Fórum de Comandatuba discute se o Brasil está preparado para Copa e Olimpíadas
Democracia e a função dos três poderes também fez parte dos debates
SÃO PAULO, 29 de abril de 2013 /PRNewswire/ -- Durante a abertura do seminário Brasil: Preparado para Copa e Olimpíadas?, no 12º Fórum de Comandatuba, o governador Jaques Wagner afirmou que a Bahia é o único estado que convive bem com a democracia. "Aos membros do congresso digo que é bom esfriar as baterias porque conflito de poderes não é bom; o ambiente Congresso versus Supremo não é bom e tomara que saiamos daqui com mais caminhos consensuais".
Ainda na linha da democracia e dos três poderes, o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves (PMDB), lembrou que o Congresso é a única casa com eleitos por voto popular. "O Poder Judiciário, por mais ilustres e respeito que mereçam seus integrantes, são todos nomeados". Para o deputado, na semana passada houve "um estresse desnecessário, equivocado, absurdo, inaceitável e impensável do poder judiciário com o poder legislativo". "Seria uma absoluta irresponsabilidade se pensar em qualquer conflito, qualquer confronto entre dois poderes da democracia".
Já o presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou que o tema do seminário não poderia ser mais oportuno. "A Copa e as Olimpíadas são importantes oportunidades para elevar o nível de renda com desenvolvimento de infraestrutura. Para isso tem que haver levantamento de recursos não só da União, estados e municípios, mas também da iniciativa privada, pois aproxima os poderes". O senador lembrou estudo do Banco Mundial que coloca o Brasil como um dos mais difíceis de fazer negócios em função da burocracia. "Somos a sétima economia do mundo e, por isso, temos a obrigação de avançar. E se a burocracia é ruim para os negócios, a burocratização é devastadora para o sistema legislativo".
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que os dois grandes eventos serão acompanhados por três bilhões de pessoas, além de 20 mil jornalistas credenciados e outros 20 mil não credenciados e, por isso exigem investimentos em mobilidade urbana, portos, aeroportos, segurança e tecnologia. Rebelo frisou que os aeroportos terão capacidade de pousos e decolagens dobrada e que o problema da operação estará equacionado até 2014.
Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o Fórum acontece de 27 a 30 de abril no hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba (BA) e reúne 302 empresários, governadores, prefeitos, parlamentares e personalidades em prol de um debate amplo e decisivo para o desenvolvimento do país.
Mais informações: Rose Rocha – [email protected] - +55-11-3643-2952
FONTE Fórum de Comandatuba
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article