É dada a largada para a quinta edição da Shell Eco Maratona Américas™ 2011 com a inclusão de veículos elétricos plug-in
Estão abertas as inscrições para o Desafio Estudantil de Design, para descobrir quem consegue percorrer a maior distância utilizando a menor quantidade de energia
HOUSTON, 7 de outubro /PRNewswire/ -- Pelo quinto ano consecutivo, estudantes de escolas de ensino médio, técnicas e universidades de toda a América do Norte e do Sul estão projetando e testando os veículos com os quais competirão no maior desafio de eficiência energética. O objetivo deles? Descobrir quem consegue percorrer a maior distância utilizando a menor quantidade de energia na Shell Eco Maratona Américas™ 2011, que acontece entre 14 e 17 de abril de 2011, nas ruas do centro de Houston. Para manter o caráter desafiador e relevante da Shell Eco Maratona no que diz respeito às atuais tendências dos mercados automotivo e de energia, as categorias foram expandidas e agora incluem veículos elétricos plug-in.
"Há mais de 25 anos, a Shell Eco Maratona desafia estudantes de todo o mundo a projetar e construir veículos energeticamente eficientes, com o objetivo final de revelar qual equipe consegue chegar mais longe", afirmou Mark Singer, Gerente de Projetos Globais. "Com as inscrições abertas para a quinta edição da Shell Eco Maratona Américas, a empresa tem o prazer de abrir a competição para veículos elétricos plug-in, para ver como as equipes de estudantes continuarão a ultrapassar as fronteiras da eficiência energética."
Duas equipes – uma universitária e outra de ensino médio – já se inscreveram para competir na categoria de veículos elétricos plug-in. "Temos disputado várias competições ao longo dos últimos anos", explicou Michael Golub, líder da equipe de estudantes da Universidade de Alaska Fairbanks, em Fairbanks, no Alasca. "Achamos que a ampliação da competição este ano pela Shell Eco Maratona Américas, para incluir uma categoria para carros elétricos plug-in, chega bem na hora em que o nosso conhecimento e experiência na concepção de veículos movidos a baterias estão realmente começando a decolar."
Travis Wood, líder da Electrified Chargers, equipe dos estudantes da Pike Central High School, em Petersburg, Indiana, afirmou: "A nossa equipe é completamente apaixonada por vários tipos de combustíveis e não vê a hora de descobrir novas soluções que ajudem a fazer frente ao desafio energético da atualidade. Estamos bastante empolgados em participar da Shell Eco Maratona Américas 2011, para a qual estamos construindo um veículo elétrico plug-in. Nós nos inscrevemos na categoria de veículos elétricos plug-in por causa do fascínio que a nossa equipe tem pela eletricidade, e não vemos a hora de saber qual será a distância que o nosso veículo conseguirá percorrer nas pistas em abril."
Assim como no ano passado, as equipes de estudantes são incentivadas a participar de uma ou de ambas as categorias principais da competição: "Protótipo" e "Conceito Urbano". A categoria "Protótipo" convida os estudantes a inscreverem modelos futuristas – veículos que demonstrem máxima eficiência de combustível por meio de elementos de design inovadores, como na parte de aerodinâmica. Já a categoria "Conceito Urbano", criada na edição de 2009 da maratona, apresenta veículos energeticamente eficientes que se aproximam mais da "realidade das estradas". Com o objetivo de atender às necessidades reais dos motoristas, esses veículos são mais parecidos com os carros que apresentam um consumo de combustível mais eficiente e que circulam nas ruas hoje em dia. Nas duas categorias, as equipes podem usar qualquer tipo de fonte de energia convencional disponível - inclusive combustíveis, como diesel e gasolina - bem como fontes alternativas, como hidrogênio, biomassa, energia solar e, agora, energia elétrica do tipo plug-in.
Este ano, veículos elétricos plug-in podem ser inscritos na categoria Mobilidade Elétrica, ao lado de veículos movidos a célula de combustível de hidrogênio e energia solar. Para concorrer, o veículo deve ser totalmente elétrico, movido a baterias de lítio ou outro tipo similar, não sendo permitidas, portanto, baterias de chumbo-ácido.
