CGTN: China e Zâmbia elevam laços para parceria cooperativa estratégica abrangente
BEIJING, 18 de setembro de 2023 /PRNewswire/ -- A China e a Zâmbia anunciaram na sexta-feira sua decisão de elevar os laços bilaterais a uma parceria cooperativa estratégica abrangente, com ambos os lados saudando sua "profunda" amizade tradicional.
A medida ocorreu durante a visita de estado de sete dias do presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, à China, a convite do presidente chinês, Xi Jinping. Os negócios estão no topo da agenda, já que o líder africano cobriu cinco empresas nos seus primeiros dois dias, incluindo o Terminal Internacional de Contentores de Yantian, BYD, Huawei, Tencent e ZTE. Ele chegou a Beijing na quinta-feira.
Durante a conversa entre os dois líderes na sexta-feira, Xi disse que a China está pronta para trabalhar com a Zâmbia para transformar a profunda amizade tradicional numa forte força motriz para a cooperação vantajosa para ambas as partes na nova era e levar as relações bilaterais a um novo nível.
Cooperação benéfica a ambas as partes
Do outro lado da vasta savana entre a Tanzânia e a Zâmbia, a Ferrovia Tanzânia-Zâmbia é um símbolo da verdadeira amizade e da assistência sincera do povo chinês ao povo da África.
Na década de 1960, numa época em que muitos países e organizações internacionais se recusaram a ajudar, a China concedeu um empréstimo sem juros de 988 milhões de yuans ao projeto, sem quaisquer condições associadas. Além disso, a China enviou uma grande quantidade de equipamentos e materiais, bem como especialistas para a construção, gestão e manutenção da ferrovia e formação de técnicos locais.
Até hoje, os dois lados expandiram os seus investimentos e laços comerciais em muitos setores, com o volume de comércio entre os dois países atingindo um recorde máximo de 6,73 bilhões de dólares em 2022, mostram dados oficiais.
A China espera construir conjuntamente o "Belt and Road" com a Zâmbia e expandir a cooperação na construção de infraestruturas, agricultura, mineração e energia limpa para alcançar o desenvolvimento e a revitalização comuns, disse Xi durante a sua reunião com Hichilema.
Xi acrescentou que a China incentiva mais produtos zambianos de qualidade a entrar no mercado chinês e apoia mais empresas chinesas a investir na Zâmbia.
A voz do Sul Global
O desenvolvimento da China levou ao progresso dos países do Sul Global, aumentou a sua representação e voz nos assuntos internacionais e promoveu o desenvolvimento da ordem internacional numa direção mais justa e racional, disse Hichilema na sexta-feira, agradecendo à China por apoiar a entrada da União Africana no G20.
A Zâmbia valoriza a amizade forjada pelas gerações mais antigas de líderes dos dois países, disse o presidente.
A amizade entre China e Zâmbia remonta à época em que a China apoiava ativamente o movimento de libertação nacional da região sul da África. Em 25 de outubro de 1964, segundo dia da independência da Zâmbia, os dois países estabeleceram relações diplomáticas.
Durante a sua conversa, Xi sublinhou que a amizade tradicional forjada pelas gerações mais antigas de líderes dos dois países resistiu ao teste da mudança do cenário internacional.
O presidente chinês também incentivou os dois países a continuarem praticando o multilateralismo genuíno, mantendo firmemente a equidade e a justiça internacionais, esforçando-se para aumentar a voz dos países em desenvolvimento e salvaguardando os interesses comuns dos dois países e de outros países em desenvolvimento.
FONTE CGTN
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article