GSMA Apresenta Conclusões do Piloto do Serviço de Denúncia de Spam
70% dos spams por mensagens de texto são fraudes financeiras
LONDRES, 10 de fevereiro de 2011 /PRNewswire/ -- A GSMA anunciou hoje as conclusões de seu piloto do GSMA Spam Reporting Service (SRS, sigla em inglês) – Serviço de Denúncia de Spam – que foi conduzido de março a dezembro de 2010, em conjunto com a AT&T, Bell Mobility, KT, Korean Internet & Security Agency (KISA), SFR, Sprint e Vodafone. O GSMA SRS oferece uma plataforma mundial para ameaças e uso indevido de mensagens, reportados por assinantes de serviços móveis. O piloto do GSMA SRS validou as requisições da solução para tratar o uso indevido do envio móvel de mensagens de texto em forma de spams, um tema crescente para usuários, operadoras de serviços móveis e reguladores, globalmente.
"Como os telefones móveis são um meio bastante pessoal, os spams de mensagem de texto (SMS, sigla em inglês) são sentidos como uma violação muito pessoal e os usuários podem ser levados a tornarem-se vítimas de ataques fraudulentos e danosos", disse Jeremy Sewell, diretor de operações da GSMA. "A indústria de serviços móveis está empenhada em erradicar este flagelo, e o GSMA SRS oferece uma solução simples, direta e de rápida implementação, baixo custo e altamente eficiente na identificação de ataques muito diversos e sofisticados. Proteger o usuário e aumentar a segurança das mensagens é uma prioridade, e ao controlar de maneira proativa os spams em forma de mensagens de texto, as operadoras podem manter relações confiáveis com os clientes".
O piloto analisou o tráfego de mensagens de texto e identificou e juntou denúncias de seu uso indevido enviadas por usuários às redes participantes por meio de um código curto. A análise dos dados do piloto indicou que spams são encontrados em todas as redes e em níveis mais altos do que originalmente previsto. Também mostrou que o tratamento da questão ajudaria a melhorar a segurança e a estabilidade das redes e a diminuir o tráfego indesejado que atualmente obstrui e desperdiça valiosas larguras de banda.
"Nós temos a satisfação de fornecer a tecnologia por detrás do Serviço GSMA de Denúncia de Spam e continuaremos a colaborar com GSMA e operadoras-membros para desenvolver a plataforma SRS em de todos os esforços para tornar redes de operadoras seguras globalmente", disse Hugh McCartney, diretor da Cloudmark. "Como mensagens spam têm o potencial de gerar implicações financeiras no ecossistema móvel, nós estamos confiantes de que esta colaboração com a GSMA e a comunidade móvel mundial terá um valor significativo e duradouro para a continuidade do desenvolvimento do setor móvel".
Agressores estão usando sofisticadas técnicas de modificação de mensagens e transmitindo baixos volumes delas a partir de cada número de origem, para evitar a detecção sobre um longo período de tempo. Seus métodos variam por regiões, fazendo a cooperação global ainda mais fundamental no combate ao problema. Conclusões posteriores mostram que a maioria dos spams origina-se na rede, seguida por redes pares e então por meio de serviços de internet, mas cada operadora de rede móvel (MNO, sigla em inglês) do piloto foi capaz de identificar a fonte do spam e agir de imediato.
O GSMA SRS fornecerá análise sustentada por dados que ajudarão operadoras a ganharem maior visibilidade sobre suas redes e as tendências de ataques que as afetam. As MNOs podem agora entender a natureza e os métodos dos ataques na rede, como quantificar o volume e impacto destes, para desenvolver estratégias de segurança mais eficientes e adequadas. O GSMA SRS também permitirá às operadoras compartilhar informações com seus pares sobre ataques no âmbito da comunidade MNO, ajudando a construir uma defesa cooperativa contra agressores. O GSMA SRS permite que operadoras sejam ainda mais proativas no reforço de suas práticas de segurança interna no tratamento dos spams móveis, mantendo a integridade e o valor da mensagem móvel de texto para usuários que estão cada vez mais frequentemente usando a mobilidade para interagir com serviços financeiros, de saúde e de publicidade legítima.
Destaques do GSMA Spam Reporting Service
Embora quase um décimo dos ataques de spams identificados era de conteúdo adulto, a maioria dos deles visava ganhos financeiros, com 70% das denúncias de spam respondendo por serviços financeiros fraudulentos, mais do que cenários tradicionais de propagandas encontrados em spam de e-mail. Ademais, os ataques podem ser divididos em três categorias:
- Tentativas de phishing – onde o agressor está tentando coletar informações financeiras do usuário. Isto foi geralmente feito usando uma URL na mensagem com um site falso ou uma ação telefônica para um call center fraudulento que tentou colher dados bancários ou identificar informações. Uma mensagem típica seria de que o recipiente ganhara na loteria ou um voucher e teria que ligar para requerê-los;
- Golpes de engenharia social – golpes tais como um empréstimo ou jogo de azar, onde a chamada para ação era na maioria das vezes simplesmente responder para o emissor de modo que a trapaça levaria o usuário a transferir dinheiro; ou
- Fraude taxa de prêmio – aqui um número de telefone era embutido numa mensagem de texto e se o usuário ligasse ou enviasse uma resposta para o número, encargos de uma taxa prêmio pelo ligação/mensagem seriam involuntariamente pagos ao agressor. Uma mensagem típica seria uma notificação sobre um encontro ou serviços para adultos.
