Desenvolvimento sustentável e empresas sociais
MILÃO, 12 de outubro de 2015 /PRNewswire/ -- Hoje, na Expo Milano 2015, ocorreu a mesa redonda intitulada "Desenvolvimento sustentável e empresas sociais". O evento foi dedicado a uma das iniciativas mais significativas da responsabilidade social corporativa do grupo: o projeto "Empresas Sociais Ferrero".
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20151009/275686LOGO )
Entre os participantes do evento estão: Carlo Calenda, vice-ministro de Desenvolvimento Econômico; Benedetto Della Vedova, secretário de Estado, Ministério de Relações Exteriores; Giuseppe Sala, comissário da Expo 2015 e diretor geral da Expo 2015 S.p.A; Stefano Zamagni, economista; Inder Chopra, secretário geral da Empresa Social Ferrero na Índia; e Paolo Dieci, diretor do CISP (Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos). Os trabalhos foram apresentados pelo embaixador Francesco Paolo Fulci, presidente da Ferrero SpA (Itália).
Muito desejadas por Michele Ferrero, as Empresas Sociais Ferrero já estão presentes na Ásia e na África: na Índia, por meio de uma fábrica que também exporta para outros países da região; na África, por meio de instalações na África do Sul e em Camarões, que também exportam para países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), da Comunidade Econômica e Monetária da África Central (Communauté Economique et Monétairede l'Afrique Centrale - CEMAC) e para a Nigéria.
Algumas estruturas utilizadas nas instalações da Ferrero na Expo Milano 2015 serão reutilizadas em dois países africanos; assim, a empresa continuará criando valor mesmo após a exposição universal. Elas serão remontadas e se tornarão salas de aula para crianças de famílias refugiadas, na fronteira entre Camarões e a África Central, e uma enfermaria pediátrica que ficará à disposição de comunidades locais sul-africanas.
As Empresas Sociais Ferrero são negócios próprios; portanto, seu objetivo é alcançar resultados positivos e obter lucro. No entanto, possuem um modo de operação "social", pois procuram criar empregos em áreas mais carentes de países emergentes e combater as consequências sérias do desemprego. Além disso, realizam projetos sociais e humanitários, cujo objetivo é proteger a saúde e o desenvolvimento social e educacional de crianças. Esses projetos são criados e implementados em colaboração com a Fundação Ferrero e as autoridades públicas locais.
Em 2014, conforme indicado no 6o relatório de RSC, as Empresas Sociais Ferrero deram emprego a 3.539 colaboradores (232 em Camarões, 386 na África do Sul e 2.921 na Índia), o que corresponde a 10,34% do total de funcionários do grupo.
O trabalho das Empresas Sociais Ferrero é um exemplo de como o setor privado pode desempenhar um papel importante no apoio a padrões de desenvolvimento sustentável em países emergentes, em conformidade com a proteção ambiental e com respeito aos direitos humanos.
FONTE The Ferrero Group
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article