Começa a Semana Mundial da Água em Estocolmo: a água pode ser a força unificadora para o cumprimento das Metas de Desenvolvimento Sustentável
Líderes e especialistas dos setores de água, clima e desenvolvimento se reuniram em Estocolmo para discutir como a água pode contribuir para o cumprimento das Metas de Desenvolvimento Sustentável.
ESTOCOLMO, 29 de agosto de 2016 /PRNewswire/ -- Reunidas em torno do tema Água para o Crescimento Sustentável, cerca de 3.00 pessoas de mais de 230 países estão em Estocolmo esta semana para a 26ª Semana Mundial da Água, evento anual. A crise hídrica é considerada um dos principais riscos mundiais para os próximos anos pelo Fórum Econômico Mundial, e uma população mundial em rápido crescimento significa uma pressão sobre os escassos recursos hídricos. Por isso, encontrar soluções para os muitos e complexos desafios relacionados à água está se tornando uma tarefa cada vez mais urgente para os pesquisadores, responsáveis por elaborar políticas, representantes da sociedade civil e do setor privado reunidos em Estocolmo.
Torgny Holmgren, diretor executivo do SIWI (Instituto Nacional da Água, em Estocolmo), que organiza a Semana Mundial da Água, disse: "Sem o acesso confiável à água, quase nenhuma das Metas de Desenvolvimento Sustentável será atingida. Para cumpri-las, devemos garantir que a água seja tema de destaque em toda a Agenda 2030. Isso mostrará o poder da água como elemento aglutinador".
"A água conecta não só setores, mas também países, comunidades e diferentes atores. Ela pode ser uma força unificadora, permitindo o progresso tanto no que se refere à Agenda 2030 quanto para o Acordo de Paris sobre mudanças do clima", disse Holmgren.
Karin Wanngård, prefeita de Estocolmo, enfatizou o papel que as cidades precisam desempenhar para o cumprimento da agenda de desenvolvimento. "As cidades representam uma grande parcela do crescimento futuro. Nossa participação na busca por soluções sustentáveis é fundamental para o sucesso em âmbito internacional. E isso significa uma responsabilidade cada vez maior, uma responsabilidade moral com as gerações futuras."
A ministra das Relações Exteriores da Suécia, Margot Wallström, reforçou a mensagem de que a água é o elemento de conexão e que permitirá cumprir as Metas de Desenvolvimento Sustentável. "O cumprimento da Meta 6 da Agenda 2030 vai promover o avanço de várias outras metas, principalmente relacionadas a nutrição, saúde infantil, educação, igualdade de gêneros, cidades saudáveis e oceanos e ecossistemas hídricos saudáveis."
O secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OECD), Angel Gurría, disse que a água se tornou o tema principal nos debates internacionais. "A água ocupa agora o lugar que precisa ocupar nas prioridades internacionais", disse Gurría.
Para obter informações sobre a Semana Mundial da Água e o Instituto Internacional da Água em Estocolmo:
http://www.worldwaterweek.org e http://www.siwi.org
Contato para a imprensa: Rowena Barber, diretora de comunicação, Tel +46-8-1213-6039
FONTE Stockholm International Water Institute
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article