ESC Brazil discute "coisas" da Internet das Coisas
SÃO PAULO, 26 de agosto de 2014 /PRNewswire/ -- A ESC Brazil, maior encontro de design eletrônico da América Latina, apresentou no seu primeiro dia de feira, as tendências e desafios sobre a Internet das Coisas, mais conhecida como "Internet Of Things" (IoT). Para o moderador do debate, o CEO da GridVortex Systems, Jonny Doin, o conceito de IoT é cada vez mais relevante, e uma das características observadas é que as empresas dominantes nesse mercad tem menos três anos. "Embora os indicadores econômicos mostrem desaquecimento no setor tecnológico, teremos os aspectos positivos do ramo em evidência".
Destacando medidas de suporte governamental específicas, Henrique de Oliveira Miguel, coordenador na Secretaria de Política de Informática (SEPIN) do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, comentou a situação do País nesse ramo. "No Brasil, há um conjunto de empresas com capacitação na área de design, mas com limitado direcionamento para o mercado. Precisamos atrair investimentos de manufatura e estamos criando benefícios e incentivos para estimular a Política Industrial de Tecnologia. Existe um ambiente favorável ao ecossistema, o mercado é global e a competição está centrada no desenvolvimento dos microcomponentes de tecnologia".
O objetivo é ampliar a visão do mercado e entender como fazer o Brasil ser um player nesse setor, José Scudiero, da AMD, afirma que os sensores merecem atenção. "Esses componentes serão cada vez menores, associados a micro controladores junto a uma comunicação wireless. Esse conjunto estará inserido nos locais mais inusitados de uma casa".
Representando o BNDES, Irecê Fraga Kauss Loureiro, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), comparou dados que relevam crescimento do mercado. "Em 2013, 8 bilhões de pessoas usavam a internet e 1% estava ligada à IoT. A expectativa para 2020, são 23 bilhões de pessoas e 40% delas estarão vinculadas à IoT". Ela ainda destacou que, em 2017, 50% das soluções de IoT serão desenvolvidas por startups com menos de 3 anos.
Gabriel Marão, coordenador do Fórum de Competitividade de IoT, comenta detalhes a serem desenvolvidos. "O aspecto de segurança, custos, formação de recursos humanos, devem ser considerados. A interoperabilidade é um foco dessa evolução."
Sobre a ESC Brazil: Presente no país desde 2011, a ESC Brazil é a maior feira de design eletrônico da América Latina. Reunindo em dois dias mais de 4 mil profissionais, especialistas e líderes de mercado da indústria de design eletrônico.
Informações de Contato - Fato Relevante, Boutique de Comunicação
Tel.: + 55 11 4328-3491/90 / 9 8264-2364
[email protected]
FONTE ESC Brazil
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article