Global Association of Risk Professionals anuncia a criação do comitê de serviços financeiros para desenvolver portfólios de referências globais
NOVA YORK e LONDRES, 12 de fevereiro de 2013 /PRNewswire/ -- A Global Association of Risk Professionals (GARP) anunciou hoje a criação de um comitê do setor de serviços financeiros para estudar o desenvolvimento da "Iniciativa do Portfólio de Referências da GARP" (GBPI -- GARP Benchmark Portfolio Initiative).
A GBPI lida com a necessidade, estabelecida pelo mercado, de dispor de uma maneira mais eficaz de entender como os bancos medem os riscos. Atualmente, é difícil avaliar as medidas de risco, porque cada uma reflete o mix empresarial e de portfólio, único e subjacente, de cada firma, bem como as suposições e metodologias específicas que utiliza.
O GBPI propõe o uso de portfólios de referência, contra os quais os bancos devem executar suas medidas de risco. Os resultados irão habilitar os participantes do mercado a entender melhor as razões de diferenças, bem como o relativo conservadorismo ou agressividade das medidas de risco da firma e, em última análise, avaliar melhor os níveis de capitalização e de saúde fiscal de bancos e de outras instituições financeiras.
Entre os bancos e outras organizações que participam do comitê de estudo estão o BNP Paribas, Citigroup, Deutsche Bank, Goldman Sachs, HSBC, JPMorgan Chase, Morgan Stanley, Nomura e Standard Chartered Bank.
"Há uma necessidade, reconhecida no setor, de maior transparência e qualificação entre as firmas de serviços financeiros globais, bem como de uma vontade do setor de trabalhar em parceria com supervisores mundiais para aumentar a estabilidade sistêmica", disse o presidente e CEO da GARP, Richard Apostolik.
O comitê de estudo da GBPI começou seu trabalho em torno de portfólio de referências de operações bancárias de comercialização e serviços bancários de empréstimos por atacado. O trabalho do comitê será então ampliado, passando a incluir portfólios de referências adicionais, representativos dos haveres de "Instituições Financeiras Globais Sistemicamente Importantes" (Global Systemically Important Financial Institutions).
Um objetivo importante da iniciativa é desenvolver uma "parceria pública-privada" entre o setor e seus reguladores. Isso vai evitar duplicação de esforços, assegurar que mercados desiguais, regimes regulamentadores e interconexões globais sejam levados em consideração, tanto quanto possível, e vai possibilitar a alavancagem de expertise para garantir que os resultados tenham um alto nível de confiança.
"As dificuldades que esse estudo apresenta são significativos, mas a resolução delas vai resultar em uma contribuição singularmente positiva, sustentável e proativa, em favor de uma melhor administração de riscos", disse o Sr. Apostolik.
Sobre a Global Association of Risk Professionals
A Global Association of Risk Professionals (GARP) é uma organização sem fins lucrativos, formada por afiliados, dedicada à preparação de profissionais e organizações para tomar decisões de risco bem informadas. A afiliação à GARP representa mais de 150.000 praticantes e pesquisadores de gestão de risco em instituições acadêmicas, bancos, corporações, órgãos governamentais e firmas de gestão de investimentos em 195 países. A GARP administra os exames do Gestor de Riscos Financeiros Financial (FRM® -- Financial Risk Manager) e Profissionais de Risco em Energia (ERP® -- Energy Risk Professional), certificados reconhecidos por profissionais gestores de risco em todo o mundo. A GARP está comprometida com a promoção do papel da gestão de risco através da qualificação de profissionais em todos os níveis de especialização. Visite www.garp.org.
Contato:
Kathleen Alcorn
Global Association of Risk Professionals (GARP)
+1-201-719-7240
[email protected]
FONTE Global Association of Risk Professionals (GARP)
FONTE Global Association of Risk Professionals (GARP)
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article