Estudo mostra que antidepressivo da Pfizer tem baixo risco de provocar disfunção sexual em adultos com depressão
NOVA YORK, 31 de outubro de 2014 /PRNewswire/ -- Alterações na vida sexual são queixas frequentes entre pacientes tratados com antidepressivos. Mas um estudo americano recém-publicado pela revista científica Journal of Clinical Psychiatry demonstrou que o risco de disfunção sexual é baixo durante o tratamento com desvenlafaxina (PRISTIQ®), medicamento da Pfizer utilizado para quadros de depressão.
Liderado por pesquisadores da University of Virginia (EUA), o estudo de fase IV, de caráter multicêntrico, randomizado, duplo-cego e placebo-controlado, comparou a eficácia e a tolerabilidade da desvenlafaxina em relação ao placebo em 924 pacientes adultos com depressão tratados com PRISTIQ® 50 mg/dia e PRISTIQ® 100 mg/dia.
O resultado primário do trabalho mostrou uma melhora estatisticamente significativa, após oito semanas de tratamento, entre os pacientes tratados com PRISTIQ® na comparação com o placebo. Esse efeito foi medido pelos 17 itens da Escala de Hamilton (HAM-D17), ferramenta utilizada para avaliar a gravidade dos sintomas depressivos do paciente.
O risco reduzido de disfunção sexual foi um desfecho secundário do estudo, medido utilizando a Arizona Sexual Experiences Scale (ASEX), uma escala que avalia a função sexual de pacientes por meio de cinco elementos fundamentais: desejo sexual, excitação, ereção peniana, lubrificação vaginal, capacidade de atingir o orgasmo e satisfação do orgasmo.
"A disfunção sexual é uma preocupação comum para os pacientes tratados com antidepressivos. Este estudo mostrou que a função sexual foi comparável entre a desvenlafaxina e o placebo", declarou a médica Anita Clayton, principal autora do estudo. "O baixo potencial de disfunção sexual com a desvenlafaxina é encorajador, e médicos e pacientes se beneficiariam de mais estudos sobre o tema", completou a pesquisadora.
Informações à Imprensa:
(11) 3643-2954
FONTE Pfizer
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article