GSMA anuncia novas iniciativas voltadas para a criação de aplicativos mais eficientes para dispositivos móveis
GSMA apresenta diretrizes para criar aplicativos mais eficientes para dispositivos móveis e lança o "Smarter Apps Challenge" ("Desafio para Apps mais Inteligentes")
BARCELONA, Espanha, 27 de fevereiro de 2012 /PRNewswire/ -- Mobile World Congress: A GSMA anunciou hoje a primeira de uma série de atividades criadas para ajudar os usuários e as operadoras a gerenciarem o aumento da demanda de tráfego e sinalização gerada pelos aplicativos para dispositivos móveis e smartphones. A GSMA criou um guia para desenvolvedores que ajudará os desenvolvedores de aplicativos a garantir que seus aplicativos sejam mais amigáveis ao usuário e à rede. Junto com este guia, a GSMA está lançando o concurso "Smarter Apps Challenge" ("Desafio para Apps mais Inteligentes"), para promover o desenvolvimento de aplicativos mais eficientes para dispositivos móveis.
"A grande adoção de smartphones e a explosão dos aplicativos para dispositivos móveis transformaram para sempre a forma como os usuários se comunicam, acessam e compartilham informações", disse Anne Bouverot, diretora geral da GSMA. "Essa dinâmica traz também novos desafios para as operadoras de telefonia móvel, que administram volumes de tráfego cada vez maiores nas suas redes, e, o que é mais importante, as cargas de sinalização, que tiveram um aumento dramático. Os novos programas anunciados hoje ajudarão a promover a eficácia dos aplicativos e redes e oferecem uma melhor experiência aos usuários".
Apps mais inteligentes para telefones mais inteligentes
A demanda do consumidor por aplicativos inovadores para smartphones aumentou dramaticamente nos últimos anos; existem agora mais de 1 milhão de apps disponíveis em todo o mundo, e mais de 19.000 novos aplicativos são acrescentados a cada semana, de acordo com a empresa Distimo, de análise de dispositivos móveis. Esta alta demanda e uso intenso de aplicativos para dispositivos móveis trouxeram um aumento ainda maior da carga de sinalização no nível da rede, em comparação com uma quantidade relativamente baixa de tráfego de dados. Um dos motivos para esse aumento da carga de sinalização é a proliferação dos aplicativos "não amigáveis à rede" ("network-unfriendly") que não são otimizados para as redes móveis; redes móveis têm seus próprios requisitos e restrições, e os aplicativos projetados para redes fixas podem não ter um bom desempenho no mundo dos dispositivos móveis.
A GSMA estabeleceu uma força-tarefa com 22 operadoras que trabalharão com todas as áreas do ecossistema de aplicativos para dispositivos móveis, inclusive desenvolvedores de aplicativos, vendedores de sistema operacional, e donos de lojas de aplicativos, fabricante de aparelhos celulares e fornecedores de equipamentos de redes. Com o apoio das operadoras de telefonia móvel, entre elas a Bharti Airtel, KT Corporation, NTT DOCOMO, Orange, Rogers Communications, Telecom Italia, TeliaSonera, Verizon Wireless, VimpelCom e Vodafone, a GSMA divulgou hoje uma série de recomendações para os desenvolvedores de aplicativos que permitirão melhorias em várias áreas, inclusive conectividade de aplicativos, consumo de energia, confiabilidade de rede e segurança. Cumprindo essas diretrizes, os desenvolvedores estarão mais bem preparados para criar aplicativos para propósitos específicos; as operadoras de telefonia móvel terão uma redução da pressão nas suas redes; e os usuários terão apps mais confiáveis e de melhor resposta e vida útil prolongada da bateria. Para obter uma cópia das diretrizes, visite http://www.gsma.com/smarterapp.
"A KT foi a primeira a apoiar o trabalho da GSMA em termos de aplicativos eficazes, e acredita que a GSMA tem um papel fundamental para liderar essa iniciativa global", disse Hyun-Mying Pyo, presidente do Grupo de Negócios de Telefonia Móvel da KT e membro do conselho da GSMA. "Com o aumento explosivo dos usuários de smartphones, é cada vez mais importante administrar de forma inteligente os recursos da rede para fornecer a melhor experiência de usuário a todos os usuários. Esse esforço deve envolver todas as partes interessadas nesse ecossistema, e a KT está comprometida a liderar a iniciativa para obter um uso mais eficiente dos recursos da rede."
"A Orange apoia esta nova iniciativa da GSMA para eficácia de aplicativos, e acreditamos que trabalhando juntos estaremos agindo em benefício dos nossos clientes", disse Jean-Paul Cottet, vice-presidente executivo sênior do Grupo de Inovação e Marketing da Orange.
A GSMA lança um concurso para desenvolvedores
Para incentivar os desenvolvedores a implementarem essas recomendações e criarem aplicativos mais eficientes para dispositivos móveis, a GSMA lançou hoje o concurso para desenvolvedores chamado "Smarter Apps Challenge" ("Desafio para Apps mais Inteligentes"). Para participar, os desenvolvedores devem enviar seus aplicativos para dispositivos móveis comercialmente disponíveis, em qualquer plataforma, que satisfaçam a crescente necessidade do mercado de mais eficiência, conforme definido nas diretrizes da GSMA. Os juízes identificarão os três aplicativos mais eficazes, e os vencedores serão anunciados na Mobile Asia Expo, da GSMA, que será realizada em Xangai, de 20 a 22 de junho de 2012. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e outros prêmios, inclusive uma viagem à Mobile Asia Expo. Para acessar as informações completas sobre os critérios, qualificação e outras informações, acesse www.mobileappchallenge.com/smarterapp.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras de comunicações móveis em todo o mundo. Com presença em mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de comunicações móveis do mundo e mais de 200 empresas no ecossistema mais amplo de comunicações móveis, incluindo fabricantes de telefones celulares, empresas de software, fornecedores de equipamentos, empresas de internet, e organizações de entretenimento e de mídia. A GSMA produz também outros eventos importantes do setor, como o Mobile World Congress e o Mobile Asia Expo.
Para obter mais informações, visite o website corporativo da GSMA em www.gsma.com ou Mobile World Live, portal online para o setor de comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article