Ex-primeiro ministro da França destaca papel de liderança do Brasil nos temas ambientais
Dominique Villepin participou hoje do 3o Fórum Mundial de Sustentabilidade, que reúne cerca de 900 participantes em Manaus
MANAUS, Brasil, 24 de março de 2012 /PRNewswire/ -- O ex-primeiro ministro da França, Dominique Villepin, destacou hoje, durante o 3o Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus, o papel de liderança mundial do Brasil nas questões ambientais e de sustentabilidade. "Vocês são o país do possível e a Amazônia pode se tornar um modelo de desenvolvimento sustentável para criar oportunidades econômicas", afirmou. Villepin elogiou iniciativas adotadas pelo país, como o programa Bolsa Família e a criação de parques nacionais, e defendeu as parcerias regionais entre Brasil e Europa. O evento e promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e realizado pela XYZ LIVE.
(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2012-03-24/original/639.jpg )
"Temos que superar as divisões e os conflitos e estabelecer um plano comum para proteger as reservas de água e as fontes de energia", disse. "Precisamos de uma parceria estratégica entre Brasil e União Europeia". O ex-primeiro ministro ressaltou também o papel de mediação e de liderança do Brasil na América Latina. "Vocês são os maiores interessados no continente e por isso têm também a maior responsabilidade: a de promover a unidade entre os países do continente." Para Villepin, a América Latina nunca foi tão unida em direção a um sentido comum.
Ele observou que as decisões sobre o desenvolvimento sustentável estão em grande parte nas mãos das potencias emergentes e que estas devem escolher entre o confronto e a cooperação; entre a liderança e a imitação.
Em seguida, o diretor executivo do Greenpeace, Kumi Naidoo, proferiu a palestra "A responsabilidade das empresas por sua pegada ambiental". Ele fez um apelo aos empresários e governantes brasileiros para que atuem junto com os ambientalistas em soluções que permitam o desenvolvimento sustentável aliado a crescimento econômico que permita oportunidades de empregos para todos. "Podemos quebrar as dicotomias que dividiram o mundo até hoje, pois as mudanças climáticas vão trazer consequências para todos. Precisamos agir como uma família global, pois, se errarmos, todos vamos sucumbir e os impactos serão devastadores".
Para finalizar os debates, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues apresentou a palestra "Perspectivas para a agricultura de baixo carbono no Brasil". Destacou as iniciativas da academia, particularmente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no sentido de melhorar a produtividade da agricultura brasileira com boas práticas ambientais.
CDN Comunicação Corporativa: [email protected], +55-11-8093-7156
FONTE LIDE
FONTE LIDE
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article