CGTN: Solidariedade prometida enquanto Xi recebe líderes estrangeiros na Universidade de Chengdu
PEQUIM, 29 de julho de 2023 /PRNewswire/-- A Universidade de Chengdu começou oficialmente na sexta-feira à noite na capital da província de Sichuan, sudoeste da China, conhecida como a cidade natal de pandas gigantes e uma das cidades chinesas mais vibrantes.
Antes da cerimônia de abertura da 31ª edição de verão da Jogos Mundiais Universitários da FISU, o presidente chinês Xi Jinping participou de uma série de reuniões presenciais de alto nível com líderes estrangeiros que estavam presentes na cerimônia ao longo dos últimos dias.
Por trás do rigoroso cronograma diplomático, Xi destacou a importância da solidariedade, cooperação e construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, três mensagens principais compartilhadas pelos líderes visitantes da Indonésia, Guiana, Geórgia, Mauritânia e Burundi.
Solidariedade
Em um brinde a um banquete de boas-vindas nomeio-dia de sexta-feira, Xi disse que os jogos, desde seu início, sempre foram "uma celebração da juventude, da solidariedade e da amizade".
"Devemos promover a solidariedade por meio dos esportes, construir energia positiva em toda a comunidade internacional, unir forças para enfrentar desafios globais como mudanças climáticas, crise alimentar e terrorismo e moldar um futuro melhor por meio da cooperação", enfatizou.
Solidariedade, unidade e união também foram temas importantes durante as reuniões separadas do presidente chinês com o presidente indonésio Joko Widodo, o presidente da Guiana Irfaan Ali, o primeiro-ministro georgiano Irakli Garibashvili, o presidente mauritano Mohamed Ould Cheikh Ghazouani e o presidente burundinês Evariste Ndayishimiye.
Durante a reunião com o líder burundinês, por exemplo, Xi enfatizou a importância da solidariedade entre a China e a África na salvaguarda dos interesses comuns dos países em desenvolvimento e da justiça e equidade internacional.
Cooperação
Durante as reuniões dos líderes, a China e os cinco países concordaram em promover a cooperação, como no comércio, infraestrutura e intercâmbios interpessoais.
Em uma reunião com Xi na quinta-feira, Widodo disse que a Indonésia está disposta a continuar a aprimorar a cooperação com a China em áreas como investimento, pesca marinha, segurança alimentar e saúde. Os líderes testemunharam a assinatura de documentos de cooperação bilateral após a reunião.
A China e a Geórgia emitirão uma declaração conjunta e anunciarão o estabelecimento de parceria estratégica durante a visita histórica de Garibashvili. Xi saudou as notáveis conquistas na cooperação em várias áreas entre os dois países nos últimos 31 anos desde o estabelecimento de relações diplomáticas, enquanto o primeiro-ministro Georgiano disse que a elevação das relações bilaterais trará mais oportunidades para seu país.
Na sexta-feira, a China e a Mauritânia também assinaram um plano de cooperação para a construção conjunta do Cinturão e da Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI) para melhorar as relações bilaterais.
Uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade
O termo de construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade foi repetidamente destacado durante as reuniões de líderes, com Indonésia, Guiana Geórgia, Mauritânia e Burundi também expressando apoio às iniciativas propostas pela China.
Ao se reunir com a Xi na sexta-feira à tarde, a Ghazouani disse que a Mauritânia apoia a BRI, a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global, dizendo que essas iniciativas estão alinhadas com as normas que governam as relações internacionais que respeitam a independência e a soberania dos países e os intercâmbios entre diferentes civilizações.
Dirigindo-se ao banquete acolhedor, a Xi enfatizou a importância de aprofundar os intercâmbios e o aprendizado mútuo para promover a harmonia sem uniformidade no espírito de inclusão e ver diferentes culturas com uma atitude de apreciação mútua e aprendizado mútuo.
"O Chengdu Games deve ser uma oportunidade para defendermos os valores comuns da humanidade e escrevermos um novo capítulo na construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade", disse Xi.
Em entrevista à CGTN, a Ali, presidente da Guyanese, disse que os jogos vão além das competições entre os jovens atletas.
"Eles podem compartilhar as experiências, podem compartilhar a cultura e podem compartilhar quem são na construção de uma família mais forte da humanidade", disse ele.
FONTE CGTN
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article