CGTN: China e Cuba se unem para construir comunidade com futuro compartilhado para a humanidade
PEQUIM, 20 de setembro de 2023 /PRNewswire/ -- A cúpula de dois dias do Grupo dos 77 (G77) e da China terminou no último sábado em Havana, Cuba, com um apelo por mais participação e expressão do Sul Global no sistema de governança global.
A China e outros países em desenvolvimento estão trabalhando lado a lado para promover o desenvolvimento adicional da cooperação Sul-Sul.
Após participar da cúpula do G77 mais China, Li Xi, membro do Comitê Permanente do Departamento Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), fez uma visita oficial a Cuba de sábado a segunda-feira e se reuniu com uma série de líderes cubanos, prometendo aprofundar a cooperação prática em várias áreas e apoio mútuo em questões relacionadas aos interesses centrais de ambos os países.
Profunda amizade entre a China e Cuba com sólido apoio mútuo.
Cuba foi o primeiro país do hemisfério ocidental a estabelecer relações diplomáticas com a China.
Ao visitar Raul Castro, o líder da revolução socialista de Cuba, Li, também secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do PCC, disse que a amizade tradicional entre a China e Cuba foi forjada e cuidadosamente cultivada pela geração mais antiga de líderes dos dois países.
Em 2022, o primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e o presidente cubano Miguel Diaz-Canel fizeram uma visita estatal à China, e os dois lados publicaram uma declaração conjunta sobre o aprofundamento das relações entre a China e Cuba na nova era.
"A China está pronta para promover o desenvolvimento do partido e da causa socialista", disse Li durante uma reunião com Díaz-Canel.
No âmbito da construção conjunta da Iniciativa Cinturão e Rota, a China e Cuba aprofundaram intercâmbios e expandiram a cooperação prática em áreas como energia, agricultura, biomedicina, ciência e tecnologia, educação e cultura ao longo dos anos, trazendo benefícios tangíveis aos dois povos.
Durante a pandemia da COVID-19, os dois países priorizaram a segurança da vida das pessoas e realizaram uma cooperação antipandemia frutífera. Quando a situação da pandemia em Cuba se tornou grave, a China forneceu suprimentos urgentemente necessários, como respiradores, oxigenadores, alimentos e medicamentos.
Agradecendo à China por sua assistência ao desenvolvimento econômico e social de Cuba e apoio firme à luta justa do povo cubano contra o bloqueio e sanções unilaterais, Díaz-Canel prometeu manter intercâmbios amigáveis com o PCC e promover a cooperação prática.
Durante a reunião com Roberto Morales Ojeda, membro do Bureau Político e secretário de organização do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, os dois lados concordaram em fortalecer a confiança política mútua e a coordenação estratégica e aprofundar a cooperação prática em várias áreas. Também concordaram em fortalecer os intercâmbios e o aprendizado mútuo em matérias de governança, o compartilhamento de experiências e cooperação na gestão do partido e a luta contra a corrupção.
Os dois lados também testemunharam a assinatura de um memorando de entendimento sobre cooperação entre a Comissão Nacional de Supervisão da China e o escritório do Superintendente General de Cuba.
Avançar a cooperação Sul-Sul para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade
Como membro da família do Sul Global, a China tem fortalecido ativamente a cooperação Sul-Sul e contribuído para o desenvolvimento comum dos países em desenvolvimento.
A China forneceu assistência ao desenvolvimento para mais de 160 países, trabalhou com mais de 150 países na construção conjunta da Iniciativa Cinturão e Rota e promoveu a cooperação na Iniciativa de Desenvolvimento Global (GDI, da expressão inglesa "Global Development Initiative") com mais de 100 países e organizações internacionais.
Entretanto, a China criou um Fundo Global de Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul com um financiamento total de 4 bilhões de dólares.
"O fundo fornece assistência incondicional ao desenvolvimento a uma série de países em desenvolvimento, sem interferência nos assuntos internos desses países, desempenhando um papel importante no estabelecimento de uma nova ordem econômica e social internacional mais equitativa e justa", disse o embaixador cubano na China, Alberto J. Blanco. Silva.
"A China tem apoiado firmemente as nações do Sul Global e protegido efetivamente os interesses comuns dos países em desenvolvimento", disse Diaz-Canel a Li.
Pedindo esforços conjuntos para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, Li disse que a China está disposta a trabalhar com Cuba para promover a implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, da Iniciativa de Segurança Global e da Iniciativa de Civilização Global.
FONTE CGTN
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article