CGTN: por que a China está comprometida com o desenvolvimento verde
PEQUIM, 12 de junho de 2023 /PRNewswire/ -- Localizada no extremo norte da província de Hebei, Saihanba é uma das maiores florestas artificiais do mundo.
Cobrindo uma área de cerca de 93.000 hectares, Saihanba abriga milhares de espécies de flora e fauna. Seu ambiente natural deslumbrante atrai multidões de turistas todos os anos.
No entanto, nem sempre foi assim. Voltando no tempo até a década de 1950, o antigo retiro real tornou-se virtualmente um deserto, como resultado do desmatamento desenfreado, que por sua vez ameaçou a capital do país, Pequim, e regiões adjacentes com fortes e frequentes tempestades de areia.
Um esforço épico começou em 1962 para transformar o deserto árido em um "milagre" verde, povoado por 500 milhões de árvores.
A cobertura florestal aumentou de 11,4% para 80% em seis décadas. Ela limpa e purifica cerca de 137 milhões de metros cúbicos de água limpa para residentes de Pequim e Tianjin, enquanto absorve 860.300 toneladas de dióxido de carbono e libera 598.400 toneladas de oxigênio.
Da detecção de incêndio por radar infravermelho e monitoramento de alerta precoce de raios até monitoramento de vídeo de incêndio florestal e de ponto de acesso por satélite, tecnologias avançadas foram adotadas para ajudar a proteger a floresta contra incêndios.
"Nosso sistema alerta automaticamente os guardiões da floresta por meio de telefones assim que um raio com uma potência além do padrão se aproxima", disse Peng Zhijie, diretor do escritório de prevenção de incêndios florestais de Saihanba. "Também usamos drones para patrulhar o ambiente vizinho da floresta".
Graças a essas tecnologias, a floresta tem sido bem protegida, ao mesmo tempo em que beneficiou o povo. O presidente Xi Jinping elogiou as conquistas verdes de Saihanba em 2021, dizendo que "a transformação da área criou um modelo para a história mundial do progresso ecológico".
Respeite a natureza e os benefícios fluirão
"Todos os seres florescem quando vivem em harmonia e recebem nutrição da natureza". Este é um ditado chinês do Grande Pensador Xunzi, há mais de 2.000 anos, que Xi citou em um discurso proferido na Leaders' Summit on Climate por meio de videoconferência de Pequim, em abril de 2021. A Saihanba é um exemplo vívido, refletindo como o desenvolvimento harmonioso dos humanos e da natureza pode levar a um futuro mais verde.
Xi disse: "A Mãe Natureza nos nutriu, e devemos tratar a natureza como nossa raiz, respeitá-la, protegê-la e seguir suas leis. O não respeito à natureza ou o cumprimento de suas leis só convidará sua vingança".
Em 2020, a China anunciou duas metas de atingir o pico das emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e alcançar a neutralidade de carbono antes de 2060 para garantir o desenvolvimento sustentável.
No relatório para o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China em outubro passado, impulsionar o desenvolvimento verde e a relação harmoniosa entre o homem e a natureza estavam entre as principais tarefas estabelecidas para a jornada do país nos próximos cinco anos.
yt:
https://youtu.be/IRibUWy1S6g
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=IRibUWy1S6g
FONTE CGTN
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article