Figuras proeminentes de Israel falam diretamente com cidadãos em evento da OneVoice
NOVA YORK, 12 de outubro de 2011 /PRNewswire/ -- A OneVoice Israel trouxe figuras proeminentes de todo o espectro político de Israel para envolver o público em discussões sobre o conflito Israel-Palestina, na Cinematheque Plaza, em Tel Aviv, na terça-feira.
(Logomarca: http://photos.prnewswire.com/prnh/20110117/DC31246LOGO-b )
Mais de 500 participantes participaram de 30 mesas redondas para travar discussões, que variaram do papel da mulher na construção da paz ao relacionamento de Israel com a Turquia. Entre os moderadores, estavam os líderes políticos Nino Abesadze (Kadima), Daniel Ben-Simon (Labor – Partido Trabalhista), Eitan Cabel (Labor -- Trabalhista), Yoel Hasson (Kadima), o ex-líder do Partido Trabalhista Amram Mitzna e o ex-chefe da inteligência do país Ami Ayalon.
"O objetivo foi reproduzir o sucesso das demonstrações sociais em Israel no verão passado e estender as discussões para o conflito", disse o diretor-executivo da OneVoice Israel, Tal Harris. "Esperamos haver transmitido às pessoas o entendimento de que o destino político delas está em suas próprias mãos", declarou.
A OneVoice Israel formou parcerias com as organizações Blue White Future (Futuro Azul e Branco) e Council for Peace and Security (Conselho para a Paz e a Segurança) para iniciar comunicações abertas entre os líderes de Israel e os cidadãos, em uma demonstração de atribuição de força ao povo. Muitos dos palestrantes puderam apresentar perspectivas únicas para uma audiência que quer se expressar e exercer um papel na resolução do conflito.
"Em minha mesa redonda, discutimos o que chamamos de unilateralismo coordenado", disse Ami Ayalon. "Está bem se os palestinos estão exigindo unilateralmente um estado palestino -- Israel não deve ir contra isso; está bem se Israel vai agir unilateralmente para atingir a realidade de dois estados, desde que seja uma ação coordenada, com uma visão compartilhada", afirmou.
Outra discussão, liderada por Amram Mitzna, se concentrou nas fronteiras e na segurança de Israel. "Uma vez que se chegue a um acordo sobre as fronteiras e as medidas de segurança, há uma maneira de se estabelecer um estado palestino, mesmo que não se chegue a um acordo sobre os refugiados e Jerusalém", disse Mitzna. "A delimitação das fronteiras deve ser o nosso objetivo... então, poderemos desmontar a bomba-relógio na qual estamos sentados aqui no Oriente Médio", declarou.
A finalidade das discussões em mesas redondas não era a de escolher lados na política de Israel e, sim, falar com franqueza. Os moderadores, incluindo representantes da Im Tirtzu e da New Movement-Meretz, percorreram a variedade de opiniões políticas em Israel.
"Acreditamos que o conflito não é entre esquerda e direita, nem mesmo entre israelenses e palestinos ou mesmo muçulmanos e judeus – é entre pequenos grupos de fanáticos", disse Harris.
O evento, com a participação de jovens israelenses, principalmente, gerou maior otimismo nos palestrantes convidados, que tiveram a oportunidade de ouvir, por eles mesmos, os desejos do público por um chamamento renovado pela paz. "Uma garota disse que, agora, ela acredita que Israel tem lideranças que podem promover o processo de paz, em favor de uma solução de dois estados", disse o chefe do Two-State Solution Caucus (convenção pela solução de dois estados) do Knesset (parlamento de Israel), MK Hasson.
Depois desse evento, a OneVoice Israel espera dar continuidade a conversações cooperativas entre as lideranças de Israel e o povo. "Isso é um palito de fósforo que estamos jogando na esfera política que, talvez, pegue fogo e leve a eventos maiores", disse Harris.
A OneVoice é um movimento de base internacional, que objetiva amplificar a voz dos moderados de Israel e da Palestina, dando-lhes poder para exigir uma solução de dois estados. O movimento educa e treina jovens israelenses e palestinos em capacidade de liderança, ativismo não violento e princípios democráticos.
FONTE OneVoice Movement
FONTE OneVoice Movement
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article