Gigante da gestão mundial da água vence o Stockholm Water Prize de 2014
Professor John Briscoe, nascido na África do Sul, é o vencedor do Stockholm Water Prize de 2014, por suas contribuições incomparáveis para a gestão local e mundial da água, inspirado por um compromisso firme de melhorar a vida das pessoas na prática.
ESTOCOLMO, 21 de março de 2014 /PRNewswire/ -- John Briscoe mora nos Estados Unidos e é professor na Universidade de Harvard. Ao receber a notícia, o professor Briscoe disse: "Estou muito surpreso e honrado. Estou muito contente pelo reconhecimento aos pensadores pragmáticos, pois me considero um deles".
Em sua citação, o Comitê do Stockholm Water Prize (Prêmio da Água de Estocolmo) declarou que o professor John Briscoe "combinou pesquisa de estatura mundial com a implementação de políticas e práticas para melhorar o desenvolvimento e a gestão de recursos hídricos, bem como o acesso a água potável esaneamento".
O mundo de hoje está assolado por desafios assustadores em relação à água: a segurança da água para os humanos e a biodiversidade estão em risco, a demanda global por água está aumentado e as secas e enchentes causam desastres fatais. Esses desafios não podem ser combatidos apenas de uma maneira. A genialidade do professor Briscoe está em combinar ciência, política e prática, o que lhe proporciona conhecimentos incomparáveis sobre como a água deve ser gerida para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo.
"Todas as políticas devem ser analisadas de forma a perceber se fazem diferença na prática. Acredito que os anos que passei trabalhando ao nível micro permitiram-me que me tornasse um decisior político competente", afirmou Briscoe.
No Bangladesh, na década de 1970, Briscoe aprendeu em primeira mão como a infraestrutura de proteção contra enchentes e secas podem transformar a vida dos pobres. Em Moçambique, ele aprendeu que poderia se tornar um decisor político de confiança apenas se ajudasse a resolver os problemas básicos de construção e execução de uma infraestrutura.
Entre as conquistas do professor Briscoe está a 'Water Strategy for the World Bank' (Estratégia da Água para o Banco Mundial) de 2003. Isso proporcionou uma referência nova, criativa e duradoura para o entendimento global sobre a necessidade de melhorar infraestrutura e instituições, com implicações que vão além do setor da água.
Sua Majestade, o Rei Carlos XVI Gustavo da Suécia, patrono do Stockholm Water Prize, entregará o prêmio a John Briscoe numa cerimônia real de premiação que ocorrerá no dia 4 de setembro, durante a World Water Week (Semana Mundial da Água de Estocolmo) de 2014. O Stockholm Water Prize é um prêmio mundial galardoado anualmente pelo Stockholm International Water Institute (Instituto Internacional da Água de Estocolmo). O vencedor recebe US$ 150.000 e um troféu de prata e cristal de design exclusivo.
Para obter o comunicado de imprensa completo, fotos e vídeo: http://www.siwi.org/SWP2014
FONTE Stockholm International Water Institute
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article