Esforços para Afastar Vencedor do Prêmio Nobel Yunus do Grameen Bank Preocupa CGAP
WASHINGTON, 7 de março de 2011 /PRNewswire/ -- O CGAP publicou hoje a seguinte declaração de Tilman Ehrbeck, CEO do CGAP, e Vijay Mahajan, presidente do conselho diretor do CGAP, a respeito dos esforços para afastar o vencedor do Prêmio Nobel, Muhammad Yunus, da diretoria executiva do Grameen Bank:
"Nós estamos profundamente preocupados com a campanha dos últimos meses e recentes ações legais para afastar Muhammad Yunus da diretoria executiva do Grameen Bank".
Nos últimos 30 anos, juntos Muhammad Yunus e o Grameen Bank têm sido uma força poderosa e símbolo para o movimento do microcrédito e para o progresso de pessoas pobres que anteriormente estiveram excluídas de serviços financeiros formais. O professor Yunus foi um pioneiro da área, e sua contribuição substancial para o avanço da causa de mulheres pobres e sem acesso a bancos deveria ser comemorada por Bangladesh e pela comunidade internacional.
O acesso ao crédito pode ser uma ferramenta valiosa para permitir que famílias pobres invistam em negócios de pequeno porte e assim possam superar suas vulnerabilidades. Mais amplamente, o acesso a serviços financeiros pode trazer importantes benefícios, simplesmente ao permitir que famílias pobres administrem suas finanças domésticas mais efetivamente e estabilizem seu consumo — permitindo que elas economizem para emergências, paguem taxas escolares quando necessário e possam lidar com doenças ou outros choques passageiros.
O movimento do microcrédito fez uma contribuição importante em provando que é possível fornecer serviços financeiros aos pobres em escala e de modo sustentável.
A atual situação está não somente prejudicando o e os clientes pobres em Bangladesh, mas também a amplitude do setor de microfinanciamentos.
Aproximadamente três bilhões de pessoas de todo o mundo não têm acesso a serviços financeiros formais e permanece nossa prioridade assegurar que as antigas inalcançadas populações de baixa renda ganhem acesso à ampla variedade de serviços que elas podem usar para investir, construir patrimônio, estabilizar o consumo e lidar com choques.
O amplo apoio internacional que o professor Yunus tem recebido afirma o importante papel que muitos países agora enxergam para inclusão financeira. Nós também percebemos uma crescente conscientização e compreensão em um nível político em muitos países— incluindo o G20 — para o que a inclusão financeira pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social.
Nós esperamos ser possível chegar a um compromisso que permita ao Grameen Bank operar eficientemente e que o microcrédito em Bangladesh continue a prosperar e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país.
Nós permanecemos empenhados e com o foco acentuado em nossos esforços para ajudar na realização da importante meta universal da inclusão financeira.
Em Washington, DC: Jeanette Thomas, [email protected], +1 202 473-8869
Sobre o CGAP
O CGAP é um centro independente de pesquisa e de políticas dedicado ao avanço do acesso financeiro para os pobres do mundo. É apoiado por mais de 30 agências de desenvolvimento e fundações particulares que compartilham a missão comum de aliviar a pobreza. Instalado no Banco Mundial, o CGAP oferece inteligência de mercado, promove padrões, desenvolve soluções inovadoras e oferece serviços de consultoria para governos, fornecedores de microcrédito, doadores e investidores. Mais em http://www.cgap.org/.
FONTE CGAP
FONTE CGAP
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article