IPO representa transição crítica para microcrédito, CGAP
WASHINGTON, 29 de setembro /PRNewswire/ -- A oferta pública inicial (IPO) do credor SKS indiano de microcrédito marca uma transição crítica para o microcrédito, segundo o autor de um novo artigo CGAP, "O Microcrédito indiano se torna público: A Oferta Pública Inicial de SKS", (http://www.cgap.org/gm/document-1.9.47613/FN65.pdf) porque prova que o acesso aos mercados de capitais é uma proposição válida para instituições de microcrédito.
O microcrédito, geralmente financiado por doadores internacionais e investidores socialmente interessados, tem sido uma grande história de desenvolvimento bem sucedida. E, no entanto, apesar deste sucesso, o microcrédito ainda atinge somente uma estimativa de 100-150 milhões de pessoas. Cerca de 2,7 bilhões de pessoas ao redor do mundo ainda carecem de acesso a serviços formais de financiamento que são uma alternativa mais barata e segura do que os serviços informais.
"A ampliação dos serviços financeiros é crítica", diz Stephen Rasmussen, um autor do artigo. "Muitas instituições de microcrédito ainda relatam que uma das maiores barreiras para o crescimento que enfrentam é o fato de não terem acesso a um capital suficiente. O que a IPO da SKS mostra é que as instituições de microcrédito podem colher os vastos recursos dos mercados de capitais. E que é potencialmente um desenvolvimento da mudança do jogo."
Com aproximadamente 6 milhões de clientes, a SKS está entre as instituições de microcrédito com maior crescimento no mundo, com uma taxa de crescimento anual composta de 165 por cento desde 2004. Em julho último, a SKS se tornou a primeira instituição de microcrédito na Índia a se tornar pública ao oferecer suas ações através de uma IPO, e a segunda instituição unicamente de microcrédito a nível global após o mexicano Banco Compartamos de microcrédito em 2007.
A IPO teve 13 vezes o excesso de assinaturas, e a SKS aumentou $155 milhões em capital novo. A valorização da empresa atingiu o topo da oferta da faixa de preço valorizando a empresa em $1,5 bilhão, e o preço das ações subiu 42% após cinco semanas de negociação.
Embora os defensores do desenvolvimento comercial de microcrédito apontam a IPO como um acontecimento histórico que irá abrir novos caminhos e oportunidades para os microcréditos, outros, incluindo o vencedor do Prêmio Nobel da Paz Mohammad Yunus manifestaram ceticismo de que as metas de investidores de mercado de capitais que buscam o lucro podem ser compatíveis com os interesses das mulheres rurais pobres.
"De muitas maneiras, a história da IPO é sobre a comunidade de microcrédito que busca o que lhe é solicitado", diz Greg Chen, um dos autores do artigo. "Mas isso também nos desafia a analisar o que a comercialização de fato significa para o microcrédito e qual impacto isso tem na maneira de servir às pessoas pobres."
"A IPO foi um grande sucesso financeiro, e isso permitirá o crescimento da SKS", disse Rasmussen. "Mas o objetivo da IPO não foi só acessar o mercado de capitais: foi acessar os mercados de capitais para servir aos interesses das pessoas pobres. Para muitos de nós, a evidência do sucesso real somente virá quando soubermos que muitas pessoas pobres, de fato, serão beneficiadas como um resultado desta ação."
O artigo de CGAP, que levanta a questão sobre o que significa a IPO para o desenvolvimento futuro do microcrédito e para as pessoas pobres, discute os assuntos chaves sobre a comercialização do microcrédito, incluindo:
- Compensação executiva
- Valorização das instituições de microcrédito
- O que a IPO significará para o preço e a qualidade do serviço
- Como os elaboradores de políticas podem reagir
- Como os conselhos e administradores equilibrarão os interesses dos pobres com os imperativos comerciais
- E o que isso significa para a própria SKS e as ações que se tornarão no futuro.
"A SKS criou um nome para si mesma desafiando as expectativas e expandindo as barreiras estabelecidas para o microcrédito", diz o artigo de CGAP, "Quaisquer que sejam suas escolhas, o sucesso em longo prazo da SKS dependerá, em última instância, da satisfação e lealdade de seus clientes, e se a SKS encontra novas formas para melhorar seus produtos e oferecer serviços sempre melhores para as pessoas pobres."
Junte-se aos líderes em microcrédito em uma série de blogs especiais em SKS IPO de 28 de setembro em CGAP Microfinance Blog [http://microfinance.cgap.org/]
Leia o artigo: http://www.cgap.org/gm/document-1.9.47613/FN65.pdf
CGAP é uma política independente e centro de pesquisa dedicado a melhorar o acesso financeiro para os pobres do mundo. Mais informações em www.cgap.org
FONTE CGAP
FONTE CGAP
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article