GSMA e Bharti Infratel Estabelecem Parceria para Expandir Iniciativas de Energia Verde em Torres de Telecomunicações
LONDRES e DELHI, Índia, 28 de março de 2012 /PRNewswire/ -- A GSMA e a Bharti Infratel Limited anunciaram hoje que assinaram um Memorando de Entendimento para desenvolver e promover tecnologias verdes para a infraestrutura de torres de telecomunicações na Índia. A colaboração implica num trabalho conjunto das empresas para converter 1.000 torres da Infratel em instalações verdes, reduzindo assim as emissões de carbono dos gases de efeito estufa em quase 11.000 toneladas, como resultado do uso reduzido de diesel.
A Bharti Infratel é uma das principais companhias mundiais de infraestrutura de torres de telecomunicações, proprietária de mais de 33.000 das estimadas 400.000 torres existentes na Índia. Com uma cobertura predominantemente rural, a companhia tem quase 9.000 torres não conectadas à rede elétrica, o que representa 18% do total de torres não conectadas à rede elétrica da Índia. A Infratel já converteu mais de 10.500 locais a fontes alternativas de energia de reserva, dos quais quase 1.350 locais utilizam agora a energia solar híbrida. A conversão de mais 1.000 locais é o primeiro passo do compromisso assumido com a GSMA.
A Infratel tem tido sucesso ao manter acesa a tocha do pioneirismo em iniciativas de energia verde. Sua iniciativa premiada GreenTowers P7 já funciona há quase dois anos e é um programa abrangente de eficiência energética e energia alternativa cujo fim é reduzir o uso de diesel e as emissões de carbono. O escopo da iniciativa GreenTowers é o de cobrir 70% da rede de torres da Infratel. Ela inclui sete iniciativas de alto impacto cujo foco principal é reduzir as emissões de CO2 em 154.000 toneladas ao ano, em função da redução do consumo de diesel em 58,17 milhões de litros por ano.
"Estamos felizes por participar desta aliança com a GSMA e acreditamos firmemente que esta é uma oportunidade única e empolgante para a expansão de nossa experiência e liderança na implantação de iniciativas de energia limpa em toda a região coberta por nossas torres", declarou Sairam Prasad, Diretor Técnico da Bharti Infratel. "Esta parceria vital é mais um passo à frente em nossos esforços para promover a tecnologia verde dentro da indústria de infraestrutura de torres de telecomunicações e fortalecerá ainda mais a capacidade da iniciativa GreenTowers P7 da Infratel."
"Esta parceria terá um impacto significativo na redução das despesas operacionais em 10-20% em cada instalação individual, além de promover uma redução significativa nas emissões de carbono", disse Chris Locke, Diretor Geral do Fundo de Desenvolvimento da GSMA. "Usando as lições aprendidas com nossa parceria com a Bharti Infratel, vamos preparar um guia de melhores práticas e estudo de caso que esperamos possa promover uma ampla mudança na indústria, na medida em que esta siga a liderança da Bharti Infratel."
O programa da GSMA, Green Power for Mobile, apoiado pela International Finance Corporation (IFC) do Banco Mundial, contribui para promover e institucionalizar a energia verde em um bom número de mercados, inclusive a Índia.
Notas aos Editores:
O programa Green Power for Mobile da GSMA foi lançado em setembro de 2008 para promover o uso de fontes renováveis de energia pela indústria das comunicações móveis na alimentação das estações-base novas e existentes localizadas fora da rede elétrica dos países em desenvolvimento.
Programa GreenTowers P7 da Bharti Infratel
O programa GreenTowers P7 foi planejado para cobrir 24.000 locais de torres (principalmente nas áreas rurais com pouca ou nenhuma disponibilidade de alimentação a partir da rede elétrica), dos quais mais de 10.500 já foram implementados no primeiro ano, como parte deste programa de 3 anos. Uma vez concluída, a iniciativa reduzirá significativamente as emissões de dióxido de carbono em torno de 1,5 toneladas métricas de carbono absorvente de luz por ano. Este projeto já detém a distinção única de ser uma das maiores entre essas iniciativas no mundo inteiro, ao mesmo tempo em que detém a maior cobertura verde na Índia de qualquer companhia de torres de telecomunicações. Para obter mais informações sobre o assunto, visite: www.bharti-infratel.com/cps-portal/web/gogreen.html
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras de telecomunicações móveis do mundo inteiro. Cobrindo mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 das operadoras do mundo, bem como mais de 200 companhias do ecossistema mais amplo de telecomunicação móvel, inclusive fabricantes de aparelhos, companhias de software, fornecedores de equipamentos, companhias de Internet, e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA também produz eventos líderes do setor tais como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo.
Para obter mais informações, favor visitar o website corporativo da GSMA, www.gsma.com, ou Mobile World Live, o portal online da indústria de comunicações móveis: www.mobileworldlive.com
Sobre a Infratel
A Bharti Infratel Limited está entre os maiores provedores na Índia de serviços de telecomunicações com infraestrutura passiva. A companhia instala, possui e administra torres de telecomunicações e estruturas de comunicação para várias operadoras de comunicações móveis em 18 estados da Índia e se coloca como pioneira na indústria quanto à adoção de iniciativas de energia verde para a alimentação de suas torres de telecomunicações.
A Infratel tem uma vasta cobertura de mais de 33.000 torres e detém uma participação de 42% na Indus Towers Limited – uma joint-venture entre a Bharti Infratel, Vodafone e Idea Cellular. Mais informações em http://www.bharti-infratel.com
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article