CGTN: "Coração a Coração": como a Hangzhou Asiad pode estimular a unidade e a amizade em toda a Ásia?
PEQUIM, 25 de setembro de 2023 /PRNewswire/-- Oksana Chusovitina, uma lendária ginasta artística do Uzbequistão e símbolo de longevidade no esporte, se concentrou no sucesso nos Jogos Asiáticos de Hangzhou.
"Quero competir nos Jogos Asiáticos para demonstrar o que sei fazer", disse a ginasta de 48 anos à CGTN na semana passada sem mostrar sinais de cansaço após competir em quatro Jogos Asiáticos e oito Jogos Olímpicos.
Cerca de 12.500 atletas de 45 países e regiões estão se uniram a Chusovitina em Hangzhou, competindo por um recorde de 40 esportes durante a 19ª edição dos Jogos Asiáticos, também conhecidos como "Asiad".
No sábado à noite, após representantes dos atletas entrarem no principal local dos jogos — o Big Lotus — na cerimônia de abertura em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, no leste da China, o presidente chinês Xi Jinping abriu os 19º Jogos Asiáticos oficialmente.
Os locais e instalações esportivas em Hangzhou são "impressionantes", e os atletas os acharam "altamente satisfatórios" segundo Raja Randhir Singh, presidente interino do Conselho Olímpico da Ásia (OCA), durante uma reunião com o presidente chinês na sexta-feira.
Xi disse que o governo e o povo chineses estão confiantes e capazes de realizar um evento esportivo impressionante com características chinesas e o charme da Ásia.
Em um banquete de boas-vindas no sábado, o presidente chinês disse que os Jogos Asiáticos, com vários eventos esportivos incríveis da Ásia, oferecem um palco onde esportes e culturas enriquecem uns aos outros, e mostram vividamente como as culturas asiáticas aprendem umas com as outras e exalam vitalidade.
"Novos padrões"
Quando o revezamento da tocha de quase duas semanas terminou no início desta semana, os 2.022 portadores haviam passado a tocha por 11 cidades na província de Zhejiang. Enquanto isso, mais de 100 milhões de pessoas participaram de um revezamento virtual da tocha através de plataformas digitais.
Na primeira cerimônia digital de iluminação da tocha dos Jogos Asiáticos no sábado à noite, uma figura humana digital, representando os 100 milhões de tochas digitais, viajou do rio Qiantang ao Big Lotus para iluminar o caldeirão juntamente com os portadores de tochas no mundo físico.
Além de utilizar tecnologias de ponta, os organizadores implementaram iniciativas para tornar Hangzhou a anfitriã dos primeiros Jogos sem emissão de carbono. Na Aldeia dos Jogos Asiáticos, por exemplo, os participantes podem receber "pontos de baixo carbono" para ganhar prêmios por atividades como fazer transporte ecológico e compras sem sacolas plásticas.
"Os Jogos Asiáticos de Hangzhou deram vários exemplos para os futuros Jogos Asiáticos", disse Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), na sexta-feira.
"Eles também ditarão novos padrões em relação à organização sustentável desses grandes jogos, às emissões de carbono, às políticas de zero desperdício e vários outros esforços", disse Bach.
"Coração a Coração"
Os Jogos Asiáticos de Hangzhou são o terceiro Asiad organizado na China, depois de Pequim em 1990 e de Guangzhou em 2010. Esse também é o maior evento esportivo internacional realizado na China desde os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022.
O primeiro-ministro Pushpa Kamal Dahal "Prachanda" do Nepal, que chegou a Hangzhou no sábado para a cerimônia de abertura do Asiad, elogiou seu slogan — "Coração a Coração ao Futuro".
"Embora a Ásia esteja crescendo, nós devemos manter a unidade asiática, conectar nosso povo de coração a coração para a prosperidade compartilhada e constante", disse ele antes de sua viagem à China.
O chefe olímpico do Camboja, Thong Khon, que lidera a delegação do país do Sudeste Asiático com mais de 110 atletas para o maior evento esportivo da Ásia, disse que os Jogos Asiáticos de Hangzhou simbolizam o espírito de paz, amizade, solidariedade, unidade e cooperação internacional entre pessoas de diversas origens em toda a região.
"Eles promoverão intercâmbios culturais e interpessoais, além do aprendizado mútuo entre países e regiões asiáticas", disse Thong Khon.
Essa mensagem foi compartilhada pelo presidente do COI. Durante uma reunião com Xi na sexta-feira, Bach observou que o mundo está enfrentando conflitos geopolíticos e várias dificuldades, mas saudou o papel dos Jogos no fomento da união em toda a Ásia.
"O COI está comprometido a proteger o multilateralismo e se opõe à politização dos esportes, além de agradecer à China por adotar a postura certa", disse Bach.
"Eu acredito que os Jogos Asiáticos serão bem-sucedidos e maravilhosos, além de promover a unidade e a amizade na Ásia", disse ele.
https://news.cgtn.com/news/2023-09-23/President-Xi-declares-19th-Asian-Games-open-1nkWisyuBOw/index. html
FONTE CGTN
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article