GSMA lança iniciativa de transparência em roaming de dados
Novas medidas têm por objetivo ajudar os consumidores a entender e gerenciar melhor a utilização de dados, enfrentando o problema do susto com a conta
XANGAI, 20 de junho de 2012 /PRNewswire/ -- No Mobile Asia Expo, a GSMA anunciou que lançou uma iniciativa que irá oferecer aos consumidores uma maior visibilidade de suas tarifas de roaming e do uso de serviços de dados móveis quando viajarem ao exterior. Em reunião realizada esta semana em Xangai, 24 grupos de operadoras, inclusive a America Movil, AT&T, Axiata Group Berhad, Bharti Airtel, Ltd., China Mobile, China Unicom, Deutsche Telekom, France Telecom-Orange, Hutchison 3 Group, KT Corporation, MTS, Qtel, SK Telecom, Smart Communications, Inc., SoftBank Mobile Corp., Tata Teleservices Limited, Telecom Italia Group, Telefonica, Telekom Austria Group, Telenor Group, TeliaSonera, Verizon Communications, VimpelCom e Vodafone Group concordaram em tomar uma série de medidas que ajudarão os assinantes móveis a compreender melhor as suas tarifas de roaming de dados e gerenciar com mais eficiência o uso dos serviços de dados.
"Muitas de nossas operadoras associadas já estão implementando práticas de transparência seguras, beneficiando mais de um bilhão de assinantes em todo o mundo", disse Franco Bernabe, presidente da GSMA e presidente e CEO do Grupo Telecom Italia. "A iniciativa anunciada hoje vai ajudar a promover uma adoção mais ampla de princípios que irão oferecer uma experiência mais transparente e uniforme para bilhões de consumidores, aonde quer que eles viajem."
A GSMA está empenhada em trabalhar com as operadoras móveis em todo o mundo para adotar as seguintes medidas:
- Envio de mensagens de texto para lembrar os clientes de suas tarifas de roaming de dados quando chegarem em outro país e ligarem o seu dispositivo móvel;
- Implementação de um limite de gastos mensais de roaming de dados para ajudar os consumidores a gerir sua conta de roaming e alertas de envio quando os dados se aproximarem do limite, e
- Suspensão temporária do serviço de dados quando o uso ultrapassar o limite de gastos.
Na primeira fase desta iniciativa, essas operadoras e suas subsidiárias do grupo concordaram em implementar estas medidas de transparência em roaming de dados até o final de 2012, abrangendo mais de 4 bilhões de conexões móveis em todo o mundo. A GSMA também irá trabalhar para promover a adoção destas orientações em toda a sua base de associados de cerca de 800 operadoras móveis em todo o mundo. Além disso, a GSMA irá desenvolver uma marca de confiança que irá indicar aos consumidores que a sua operadora móvel está implementando essas medidas.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo. Abrangendo mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de telefonia móvel do mundo, bem como mais de 200 companhias no amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de aparelhos telefônicos, empresas de software, fornecedores de equipamentos, companhias de Internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA também produz eventos líderes da indústria como o Mobile World Congress e Mobile Asia Expo.
Para mais informações, visite o site corporativo da GSMA www.gsma.com ou Mobile World Live, o portal on-line para a indústria de comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com.
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article