendo".
A campanha "Blue Ribbon Boys" está abrindo novos caminhos nos esforços para ajudar os MSM em muitos países de renda baixa ou média, onde os serviços básicos podem não estar disponíveis, mas a prevalência de smartphones é ampla. Ela também se dirige a jovens MSM que adotam mais cedo a tecnologia. Pessoas jovens (com menos de 25 anos) estão sob um risco maior de contrair HIV, representando mais de 40% das novas infecções por HIV no mundo.
Nos casos em que os usuários do Hornet encontram um obstáculo, em que não são capazes de acessar serviços de tratamento ou prevenção, eles serão direcionados para duas petições globais: uma é para homens HIV negativo que querem ter acesso à PrEP e a outra é para os homens HIV positivo, que demandam acesso a tratamento por ARV.
Apesar de os MSM representarem apenas cerca de 4% da população masculina, eles são desproporcionalmente afetados pelo HIV. Nos países de renda baixa e média, a probabilidade de eles serem infectados pelo HIV é 19 vezes maior do que a da população em geral. A prevalência do HIV entre homens que têm sexo com homens na América do Norte, Central e do Sul, no Sul e no Sudeste Asiático e na África Subsaariana varia de 14% a 18%. Mesmo que a incidência do HIV esteja em declínio no mundo, a taxa de novas infecções por HIV entre homens que têm sexo com homens permanece inalterada e está aumentando em alguns países de renda alta, como os Estados Unidos.
O MSMGF é uma rede global em expansão focada na saúde sexual total e nos direitos humanos de todos os homens que têm sexo com outros homens.
Saiba mais sobre o MSMGF em MSMGF.org
Saiba mais sobre o Hornet em hornetapp.com
Contatos com a imprensa:
MSMGF: Jack Mackenroth, [email protected]
Hornet: Jack Song, [email protected]
CONTATO: MSMGF: Jack Mackenroth, [email protected], +1-646-221-5036
FONTE The Global Forum on MSM & HIV (MSMGF)
Share this article