CGTN: A legislatura da China enfatiza o aprimoramento da democracia popular de processo integral
BEIJING, 8 de março de 2023 /PRNewswire/ O principal legislador da China insistiu na terça-feira que a Assembleia Popular Nacional (APN) defenda e melhore o sistema de assembleias populares, continuamente aprimorando a democracia popular de processo integral.
Li Zhanshu, presidente do Comitê Permanente da 13º APN, fez estas observações durante a apresentação de um relatório de trabalho na primeira sessão da 14º APN.
A democracia popular de processo integral é um modelo de democracia socialista que abrange todos os aspectos do processo democrático e todos os setores da sociedade, de acordo com um artigo intitulado "China: Democracia que Funciona", publicado pela Agência de Informações do Conselho de Estado da China em 2021.
"Forte vitalidade e superioridade" da APN
A APN e seu Comitê Permanente permaneceram comprometidos com a liderança do Partido, a posição popular como mestres do país e a governança baseada na lei, de acordo com o relatório.
Li disse que o mandato de cinco anos do 13° Comitê Permanente da APN coincide com um período de "grande mudança histórica" em que a causa do Partido e o país vem florescendo.
Ao comentar sobre a conquista mais importante do Comitê Permanente da APN durante os cinco anos, Li destacou que o conceito de democracia popular de processo integral explica profundamente a conotação básica, as características essenciais e os princípios fundamentais da democracia socialista na China.
Em 2021, uma conferência central sobre trabalho relacionada às assembleias populares foi realizada em Beijing. O presidente chinês Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), disse na reunião que a democracia popular de processo integral na China "não só tem um conjunto completo de instituições e procedimentos, mas também conta com participação e práticas plenas".
"É a democracia socialista mais ampla, genuína e eficaz", disse Xi.
Enquanto isso, o relatório de trabalho disse que a 13º APN garantiu a implementação completa da Constituição e manteve sua autoridade e inviolabilidade durante seu mandato de cinco anos.
Nos últimos cinco anos, foram feitas melhorias na Constituição e em outras leis relevantes, observou o relatório.
Em particular, a APN adotou a emenda constitucional, que deixou claro que a liderança do Partido Comunista da China é a característica marcante do socialismo com características chinesas. A emenda constitucional também estabeleceu o papel orientador do pensamento de Xi Jinping sobre o socialismo com características chinesas para uma nova era nas atividades políticas e sociais da China.
Aderindo à democracia popular de processo integral
De acordo com o relatório, a prática dos últimos cinco anos aprofundou ainda mais a compreensão da conotação científica, das características básicas e dos requisitos essenciais do sistema de assembleias populares.
"Devemos manter a liderança do PCC e garantir que o princípio constitucional de que a liderança do PCC é a característica mais essencial do socialismo com características chinesas seja totalmente implementado", de acordo com o relatório.
O ano 2023 marca o primeiro ano para a China implementar plenamente os princípios norteadores da 20º Assembleia Nacional do PCC, disse o relatório.
Sobre o trabalho do Comitê Permanente da APN para o próximo ano, o relatório destacou os esforços na aplicação da Constituição, na implementação da legislação, no fortalecimento da supervisão das assembleias populares, na melhoria do trabalho dos deputados, entre outros.
FONTE CGTN
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article