Content Marketing tem um futuro promissor na América Latina, aponta Genwords
A Genwords realizou o primeiro estudo sobre Content Marketing em países latinos, descobrindo as potencialidades e oportunidades no setor
SÃO PAULO, 19 de outubro de 2015 /PRNewswire/ -- Os estudos sobre Marketing de Conteúdo limitavam-se ao mercado americano. Tendo em vista essa polarização, a Genwords resolveu aplicar o primeiro estudo dessa ferramenta na América Latina e Espanha, durante seis meses em entrevistas com executivos de grandes companhias e agências como Bayer, BBVA, Bridgestone, Colgate, Converse, Claro, Herbalife, Kellogg's, KFC, L'Occitane, LG e Telefônica.
Identificou-se que cerca de 36% das companhias entrevistadas pertencem ao segmento de publicidade, comunicação e marketing, e 41% encaixam-se em ramos como bens de consumo e varejo.
Segundo descreve Emanuel Olivier Peralta, fundador e CEO da Genwords, o termo "Content Marketing" foi inventado no fim dos anos 90 por John F. Oppedahl, e se refere a uma estratégia para atrair clientes através da criação de conteúdo por brand awareness, o que desenvolve uma relação de confiança com o público da marca através de conteúdo de relevância. Apesar de 98% das empresas participantes usarem o marketing de conteúdo, somente 33% afirmam documentá-lo. Porém, 57% acreditam que as estratégias de Marketing de Conteúdo influenciam bastante em suas ações de marketing.
O estudo também revela que a maioria (56%) utiliza as redes sociais como canal para distribuir conteúdo sem pagar taxas de uso; as tradicionais newsletters e os blogs são vistos como os métodos mais confiáveis. Das redes sociais, as preferidas são Facebook, Twitter e Youtube, atualizadas diariamente por 55% das empresas.
Os meios mais utilizados para compartilhar ou promover conteúdo são os SEM (Search Engine Marketing) e os banners online, enquanto o post patrocinado é o método considerado mais efetivo.
Para aplicar corretamente a estratégia é preciso conhecer a fundo o público e, a partir disso, planejar e executar, como expõe Julián Sánchez, da DigitasLBi: "É preciso estudar se vale a pena ou não. Trabalhar de maneira estratégica para gerar conteúdo de qualidade e não gerá-los porque sim".
O maior desafio encontrado por estas empresas é a produção de conteúdo e a criação de peças que gerem engagement no seu público. Apesar de se apoiarem nas agências especializadas para criação, as empresas ainda precisam otimizar essa relação. Contudo, o Marketing de Conteúdo seguirá como ferramenta-chave para o futuro, como afirma Eduardo da WSI: "Daqui cinco anos, vejo o Marketing de Conteúdo como uma peça fundamental para que as empresas possam obter êxito na comunicação com seu público-alvo".
A Genwords ajuda as empresas a gerir processos de Content Marketing em uma única plataforma. Com foco na gestão de equipes internas e externas de social media e marketing, o software permite otimizar a planificação, criação, publicação, distribuição e medição do conteúdo.
Para mais informações, faça o download do estudo aqui, ou contate diretamente o escritório no Brasil: Av. das Nações Unidas, 123899, 14º andar – CEP 04578-000, São Paulo. Telefone: (+55) 11 5111 8274, ou na Argentina: Av. Velez Sarsfield, 3º andar – CEP X500JJS, Córdoba. Telefone: (+54) 9351 5596 888, ou então, visite-nos no site www.genwords.com.
FONTE Genwords
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article