IAPAC, defensores de direitos dos portadores de HIV e AbbVie apresentam ferramentas antes do Dia Mundial da AIDS para fortalecer o diálogo entre as mulheres que vivem com HIV e seus provedores de serviços de saúde
Mulheres tomam atitudes para melhorar os resultados dos tratamentos para HIV em todo o mundo
WASHINGTON, 17 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- A Associação Internacional de Assistência à AIDS (International Association of Providers of AIDS Care - IAPAC), em colaboração com um comitê diretivo cujo foco são as mulheres e o HIV, apresentou hoje uma série de ferramentas de diálogo para fortalecer as conversações entre provedores de serviços de saúde e as mulheres que vivem com HIV. As ferramentas, colocadas à disposição antes do Dia Mundial da AIDS, que será realizado no dia 1o de dezembro de 2014, foram criadas com vistas a contribuir para melhorar o relacionamento entre as mulheres que vivem com HIV e seus provedores de serviços de saúde, assim como sua experiência e atendimento.
Photo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20141113/158598-INFO
Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20141113/158594LOGO
Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20141113/158595LOGO
As várias ferramentas de diálogo constituem o primeiro recurso direcionado a pacientes e provedores de serviços de saúde e criado como resultado da campanha internacional iniciada em 2013, chamada See Us: Women Take a Stand on HIV (See Us) [Olhe para nós: tome uma atitude em relação ao HIV (Olhe para nós)]. O objetivo da campanha é melhorar a vida das mulheres que vivem com HIV. Sob a liderança da IAPAC, as ferramentas foram criadas junto com a comunidade médica e um comitê diretivo de especialistas com mulheres infectadas e que vivem com HIV. As ferramentas fornecem orientação no que se refere à evolução dos tratamentos para mulheres.
Informações sobre bem-estar físico e mental, opções de proteção e tratamento, assim como outros tópicos importantes são incluídos, além das formas como esses aspectos podem mudar ao longo das várias fases da vida. Um guia separado para cada estágio da vida de uma mulher – adolescência, idade reprodutiva, menopausa, e período após a menopausa – está à disposição, assim como versões separadas para pacientes e profissionais de saúde.
"A comunidade das mulheres que vivem com HIV é um grupo sem atendimento satisfatório. É preciso criar novos recursos para ajudar a promover e melhorar o diálogo entre as mulheres que vivem com HIV e seus provedores de serviços de saúde", disse Imane Sibide, diretora adjunta de Iniciativas Estratégicas da IAPAC, e membro do comitê diretivo da campanha Olhe para nós. "Esperamos que essas ferramentas sirvam como um poderoso catalizador de mudança para a melhoria do atendimento e do apoio, para que as mulheres recebam o nível de atendimento que merecem."
As ferramentas estão à disposição em sete idiomas (inglês, romeno, italiano, espanhol, polonês, russo e francês) e serão distribuídas para os grupos de atividades comunitárias em países de todo o mundo e também postadas no web site da IAPAC (www.IAPAC.org/seeus).
As mulheres que vivem com HIV representam 49 por cento do total da população de adultos que vivem com HIV em âmbito mundial.1 Os índices estão aumentando devido à falta de conscientização, estigma, discriminação, questões de gênero, violência, entre outros. Esses problemas geralmente se traduzem em obstáculos significativos à busca de serviços de prevenção, testes, atendimento e tratamento. Todas as pessoas que vivem com HIV precisam ser tratadas de acordo com as suas necessidades individuais, e isso é particularmente importante para as mulheres cujas perspectivas de tratamento se modificam à medida em que elas envelhecem.
"Por ser uma mulher que vive com o HIV há mais de dez anos, eu conheço bem a importância de contar com apoio e recursos abrangentes", disse Kamaria Laffrey, consultora para assuntos de HIV/AIDS, profissional de saúde comunitária e membro do comitê diretivo da Olhe para nós. "Criamos essas ferramentas de diálogo para garantir que todas as mulheres que vivem com HIV estejam capacitadas a buscar informações e participar de conversas significativas com seus provedores de serviços de saúde para ajudar a garantir que estejam recebendo o melhor atendimento possível."
