Curta sobre "trabalho especulativo" gratuito viraliza e provoca debate mundial
TORONTO, 16 de novembro de 2015 /PRNewswire/ -- Uma semana atrás, um filme de dois minutos chamado " Say no to spec" ("Diga não ao especulativo") foi lançado e se tornou uma sensação viral. O filme questiona a prática comum da indústria da publicidade de criar trabalho "criativo especulativo" gratuito para ganhar clientes no processo da concorrência ou de "novos negócios". O filme amealhou mais de 1,5 milhão de visualizações e gerou debate sobre o valor de oferecer trabalho gratuito a clientes prospectivos.
https://www.youtube.com/watch?v=essNmNOrQto&feature=youtu.be
O vídeo ainda atingiu um ponto sensível para pessoas de fora da publicidade. Freelances, contratantes, fotógrafos, jornalistas e uma miríade de outros profissionais se juntaram à causa, usando a hashtag do vídeo, #SayNoToSpec.
O vídeo apresenta lojistas e profissionais reais, a quem se pede "trabalho especulativo". Suas reações hilárias ilustram o absurdo de trabalhar de graça. Ele foi originalmente criado para o concurso Agência do Ano da Strategy Magazine, no Canadá.
Além de dar uma estocada com humor na prática, Zak Mroueh, o fundador da Zulu Alpha Kilo e o diretor do filme, foi citado por dizer: "Há uma maneira muito melhor para escolher um parceiro para a agência. Trabalho especulativo é um processo antiquado que data da era dos Mad Men. É uma engrenagem na cada vez mais burocrática máquina de contratação".
Mroueh conclama as pessoas a comentarem usando a hashtag #SayNoToSpec e seguirem para http://www.zulualphakilo.com/saynotospec, para participar do debate. No espaço de 24 horas, ele reagiu com uma peça de liderança de pensamento que explica ainda mais por que trabalho especulativo é, no final, caro tanto para os clientes como para as agências.
https://medium.com/@zakmroueh/time-for-us-all-to-ditch-spec-creative-pitches-5128dea51d2a
Alguns fatos interessantes:
- 2o. vídeo mais popular no YouTube Canadá na semana passada
- 3o. conteúdo mais compartilhado na internet num período de 24 horas
- Mais um milhão de visualizações em quatro dias
- História mais importante do dia no Pinterest
Sobre a Zulu Alpha Kilo:
A Zulu Alpha Kilo tem sede em Toronto, Ontário. Fundada em 2008 pelo mundialmente renomado diretor criativo, Zak Mroueh, a agência possui uma equipe de tempo integral de 75 pessoas. Os clientes incluem a Audi Canada, Bell Canada, Cineplex Entertainment, Interac Association, Labatt Breweries, ParticipACTION, Aequitas Innovations e Workopolis. Todos na empresa pertencem a um grupo criativo de toda a empresa e ideação colaborativa e de espírito livre é um dos princípios centrais da agência.
Zak Mroueh, Zulu Alpha Kilo Inc., fundador & diretor executivo, 416-777-ZULU (9858), [email protected]
FONTE Zulu Alpha Kilo Inc.
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article