DUBAI, Emirados Árabes Unidos, 28 de outubro de 2015 /PRNewswire/ -- Os EAU declararam que é uma responsabilidade global proteger a história e herança do Oriente Médio, levando em consideração as contribuições valiosas da região ao progresso da humanidade.
Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20151028/281454
Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20151028/281455
Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20151028/281456
Ao declarar que os sítios arqueológicos não são apenas estruturas de pedra, Mohammed Abdullah Al Gergawi, vice-presidente do Conselho de Administração e diretor administrativo da Dubai Museum of The Future Foundation (Fundação Museu do Futuro de Dubai), descreveu os marcos de herança na região como peças cruciais no grande legado de conquistas humanas.
Al Gergawi declarou isso enquanto a Dubai Museum of the Future Foundation anunciou a parceria global com a UNESCO e o Institute for Digital Archaeology (IDA - Instituto de Arqueologia Digital) com sede no Reino Unido, uma joint venture entre a Universidade de Harvard e a Universidade de Oxford, para documentar os sítios arqueológicos na região usando tecnologia de imagem tri-dimensional para reconstruí-los por meio de impressão em 3D no caso de riscos em potencial.
"É importante preservar os sítios de herança visto que eles servem como fonte de inspiração para inovadores e pioneiros edificarem o futuro. O que estamos fazendo hoje é parte de nossos esforços para retribuir à história de nossa região e construir com base nas conquistas de nosso rico passado", afirmou Al Gergawi.
Na ocasião, Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, declarou: "Os extremistas querem impor uma visão diferente sobre o mundo. Eles querem nos dizer que não há lembranças, que não há cultura, que não há herança. Nós damos as mãos à Fundação Museu do Futuro de Dubai ao participarmos dos esforços em opor a visão do futuro dos extremistas e ajudar a transmitir a história a gerações futuras."
Dr. Roger Michel, diretor-executivo do Instituto de Arqueologia Digital, declarou: "Com o generoso apoio da Fundação Museu do Futuro de Dubai, o Instituto de Arqueologia Digital vai redobrar seus esforços para restaurar a paisagem do Oriente Médio e os grandes símbolos de nossa herança cultural compartilhada que foi destruída ou desfigurada. Estes símbolos — a arquitetura e os objetos do mundo antigo — falam poderosamente do que une o Oriente e o Ocidente. Os EAU são um grande amigo dessa obra importante."
Saif Al-Aleeli, CEO da Fundação Museu do Futuro de Dubai, disse que a parceria global é a primeira de uma série de iniciativas nos próximos dias. Ele acrescentou que a parceria vem como parte da visão estratégica da Fundação Museu do Futuro de Dubai para edificar uma cooperação de longo prazo com instituições acadêmicas e científicas, além de centros de pesquisa em todas as áreas.
O projeto global da Fundação Museu do Futuro de Dubai vai documentar os monumentos de herança da região ao tirar um milhão de imagens digitais desses sítios usando tecnologia de imagem tri-dimensional até o final do ano de 2015.
Contato: Saif Al Aleeli; [email protected]; +971-(0)-4-330-4433
FONTE Dubai Museum of the Future Foundation
Share this article