Também foram observadas algumas diferenças regionais no tipo e conteúdo das mensagens. Na Ásia, a maioria dos ataques levava a fraudes do clique relacionadas a sites de jogos de azar, seguidos por serviços fraudulentos de empréstimos. Na Europa, aproximadamente um quarto das denúncias relacionava-se com loteria fraudulenta, empréstimos e serviços de reclamação de seguros, e um quinto era de natura adulta. Na América do Norte, houve uma larga proporção de denúncias relacionadas a empréstimos e adiantamentos.
Metodologia do GSMA Spam Reporting Service
O piloto GSMA SRS foi conduzido em nome da GSMA, pela Cloudmark, Inc., que é agora uma parceira formal fornecendo serviços em nome da GSMA. O código curto '7726', que significa "SPAM", na maioria dos telefones, foi usado onde planos nacionais de numeração telefônica permitem, em conjunto com um código adicional '33700', um código simples, universalmente reconhecido, para incentivar usuários a denunciarem instâncias de spam por SMS. Com este mecanismo de denúncia, os usuários puderam direcionar suspeitas de spam a um sistema de feedback responsivo, que reconhecia a denúncia e informava às provedoras de serviços, de modo que medidas devidas pudessem ser tomadas. Estas ações poderiam incluir investigações, avisos e bloqueio de emitentes que tenham sido repetidamente denunciados por usuários finais por mandarem mensagens não solicitadas ou fraudulentas.
Apresentação dos Resultados do Serviço GSMA de Informação de Spam
A GSMA está realizando seminários no Mobile World Congress 2011, em Barcelona, sobre os resultados do piloto do Serviço de Informação de Spam, onde participantes podem ver os dados e ouvir as conclusões dos participantes, entender os benefícios de ser parte da solução e encontrar especialistas do setor.
Pavilhão7, Seminar Theatre |
|||
Segunda |
14 Feb |
0900-1030 |
|
Terca |
15 Feb |
1630-1800 |
|
Para mais informações, favor visitar http://www.gsmworld.com/our-work/mobile_lifestyle/5840.htm ou contate [email protected]
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses da indústria mundial de comunicações móveis. Abrangendo 219 países, a GSMA reúne quase 800 dos operadores de sistemas móveis do mundo, como também mais de 200 empresas do amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de portáteis, empresas de software, fornecedores de equipamentos, empresas de internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA está voltada para a inovação, incubação e criação de novas oportunidades para seus membros, tudo com o objetivo final de dirigir o crescimento da indústria de comunicações móveis.
Para mais informações, favor visitar Mobile World Live, o novo portal online para a indústria de comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com ou o site corporativo da GSMA em www.gsmworld.com.
Citações adicionais
"A comunidade móvel tem um papel cada vez mais crítico para desempenhar na luta contra spams por SMS. A denúncia de spams móveis ajudam as operadoras de rede a detectarem ataques rapidamente, fortalece nossos assinantes e nos permite manter a melhor experiência móvel para nossos clientes".
Scott McElroy, vice-presidente, AT&T Labs
"A participação no projeto da GSMA deu à KISA uma boa oportunidade de estar ativamente envolvida nas discussões para cooperação internacional, tais como formações padrão visando o método de denúncia de spam. A KISA vai assegurar capabilidades profissionais e visa ser uma organização líder no mundo na área de resposta a spams, no futuro".
Rhee Myung-soo, vice-presidente, KISA
"Nós estamos satisfeitos com os resultados do piloto do Serviço de Informação de Spam da GSMA. A cooperação das operadoras em diferentes regiões do mundo cumprimenta o sucesso do Serviço Nacional de Informação de Spam da Coréia. Nós firmemente acreditamos que spams em forma de mensagens SMS é um tema mundial e deveria ser tratado de forma colaborativa com operadoras de serviços móveis e consumidores, trabalhando juntos na defesa".
Juncheol Lee, vice-presidente, KT
"O GSMA SRS forneceu um valioso insight dentro da natureza e método de ataques na rede. Como os agressores continuam a usar técnicas mais sofisticadas e baixo volume de mensagens para evitar a detecção, nós podemos utilizar os dados e conhecimentos adquiridos da GSMA SRS para reagir às ameaças com as mais efetivas e eficientes estratégias de segurança".
Jean-Yves Poichotte, Grupo de Segurança da Informação e diretor de Fraude, SFR
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article