Estudo com 85 mil pessoas comprova eficácia de vacina da Pfizer contra pneumonias pneumocócicas em idosos
SÃO PAULO, 19 de março de 2015 /PRNewswire/ -- A revista The New England Journal of Medicine acaba de divulgar os resultados de um dos maiores estudos de eficácia de vacina já realizados em adultos, envolvendo cerca de 85 mil indivíduos de 65 anos ou mais. Duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, CAPiTA (Community-Acquired Pneumonia Immunization Trial in Adults) avaliou a eficácia de Prevenar 13 na prevenção das pneumonias pneumocócicas adquiridas na comunidade (PAC), causadas por um dos 13 sorotipos de pneumococo evitados pela vacina.
A PAC pneumocócica é uma das principais causas de óbito e hospitalizações no mundo. O trabalho apontou uma redução de 45,6% nos episódios iniciais da PAC entre os vacinados em relação ao grupo que recebeu placebo. Como objetivo secundário, o CAPiTA avaliou a ocorrência de episódios iniciais da PAC invasiva e não invasiva, causados pelos sorotipos evitáveis pela vacina. A PAC não invasiva é a mais comum e ocorre quando o pneumococo atinge os pulmões sem entrar na corrente sanguínea. Já a PAC invasiva é mais grave, porque as bactérias penetram na corrente sanguínea. Os resultados demostraram que Prevenar 13 evitou 45% dos episódios iniciais e internações por PAC não invasiva e 75% de episódios iniciais de PAC invasiva.
Este é o primeiro grande estudo a avaliar o impacto da PAC não invasiva por ser uma doença de difícil diagnóstico. Ele envolveu 84.496 participantes e foi realizado em colaboração com o Julius Clinical e o Centro Médico Universitário de Utrecht, na Holanda.
"As evidências de CAPiTA são especialmente importantes para idosos, uma população mais suscetível à PAC pneumocócica, uma vez que a fragilidade do sistema imunológico, relacionada à idade, dificulta a prevenção da doença", diz Eurico Correia, Diretor Médico da Pfizer. A PAC representa cerca de 30% dos casos da doença no mundo. Nos Estados Unidos, acomete cerca de 900 mil pessoas por ano. No Brasil, a pneumonia é a segunda mais comum de óbito e a principal causa de internação. Em 2012, causou a morte de mais de 40 mil idosos, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS).
A Prevenar 13 é a vacina pneumocócica conjugada mais usada no mundo. Ela também foi aprovada para adultos com 50 anos ou mais de 90 países, incluindo o Brasil, onde já era indicada para crianças de até seis anos incompletos.
Mais informações para a imprensa: (11) 3643-2785
FONTE Pfizer
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article