As inscrições para a Shell Eco Maratona Américas 2011 já estão abertas. Qualquer equipe interessada está convidada a se inscrever para exibir todo o talento na maratona do ano que vem. Para obter mais informações sobre os outros eventos de 2011 em todo o mundo, inclusive as regras oficiais, instruções para inscrição e detalhes sobre os prêmios, visite o site da Shell Eco Maratona: www.shell.com/ecomarathon.
A Shell Eco Maratona começou em 1939, no laboratório de pesquisas da Shell, nos Estados Unidos, como uma aposta amistosa entre os cientistas, para ver quem tinha o veículo que percorria a maior distância com o menor gasto de combustível. O vencedor daquela competição alcançou com dificuldade 50 milhas por galão (21 km/l) e, a partir dessa origem humilde, começou uma competição de forma mais organizada. Em 1985, na França, deu-se início à Shell Eco Maratona, na forma como é conhecida hoje. Em abril de 2007, foi lançado nos Estados Unidos o evento Shell Eco Maratona Américas, e, em 2010, a edição inaugural da Shell Eco Maratona Ásia foi realizada na Malásia.
A lista completa de eventos da Shell Eco Maratona 2011 inclui:
- 5ª Edição da Shell Eco Maratona Américas: de 14 a 17 de abril de 2011, em uma pista de rua ao redor do Discovery Green, em Houston, Texas
- 28ª Edição da Shell Eco Maratona Europa: de 26 a 28 de maio de 2011, na pista EuroSpeedway Lausitz, na Alemanha
- 2ª Edição da Shell Eco Maratona Ásia: de 6 a 9 de julho de 2011, no Circuito Internacional de Sepang, em Kuala Lumpur, na Malásia
A Shell Oil Company, incluindo as suas empresas consolidadas e suas participações em sociedades por ações, é uma das maiores produtoras de petróleo e gás natural da América, além de comercializar gás natural e gasolina e de fabricar produtos petroquímicos. Como líder na produção de petróleo e gás nas águas profundas do Golfo do México, a Shell é reconhecida como sendo uma das pioneiras no desenvolvimento de tecnologia para a exploração e produção de gás e petróleo. A Shell Oil Company é uma sociedade coligada do Grupo Shell, um grupo global de empresas de energia e petroquímicas que emprega cerca de 112 mil pessoas e atua em mais de 130 países e territórios.
Termo de isenção de responsabilidade
As empresas nas quais a Royal Dutch Shell plc possui, direta e indiretamente, investimentos são entidades independentes. Neste comunicado à imprensa, algumas vezes, os termos "Shell", "grupo Shell" e "Royal Dutch Shell" são utilizados por conveniência, quando são feitas referências à Royal Dutch Shell plc e suas subsidiárias em geral. Da mesma forma, os termos "nós" e "nosso" também são utilizados para se referir a subsidiárias em geral ou a entidades que trabalhem para elas. Estas expressões também são usadas quando a identificação de uma determinada empresa ou empresas não atende a nenhum propósito útil. "Subsidiárias", "subsidiárias da Shell" e "empresas da Shell", conforme utilizadas neste comunicado à imprensa, referem-se a empresas que a Royal Dutch Shell controla, direta ou indiretamente, seja por possuir a maioria dos direitos a votos, seja pelo direito de exercer uma influência controladora. As empresas sobre as quais a Shell possui influência significativa, mas não controla, são referidas como sendo "empresas associadas" ou "associadas", e as empresas sobre as quais a Shell possui o controle conjunto são referidas como sendo "entidades controladas em conjunto". Neste comunicado à imprensa, as associadas e as entidades controladas em conjunto também são referidas como sendo "investimentos contabilizados pelo método da equivalência patrimonial". A expressão "participações da Shell" é utilizada por conveniência, para indicar a participação direta e/ou indireta (por exemplo, por intermédio da nossa participação de 34% na Woodside Petroleum Ltd.) da Shell em um empreendimento, sociedade ou empresa, após a exclusão de todas as participações de terceiros.