Para obter mais informações sobre as ferramentas de diálogo e sobre a Olhe para nós, acesse www.IAPAC.org/seeus e siga a campanha no hashtag #WomenofHIV na mídia social para participar dessa discussão.
Sobre a See Us: Women Take a Stand on HIV
See Us: Women Take a Stand on HIV (See Us) [Olhe para nós: tome uma atitude em relação ao HIV] é uma campanha mundial de conscientização cujo objetivo é contribuir para abordar os desafios específicos enfrentados pelas mulheres que vivem com HIV. A campanha teve início em dezembro de 2013 sob a liderança da IAPAC (International Association of Providers of AIDS Care) e com a colaboração de um comitê diretivo de especialistas, do Manual Nacional sobre AIDS (NAM - National AIDS Manual) e da comunidade médica na Argentina, Canadá, Itália, Nigéria, Polônia, Romênia, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.
A campanha Olhe para nós (See Us) foi criada com fundos fornecidos pela AbbVie.
Mulheres: a nova face do HIV
As mulheres são o grupo de mais rápido crescimento dentro da população que vive com HIV em todo o mundo.2 A cada minuto uma mulher jovem é infectada com HIV, principalmente por meio de transmissão sexual.1 Em termos globais, 49 por cento de todos os adultos que vivem com HIV são mulheres.1 Os índices de infecção entre mulheres na faixa dos 15 e 24 anos são duas vezes maiores que os índices para homens jovens.1 Há diferenças de tratamento entre mulheres e homens, como gravidez, maior risco de câncer cervical, e menopausa prematura e osteoporose.3 O HIV é a principal causa de morte e doença entre as mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo.4
Sobre a IAPAC
A Associação Internacional de Assistência à AIDS (International Association of Providers of AIDS Care - IAPAC) representa mais de 20.000 médicos e profissionais da área de saúde em mais de 100 países. Sua missão é fornecer melhores serviços de prevenção, cuidados, tratamento e apoio para homens, mulheres e crianças que vivem com HIV/AIDS. Acesse www.IAPAC.org para obter mais informações sobre a IAPAC e suas atividades em todo o mundo.
Sobre a AbbVie
A AbbVie é uma empresa farmacêutica internacional, baseada em pesquisas e formada em 2013 após a separação do Abbott Laboratories. A missão da empresa é usar seu conhecimento, funcionários dedicados e abordagem exclusiva à inovação para desenvolver e comercializar tratamentos avançados direcionados a algumas das doenças mais graves e complexas do mundo. A AbbVie emprega aproximadamente 25.000 pessoas em todo o mundo e comercializa medicamentos em mais de 170 países. Para obter mais informações sobre funcionários, portfólio e compromissos da empresa, favor visitar www.abbvie.com. Siga a @abbvie no Twitter ou consulte as informações sobre carreira na nossa página no Facebook ou no LinkedIn.
1 Relatório "Mulheres em voz alta" ("Women Out Loud") do UNAIDS. Acessado em 26 de setembro de 2013
2 Dados atualizados sobre a epidemia de AIDS (AIDS Epidemic Update), dezembro de 2004. UNAIDS e OMS. Acessado em 26 de setembro de 2013
3 Guia para cuidados de saúde e tratamento clínico de HIV/AIDS para mulheres infectadas com HIV durante o ciclo de vida (Guide for HIV/AIDS Clinical Care, Health Care of HIV-Infected Women Through the Life Cycle), abril de 2014. Departamento de Serviços Humanos e de Saúde, Administração de Serviços e Recursos de Saúde, Departamento de HIV/AIDS. Acessado em 11 de agosto de 2014.
4 Mulheres e saúde: evidências de hoje, agenda de amanhã (Women and Health: Today's Evidence Tomorrow's Agenda). OMS. Acessado em 11 de agosto de 2014
FONTE International Association of Providers of AIDS Care (IAPAC)
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article