Dubai: no Mapa Cultural
DUBAI, Emirados Árabes Unidos, 2 de novembro de 2011 /PRNewswire/ -- Não é sempre que um e-mail leva um homem a lágrimas de felicidade. Mas também não são muitos os jovens designers que ouvem que o Museu Victoria & Albert quer adicionar sapatos de seu desfile de estréia à sua coleção permanente. Foi como o sultão dos Emirados Árabes Unidos, Al Darmaki, este ano se tornou o primeiro design contemporâneo do Oriente Médio a ter obras exibidas em uma das maiores coleções de arte decorativa do mundo.
É um grande passo para o talentoso Al Darmaki. Mas também destaca a crescente influência internacional de artistas e designers do Oriente Médio, mostrando que esta região já não está mais na periferia do mundo artístico.
Em nenhum lugar esta mudança é mais evidente d que na Art Dubai. A feira anual de arte pode ter apenas quatro anos, mas já é uma data importante no calendário global, atraindo colecionadores e galerias de mais de 30 países. O Museu de Arte do Condado de Los Angeles (Los Angeles County Museum), usou a feira, este ano, para lançar seu departamento de arte contemporânea do Oriente Médio e norte da África.
Em breve, os grandes museus estarão permanentes presentes, deixando de ser mais do que apenas visitantes regulares e bem-vindos. O Louvre Abu Dhabi que abrigará pinturas de Manet, Ingres e Mondrian, assim como memoráveis peças de arte da região, está programado para ser lançado dentro dos próximos anos.
A renascença cultural da região também está atraindo o interesse do Oriente. Pela primeira vez em seus 25 anos de história, a Semana de Designers de Tóquio deste ano apresentará contribuições do Oriente Médio. Isto inclui 'Futuros de Dubai: O Emergente Cenário de Arte dos Emirados', patrocinado pela Brownbook, criação de Ahmed e Rashid bin Shabib.
Não são apenas galerias e museus que estão pulsando com atividades culturais. Em outubro, o Festival de Design de Interiores internacional foi realizado em Dubai, que por sua vez recebeu elogios devido ao seu papel em destacar os talentos emergentes da região. O Festival de Literatura da Emirates Airline atraiu grandes nomes e público como nunca. O festival deste ano, realizado em março, teve 100 autores representando 26 nacionalidades, incluindo escritores globalmente aclamados como Margaret Atwood e Michael Palin.
Enquanto as instituições e festivais da região estão apresentando arte, design e literatura de todo o mundo, alguma coisa a mais está acontecendo em Dubai. Na poeirenta zona industrial de Al Quoz, um bairro artístico está rapidamente tomando formato. Como as fábricas e lofts dos bairros do Soho e Meatpacking de Nova York, Al Quoz está sendo tomado por jovens artistas empreendedores que se 'refugiam' nas várias galerias e workshops que continuam a abrir.
Al Quoz pode ainda não figurar em muitos itinerários turísticos, mas não permanecerá um segredo por muito tempo. Quando até mesmo os armazéns de Dubai estão explodindo com empreendimentos artísticos, fica claro que esta é uma cidade que está, sem dúvida alguma, se colocando no mapa cultural.
Para o artigo completo e outros similares, favor visitar: http://www.vision.ae/
FONTE Falcon and Associates FZ-LLC
FONTE Falcon and Associates FZ-LLC
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article