Conexões LTE na Ásia-Pacífico deverão ultrapassar 120 milhões até 2015
A China será responsável por quase metade de todas as conexões LTE
HONG KONG, 15 de novembro de 2010 /PRNewswire/ -- O número de conexões LTE na Ásia-Pacífico ultrapassará 120 milhões em 2015, de acordo com novos dados divulgados hoje pela Wireless Intelligence. Este crescimento agressivo será liderado pela China, esperando-se que o país seja responsável por quase metade (57,9 milhões) do total de conexões LTE na Ásia-Pacífico durante esse período. Os grandes países asiáticos estão impulsionando atualmente a captação de banda-larga móvel HSPA e LTE para aumentar a produtividade, melhorar o PIB e construir economias baseadas em informação mais eficientes.
Atrás da China, os três maiores mercados LTE na região da Ásia-Pacífico em 2015 serão: O Japão, com 26,5 milhões de conexões, a Indonésia, com 13,1 milhões de conexões, e a Coreia do Sul com 9,8 milhões de conexões.
Um crescimento significativo também é previsto em outros importantes países da Ásia-Pacífico, incluindo Austrália, Malásia, Filipinas e Taiwan, à medida que as operadoras móveis e os fornecedores abraçam a capacidade adicional e aumentam o rendimento para a próxima geração de serviços de banda larga móvel que a LTE oferece. O acesso à alta velocidade de Banda Larga Móvel com LTE irá facilitar uma ampla variedade de benefícios sócio-econômicos na Ásia-Pacífico, que irá capacitar a educação, melhorar os serviços de saúde, aumentar o comércio e impulsionar a inovação. Criticamente, o estabelecimento de conectividade de banda larga generalizada em toda a região irá sustentar o desenvolvimento econômico através do aumento dos níveis de produtividade.
"A tecnologia LTE continua a desfrutar de um forte crescimento na região Ásia-Pacífico com claras intenções da NTT DoCoMo e CSL em lançar redes LTE comerciais este ano," afirmou Michael O'Hara, Diretor Geral de Marketing da GSMA. "Mais 36 redes LTE estão sendo planejadas na Ásia-Pacífico. Este forte impulso é o reflexo do aumento sustentado da procura dos consumidores por dados, a ausência de infraestrutura de telefonia fixa em muitas partes da região e a necessidade de oferecer a capacidade de rede necessária para possibilitar serviços móveis de geração futura."
"A introdução da LTE de alta velocidade vai aumentar a demanda por internet móvel e Banda Larga móvel na região Ásia-Pacífico. Entre os muitos cenários possíveis de adoção, o anúncio de um espectro de dividendo digital irá desempenhar um papel importante na conexão dos consumidores a estas novas redes," disse Joss Gillet, analista sênior da Wireless Intelligence.
O progresso significativo feito pela GSMA e os seus membros para habilitar a funcionalidade de voz nas redes LTE também está fazendo com que a LTE ganhe força na região Ásia-Pacífico. A iniciativa VoLTE da GSMA, que é focada no desenvolvimento de uma solução única e comum para a prestação de voice over LTE, agora tem mais de 80 participantes da comunidade de operadoras e provedoras de telefonia móvel do mundo. A GSMA, juntamente com a ZTE e a CSL, estará apresentando este progresso no Congresso Ásia de Telefonia Móvel esta semana, oferecendo uma demonstração da cliente VoLTE em ação através de um teste de rede LTE.
"Como uma pioneira na implementação de tecnologia LTE/DC-HSPA+, a CSL apoia inteiramente a iniciativa VoLTE da GSMA, disse Joseph O' Konek, CEO da CSL Limited. "Nós testamos com sucesso a VoLTE em nossa rede e estamos prontos para nos unir às nossas operadores parceiras do mundo inteiro em uma implementação de voz que é usada pela indústria como um todo, porque isto acabará por beneficiar os clientes, dando-lhes acesso a uma enorme variedade de dispositivos que funcionarão em qualquer rede."
As grandes operadoras da China, inclusive a China Mobile e a China Unicom, estão apoiando a LTE. Após sua recente aplicação de rede teste na Exposição Mundial de Xangai, a China Mobile vai iniciar a construção de redes-piloto TD LTE para testar a tecnologia nas principais cidades chinesas no próximo ano. O ecossistema de suporte para a tecnologia TD LTE continua a crescer globalmente, levando as economias de escala para outras operadoras. A tecnologia TD LTE está para ser implantada na Índia e também está atraindo a atenção das operadoras de WiMAX nos EUA que estão cogitando a migração LTE no futuro. A China Unicom deverá concluir os testes LTE no ano que vem, e a China Telecom também deverá lançar a LTE no futuro.
Os países que devem impulsionar o mercado LTE da Ásia-Pacífico têm atualmente uma forte base HSPA e HSPA+ instaladas de onde migrar. Segundo as últimas estatísticas da Wireless Intelligence, há 120 milhões de conexões HSPA na região Ásia-Pacífico. A HSPA atingiu 90% de crescimento na Ásia-Pacífico nos últimos 12 meses. No mesmo período, o total de conexões móveis na região cresceu apenas 23%, demonstrando o momentum que a HSPA está construindo. Os maiores mercados HSPA da Ásia-Pacífico atualmente incluem a Coreia do Sul com 30 milhões de conexões, o Japão com 28 milhões, a Austrália com 13 milhões e a China com 10 milhões.
Uma vez que tanto a LTE como a HSPA são membros da família GSM de tecnologias, todas as operadoras móveis utilizando HSPA irão se beneficiar de uma via clara de upgrade para a LTE. Ambas as tecnologias também se beneficiam com o ecossistema global GSM, que atualmente suporta mais de 350 milhões de conexões HSPA globalmente, reduz os custos de equipamentos e dispositivos, elevando simultaneamente a escolha do consumidor.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses da indústria mundial de comunicações móveis. Abrangendo 219 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de telefonia móvel do mundo, bem como mais de 200 companhias no mais amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de aparelhos telefônicos, empresas de software, fornecedores de equipamentos, companhias de Internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA está focada em inovação, incubação e criação de novas oportunidades para seus membros, tudo com o objetivo final de gerar o crescimento da indústria de comunicações móveis.
Sobre a Wireless Intelligence
A Wireless Intelligence é a fonte definitiva de dados, análise e previsões das operadoras de telefonia móvel. Reconhecida por uma base de clientes de mais de 700 operadoras de telefonia móvel do mundo, fornecedores de dispositivos, fabricantes de equipamentos e principais empresas financeiras e de consultoria, o conjunto de dados é o mais referenciado na indústria. Com mais de 5 milhões de pontos de dados individuais - atualizados diariamente - o serviço fornece cobertura do desempenho de todas as 940 operadoras e 640 MVNOs em 2.200 redes, 55 grupos e 225 países no mundo inteiro.
Para obter mais informações, por favor, visite o Mobile World Live, o novo portal online da indústria de comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com ou o website corporativo da GSMA em www.gsmworld.com.
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article