Escola de negócios IMD lança a 25.a edição do Ranking Mundial de Competitividade
LAUSANNE, Suíça, 30 de maio de 2013 /PRNewswire/ -- O IMD, uma das melhores escolas de negócios, com sede na Suíça, anunciou hoje a 25.a edição do Ranking Mundial de Competitividade, que incluem 60 economias em 2013. Os 10 principais países em competitividade em 2013 são: EUA (1), Suíça (2), Hong Kong (3), Suécia (4), Singapura (5), Noruega (6), Canadá (7), EAU (8), Alemanha (9), e Qatar (10).
Veja todos os rankings em:
www.worldcompetitiveness.com/Press
Senha (sensível a maiúsculas e minúsculas): wcy25IMD
Destaques do ranking de 2013
Os EUA recuperaram o primeiro lugar em 2013, graças a um setor financeiro em recuperação, uma abundância em inovação tecnológica e às empresas de sucesso.
A China (21) e o Japão (24) também estão aumentando sua competitividade. No caso do Japão, parece que o Abenomics está tendo um impacto inicial no dinamismo da economia.
Na Europa, as nações mais competitivas são a Suíça (2), Suécia (4) e Alemanha (9), cujo sucesso se baseia em produção orientada à exportação, economias diversificadas, pequenas e médias empresas (PMEs) fortes e disciplina fiscal. Como no último ano, o resto da Europa está altamente condicionado a programas de austeridade que atrasam a recuperação e colocam em questão a conveniência das medidas propostas.
As economias do BRICS tiveram "sortes" diferentes. A China (21) e a Rússia (42) subiram nos rankings, enquanto a Índia (40), Brasil (51) e África do Sul (53) caíram. As economias emergentes em geral continuam altamente dependentes da recuperação econômica mundial, que parece estar atrasada.
Na América Latina, o México (32) observou um pequeno renascimento da sua competitividade, que agora precisa ser confirmada ao longo do tempo e pela implementação contínua de reformas estruturais.
"Enquanto a zona do euro permanece em um impasse, a volta robusta dos EUA ao topo dos rankings de competitividade e melhores notícias do Japão reacenderam o debate sobre a austeridade", afirmou o professor Stephane Garelli, diretor do Centro Mundial de Competitividade do IMD. "As reformas estruturais são inevitáveis, mas o crescimento continua sendo um pré-requisito para a competitividade. Além disso, a severidade das medidas de austeridade muitas vezes contraria a população. No final, os países precisam preservar a coesão social para proporcionar prosperidade."
"É verdade, a competitividade da Europa está diminuindo, mas a Suíça, Suécia, Alemanha e Noruega estão brilhando com o sucesso. A América Latina está decepcionando, mas há ótimas empresas internacionais em toda essa região. O Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul são muito diferentes em relação às suas estratégias de competitividade e desempenho, mas os BRICS continuam sendo terras de oportunidades", afirmou Garelli.
"No final, as regras de ouro da competitividade são simples: produzir, diversificar, exportar, investir em infraestrutura, educar, apoiar as PMEs, reforçar a disciplina fiscal e, acima de tudo, manter a coesão social", finaliza Garelli.
O Centro Mundial de Competitividade faz parte do IMD
O IMD é uma das principais escolas de negócios do Mundo, especializada em desenvolver líderes globais através de uma educação executiva de alto impacto com o objetivo de auxiliar empresas e executivos a enfrentar os desafios do mercado.
Por que o IMD? Estamos 100% focados no desenvolvimento executivo do mundo real. Oferecemos a excelência suíça com perspectiva global. Possuímos uma abordagem flexível, personalizada e eficaz (www.imd.org).
Neste ano, conquistamos a 1a posição no Mundo em programas abertos, pelo segundo ano consecutivo, no Ranking de Educação Executiva do jornal Financial Times. Também fomos premiados com a melhor nota dos nossos alunos no currículo de formação de líderes e a terceira posição como trabalho em equipe pelo Ranking da Bloomberg Businessweek. Durante os últimos seis anos (2008 -2013), a escola ocupa o primeiro lugar, em média, em educação executiva fora os EUA.
Publicado desde 1989, o anuário de competitividade mundial é o principal relatório anual sobre a competitividade das nações.
CONTATO
Matthew Mortellaro
Fone: +41-21-618-03-52
E-mail: [email protected]
FONTE IMD
FONTE IMD
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article