ECOPETROL, Pacific Rubiales e Petrominerales Anunciam o Fechamento de uma Linha de Financiamento de 2,1 bilhões de Pesos Colombianos do Oleoduto Bicentenario Fase 1, de Araguaney a Banadia
BOGOTÁ, Colômbia, 11 de maio de 2012 /PRNewswire/ -- ECOPETROL (BVC: ECOPETROL; NYSE: EC; TSX: ECP), Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE; BVC: PREC; BOVESPA: PREB) e Petrominerales (TSX: PMG; BVC: PMGC) estão satisfeitas de anunciar que Oleoducto Bicentenario S.A. (Bicentenario) fechou uma linha de financiamento de aproximadamente US$1,2 bilhões, o equivalente a 2.100.000 milhões de pesos colombianos. O empréstimo foi fornecido por um consórcio de dez bancos colombianos. Bicentenario é um veículo de finalidade especial de propriedade da Ecopetrol S.A. (55.97%), Pacific Rubiales Energy (32.88%) e Petrominerales (9.65%), sendo o restante de propriedade de outras companhias de E&P que operam na Colômbia. O instrumento de crédito será utilizado por Bicentenario principalmente para o seguinte: (i) pagar antecipadamente parte ou o total dos empréstimos de acionistas subordinados; (ii) finalizar a conclusão da Fase 1 do projeto; (iii) capital de giro e custos financeiros; e (iv) custos e despesas gerais.
O instrumento financeiro tem uma taxa de juros correspondente à DTF (taxa básica colombiana para depósitos a taxa fixa de prazo superior a 3 meses) + 4,54%, vencimento em 12 anos e período de tolerância de 1 ano. O empréstimo é sem recurso aos patrocinadores. Os acionistas do Bicentenario estarão assinando contratos de transporte com obrigação de pagamento ("ship-or-pay") para o escoamento da sua própria produção.
Esse instrumento garante o financiamento para a conclusão da Fase 1 do projeto de oleoduto Bicentenario. A estrutura de financiamento do projeto busca estabelecer uma relação dívida/capital de 70/30% para a companhia. As fases posteriores do projeto buscarão uma estrutura similar depois de tomada a decisão final de investimento.
Fase 1
A Fase 1 do projeto está prevista para entrar em operação no quarto trimestre de 2012. A Fase 1 deixará a prolífica bacia petrolífera Los Llanos conectada ao sistema Caño Limón de transporte de petróleo colombiano e, finalmente, ao Porto de Coveñas. Os custos de transporte do patrocinador serão reduzidos significativamente, permitindo assim um aumento de produção da área. O escopo da Fase 1 inclui 240 kms de um oleoduto de 42 polegadas da Estação Araguaney à Estação Banadía. Isto permitirá que a capacidade de transporte seja expandida para 120.000 bbls/dia.
O instrumento de dívida foi estruturado pela Corporación Financiera Colombiana S.A. (CORFICOLOMBIANA) e a Bicentenario recebeu a consultoria de Nexus Banca de Inversión durante todo o financiamento do projeto. O Agente Líder foi o Bancolombia S.A.
A Ecopetrol é a maior companhia integrada de petróleo e gás da Colômbia, sendo responsável por 60% da produção total. Ela é uma das 50 maiores companhias de petróleo do mundo e a quarta maior da América Latina. A Companhia está ainda envolvida em atividades de exploração e produção no Brasil, Peru e na Costa do Golfo dos Estados Unidos, além de ser proprietária das principais refinarias da Colômbia, da maior parte da rede de oleodutos e dutos multifuncionais do país, de usinas petroquímicas e estar entrando na área de negócios de biocombustíveis.
Pacific Rubiales, uma companhia sediada no Canadá e produtora de gás natural e petróleo bruto pesado, é proprietária de 100% da Meta Petroleum Corp., uma operadora colombiana de petróleo que opera os campos de petróleo de Rubiales, Piriri e Quifa na Bacia Llanos em conjunto com a Ecopetrol, S.A., a companhia nacional colombiana de petróleo, e de 100% da Pacific Stratus Energy Corp., que opera o campo de gás natural La Creciente. A Companhia está focada na identificação de oportunidades principalmente na região oriental da Bacia Llanos da Colômbia, bem como de outras áreas da Colômbia e norte do Peru. A Pacific Rubiales tem participação nos custos e na produção de 43 blocos na Colômbia, Peru e Guatemala.
Petrominerales Ltd. é uma companhia internacional de petróleo e gás que opera na América Latina desde 2002. Hoje, a Petrominerales é a companhia de exploração mais ativa e a quarta maior produtora de petróleo da Colômbia. Nossa base terrestre de alta qualidade e carteira multianual de oportunidades de exploração apresenta um potencial de crescimento de longo prazo por muitos e muitos anos.
Advertência com relação às Declarações Prospectivas
Este comunicado para a imprensa contém declarações prospectivas. São consideradas prospectivas todas as declarações que não são declarações de fatos históricos e que tratam de atividades, eventos ou acontecimentos que a companhia acredita, prevê ou imagina que ocorrerão ou poderão ocorrer no futuro (inclusive, sem limitação, declarações sobre estimativas e/ou suposições relativas à produção, receitas, fluxo de caixa e custos, estimativas de reservas e recursos, potencial de recursos e reservas e os planos e objetivos de exploração e desenvolvimento da Companhia). Essas declarações prospectivas refletem as expectativas ou crenças atuais da Companhia com base nas informações que ela tem atualmente disponíveis. As declarações prospectivas estão sujeitas a vários riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais da companhia sejam substancialmente diferentes dos discutidos nas declarações prospectivas, e mesmo que os ditos resultados se concretizem totalmente ou substancialmente, não pode haver qualquer garantia de que eles terão as consequências ou efeitos esperados sobre a Companhia. Os fatores que podem fazer com que os resultados ou eventos reais sejam substancialmente diferentes das expectativas atuais incluem, entre outros: incerteza das estimativas de capital e custos operacionais, estimativas de produção e retorno econômico estimado; possibilidade de que as circunstâncias reais sejam diferentes das estimativas e das suposições; fracasso em estabelecer estimativas de recursos ou reservas; flutuações nos preços do petróleo e taxas de câmbio; inflação; mudanças nos mercados acionários; acontecimentos políticos na Colômbia, Guatemala ou Peru; alterações dos regulamentos que afetam as atividades da Companhia; incertezas quanto à disponibilidade e custos de financiamento necessários no futuro; incerteza na interpretação dos resultados de sondagem e outros dados geológicos; além de outros riscos divulgados sob o título "Fatores de Risco" e em outras partes do documento de informações anuais da Companhia datado de 14 de março de 2012 e apresentado à SEDAR em www.sedar.com. Qualquer declaração prospectiva refere-se somente à data em que é feita e, exceto se for exigido pela legislação aplicável sobre valores mobiliários, a Companhia se isenta de qualquer intenção ou obrigação de atualizar qualquer declaração prospectiva, seja como resultado de novas informações, eventos ou resultados futuros ou de outra forma. Embora a Companhia acredite que as suposições inerentes às declarações prospectivas sejam razoáveis, as declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e, consequentemente, não se recomenda confiar indevidamente em tais declarações, devido à incerteza que lhes é inerente.
Para obter mais informações:
Christopher (Chris) LeGallais
Vice-Presidente Sênior de Relações com Investidores
+1 (647) 295-3700
Carolina Escobar V
Gerente Corporativa de Relações com Investidores
+57 (1) 628-3970
(PRE.)
FONTE Pacific Rubiales Energy Corp
FONTE Pacific Rubiales Energy Corp
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article