Endless desenvolve computadores sob medida para o mundo em desenvolvimento
Quase 5 bilhões de pessoas vivem sem computadores. E se pudéssemos mudar isso?
SAN FRANCISCO, 14 de abril de 2015 /PRNewswire/ -- A Endless, empresa com sede em San Francisco e escritórios no Rio de Janeiro e na Guatemala, anunciou hoje o lançamento de seu computador Endless, que vem com sistema operacional próprio, o Endless OS, e foi concebido sob medida para os desafios do mundo em desenvolvimento.
Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20150413/198443
Com base na premissa de que computadores acessíveis devem ser bonitos e encantar, o Endless oferece a simplicidade dos sistemas operacionais usados em smartphones, com a potência de um sistema operacional completo.
O Endless já está disponível para pronta entrega e, para torná-lo acessível para o maior número de pessoas ao menor custo, a empresa inicia hoje uma campanha no Kickstarter.
O Endless vem com um ecossistema de aplicativos que inclui um editor de textos e de planilhas, jogos, editor de fotos e muito mais. Além dos aplicativos tradicionais, a empresa desenvolveu uma série de aplicativos sob medida para as demandas e necessidades de usuários de mercados emergentes.
"Ao longo dos últimos três anos, nossa equipe realizou uma profunda pesquisa de campo para entender as reais necessidades dos nossos usuários em diferentes países. Fomos nas casas das pessoas nas áreas rurais, favelas e tribos para entender como a tecnologia pode mudar realmente as suas vidas. E quanto mais tempo interagíamos com elas, mais fomos percebendo o quanto os sistemas operacionais disponíveis no mercado estão distantes da realidade das pessoas nos países emergentes", diz Camila Soares, diretora de pesquisa da Endless.
"Embora o conceito de computadores para o mundo em desenvolvimento não seja novo, para mim existem duas diferenças fundamentais: modelo de negócios e produto", diz Matt Dalio, CEO e Diretor de Produto. "Não somos uma ONG. Somos uma empresa que acredita que um computador pode mudar vidas. E que se ele for acessível, mais pessoas vão poder comprá-lo."
Ao longo do desenvolvimento do Endless foram feitos inúmeros ajustes para tornar o computador realmente útil para as pessoas. Esses ajustes vão desde a forma com que o software é atualizado e os aplicativos instalados até a criação dos próprios aplicativos.
"Um dos nossos usuários estava com sérias dívidas, o que nos fez criar um simples aplicativo de controle financeiro para ajudá-lo. Hoje ele dorme mais tranquilo com seu nome limpo", diz Soares.
Para aqueles sem acesso à internet, existem mais de 100 aplicativos que trazem desde dicas de saúde a receitas culinárias e que podem ser acessados mesmo sem internet.
Todo o conteúdo acessível off-line já vem pré-instalado e é gratuito, incluindo Wikipedia, mais de 700 vídeos educativos da Khan Academy, ferramentas para montar currículos e jogos. Pequenos empresários também são contemplados com um conjunto de aplicativos de trabalho, com dicas sobre como empreender ou até mesmo sobre aumentar a produtividade da colheita.
A Endless está iniciando suas operações pelo México e pela Guatemala. Outros países da América Latina virão em seguida.Nos próximos anos, o objetivo é expandir para Ásia, Oriente Médio e África.
A Endless decidiu fazer o seu lançamento por meio da plataforma Kickstarter de financiamento colaborativo para se conectar diretamente com pessoas capazes de compreender e apoiar esse projeto. A campanha no Kickstarter começa hoje e tem como objetivo levantar US$ 100 mil. A empresa vai usar os recursos captados para entrar na América Latina e difundir sua nova tecnologia pelo continente.
"Nos propusemos a construir um computador capaz de inspirar e empoderar a cada indivíduo. Trabalhamos muito duro para transformar este sonho em realidade. Nosso computador está pronto e é extremamente especial. Finalmente vamos lançar para o mundo e me sinto muito satisfeito com isso", disse Dalio.
Dados e fatos
- Existem 7 bilhões de pessoas no mundo:
- 2,6 bilhões têm acesso a computadores;
- 4,4 bilhões não tem computador por falta de condição de comprar um
Os computadores à venda no mercado hoje são quase inúteis sem internet. E 60% da população mundial não tem conexão, incluindo 3,2 bilhões de pessoas em apenas 20 países.
As vendas de computadores pessoais estão em declínio devido a um aumento do ciclo de substituição (ou seja, as pessoas passam mais tempo com a mesma máquina), mas o número de usuários sobe a cada ano:
14% das vendas no ano passado no mundo foram destinadas a pessoas que nunca tiveram um computador antes.
Um quarto da população mundial off-line está na Índia.
Na China são 730 milhões, na Indonésia, 210 milhões. Em Bangladesh quase 150 milhões e no Brasil, cerca de 100 milhões
Sobre a Endless
A Endless foi fundada em 2012 com a missão de facilitar o acesso a computadores pessoais em países em desenvolvimento.
A empresa tem sede em San Francisco e escritórios no Rio de Janeiro e na Guatemala. A empresa conta ainda com equipes em campo na Jordânia, Emirados Árabes Unidos e Índia. Visite aqui para saber mais: https://endlessm.com/pt-br.
CONTATO: Michael Celiceo, [email protected]
FONTE Endless
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article