Enfermeiros apelam pelo fim da discriminação contra a hanseníase
TÓQUIO, 27 de janeiro de 2015 /PRNewswire/ -- A Nippon Foundation e o Conselho Internacional de Enfermagem (International Council of Nurses) lançaram em conjunto o Apelo Global de 2015 (Global Appeal 2015) em Tóquio, Japão, em 27 de janeiro, apelando pelo fim da discriminação que as pessoas afetadas pela hanseníase continuam a enfrentar em várias partes do mundo. Esta é a primeira vez que o Apelo Global, agora em sua décima edição, foi lançado a partir do Japão.
Sendo o maior grupo de profissionais de saúde, os enfermeiros estão comprometidos a aliviar o sofrimento físico e mental de todas as pessoas, sem preconceitos, e reconhecer a importância de educar o público sobre as doenças – especialmente uma doença mal compreendida como a hanseníase.
"Nossa mensagem é clara: hanseníase tem cura. Os medicamentos matam as bactérias. O diagnóstico precoce e o tratamento previnem a deficiência. Não há nenhuma razão para isolar qualquer pessoa com a doença", eles declararam no apelo.
O Primeiro Ministro japonês Shinzo Abe, que participou da cerimônia de lançamento, disse, mencionando a história da política de isolamento que estimulou a discriminação, "Faremos esforços para ajudar as pessoas que ainda estão em sanatórios a viverem confortavelmente e em paz e resolver a discriminação e o preconceito contra a hanseníase".
A cada ano, sobre 200.000 novos casos de hanseníase são diagnosticados em todo o mundo. Apesar de a doença ser totalmente curável, as pessoas com hanseníase e até os membros de suas famílias continuam a enfrentar a discriminação, que afeta suas perspectivas de educação, emprego, casamento e participação completa na sociedade.
Para chamar atenção para esta questão, o Apelo Global foi iniciado em 2006 por Yohei Sasakawa, Presidente do Conselho da Nippon Foundation e também Embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Eliminação da Hanseníase e Embaixador da Boa Vontade do Governo Japonês para os Direitos Humanos das Pessoas Afetadas pela Hanseníase.
Até o presente, o apelo tem sido apoiado por indivíduos e organizações influentes, incluindo ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, líderes religiosos, a Associação Médica Mundial (World Medical Association), a Associação Internacional de Advogados (International Bar Association) e agora os profissionais de enfermagem, que destacaram a principal mensagem do Apelo Global de 2015 com as palavras: "Apoiamos o direito das pessoas afetadas pela hanseníase de viverem com dignidade como membros efetivos da comunidade, desfrutando da igualdade de acesso a todos seus direitos humanos".
A Nippon Foundation é uma parceira comprometida na luta contra a hanseníase, levando a mensagem de que a hanseníase é curável e o tratamento é gratuito, e trabalha na direção do objetivo de um mundo sem hanseníase e sem a discriminação que a doença causa.
Contato:
Natsuko Tominaga
Departamento de RP
The Nippon Foundation
+81-3-6229-5131
[email protected]
FONTE The Nippon Foundation
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article