Este comunicado à imprensa contém declarações sobre eventos futuros relativas à condição financeira, resultados operacionais e negócios da Royal Dutch Shell. Todas as declarações diferentes das baseadas em fatos históricos são, ou podem ser consideradas como sendo, declarações sobre eventos futuros. Declarações sobre eventos futuros são declarações de expectativas futuras baseadas nas expectativas e suposições atuais da administração e envolvem riscos e incertezas conhecidas e desconhecidas que poderiam fazer com que os efetivos resultados, desempenho ou eventos diferissem materialmente daqueles expressos ou implícitos nestas declarações. As declarações sobre eventos futuros incluem, entre outras coisas, declarações relativas ao potencial de exposição da Royal Dutch Shell a riscos de mercado e declarações que expressem as expectativas, crenças, estimativas, previsões, projeções e suposições da administração. Estas declarações sobre eventos futuros são identificadas pelo uso de termos e frases, como "prevê", "acredita", "'poderia", "estimativa"', "espera", "pretende", "poderá", "plano", "objetivos", "panorama", "provavelmente", "projeto", "irá", "buscar", "objetivo", "riscos", "metas", "deverá" e termos e frases semelhantes. Há uma série de fatores que poderiam afetar as operações futuras da Royal Dutch Shell e poderiam fazer com que os resultados diferissem materialmente daqueles expressos nas declarações sobre eventos futuros incluídas neste comunicado à imprensa, inclusive (sem limitação): (a) flutuações dos preços do petróleo bruto e gás natural; (b) mudanças na demanda por produtos do Grupo; (c) flutuações cambiais; (d) resultados de produção e de perfuração; (e) estimativas de reservas; (f) perda na participação de mercado e concorrência setorial; (g) riscos ambientais e físicos; (h) riscos associados à identificação do potencial de boas aquisições de propriedades e metas, e a negociação e conclusão bem-sucedidas de tais transações; (i) risco de fazer negócios em países em desenvolvimento e em países sujeitos a sanções internacionais; (j) eventos legislativos, fiscais e regulamentares, inclusive litígios em potencial e efeitos regulatórios decorrentes da recategorização de reservas; (k) condições econômicas e financeiras em vários países e regiões; (l) riscos políticos, inclusive riscos de expropriação e renegociação dos termos dos contratos com entidades governamentais, atrasos ou adiantamentos na aprovação de projetos e atrasos no reembolso de custos compartilhados; e (m) mudanças nas condições de negociação. Todas as declarações sobre eventos futuros contidas neste comunicado à imprensa são expressamente qualificadas em sua totalidade pelas declarações cautelares contidas ou mencionadas nesta seção. Os leitores não devem depositar confiança indevida em declarações sobre eventos futuros. Outros fatores que podem afetar os resultados futuros estão contidos no formulário 20-F da Royal Dutch Shell para o exercício encerrado em 31 de dezembro de 2008 (disponível em www.shell.com/investor e www.sec.gov). Esses fatores também devem ser avaliados pelo leitor. Cada declaração sobre eventos futuros diz respeito apenas à data deste comunicado à imprensa, 7 de outubro de 2010. Nem a Royal Dutch Shell nem qualquer uma das suas subsidiárias assume qualquer obrigação de atualizar ou revisar publicamente qualquer declaração sobre eventos futuros como resultado de novas informações, eventos futuros ou outras informações. À luz destes riscos, os resultados podem diferir materialmente dos declarados, implícitos ou inferidos a partir das declarações sobre eventos futuros contidas neste comunicado à imprensa.
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos da América (SEC) autoriza as empresas de petróleo e gás, em seus relatórios arquivados junto à SEC, a divulgarem apenas as reservas provadas que uma empresa tenha comprovado por produção ou por testes de formação conclusivos que sejam econômica e legalmente viáveis nas condições econômicas e de funcionamento. Utilizamos alguns termos neste comunicado à imprensa que as orientações da SEC proíbem-nos de incluir nos arquivamentos junto à SEC. Recomenda-se que os investidores dos EUA avaliem atentamente a divulgação no nosso Formulário 20-F, Arquivo no. 1-32575, disponível no site da SEC www.sec.gov. Estes formulários da SEC também podem ser obtidos pelo telefone 1-800-SEC-0330.
FONTE Shell Oil Company
FONTE Shell Oil Company
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article