Caucus da Solução de Dois Estados do Knesset é lançado em meio à reviravolta política
NOVA YORK, 18 de janeiro de 2011 /PRNewswire/ -- A OneVoice uniu-se à líder da oposição, MK (Member of Knesset) Tzipi Livni (Kadima) e vários membros do Knesset em Jerusalém na segunda-feira para lançar o primeiro Caucus da Solução de Dois Estados da história, em meio às grandes mudanças políticas que ameaçavam ainda mais bloquear os esforços de paz.
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20110117/DC31246-a)
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20110117/DC31246LOGO-b)
O caucus foi concebido e criado em conjunto pela OneVoice Israel (OVI) que é o braço local do movimento popular internacional OneVoice e pela MK Yoel Hasson (Kadima), presidente da Comissão Estadual de Controle e ex-líder da juventude OVI. Ele tem por objetivo forjar um bloco moderado dentro do Knesset comprometido com a solução de dois Estados e manter a pressão sobre o governo de Israel para alcançar este objetivo.
"Nós, do Kadima, nos comprometemos a estabelecer uma visão genuína, não como o jogo duplo que você vê de outros MKs hoje," disse Livni, em seu discurso ao caucus. "A única maneira de garantir um estado judeu democrático, é através da idéia de dois estados... O público irá apoiar isto quando perceber que este é um claro interesse de Israel, e não uma questão de direita ou esquerda."
O Ministro de Assuntos Minoritários Avishay Braverman, um firme defensor do caucus, cancelou seu discurso no evento após sua demissão. Dois ministros do Gabinete Trabalhista abandonaram seus cargos, retirando o partido do governo de coalizão beligerante.
"Barak abandonou o Partido Trabalhista, muito antes de sua renúncia, quando ele juntou forças com uma liderança totalmente complacente com a urgência do processo de paz", disse Braverman. "No vácuo criado por este governo, a sociedade civil em Israel, incluindo o esforço louvável da OneVoice Israel na criação da convenção ruralista, cresceram na defesa da solução de dois Estados e na segurança a longo prazo de Israel."
As negociações de paz e posturas de linhas cada vez mais duras no governo israelense deixaram muitos políticos desiludidos e ansiosos para restaurar a convicção no princípio de dois Estados para dois povos.
Entre os outros membros do caucus estão: MK Nino Abesadze, Zeev Bielski, Shlomo Molla, Nachman Shai, e Orit Zuaretz. Todos eles se uniram sob um corpo apartidário para avançar uma solução política direta com os palestinos.
"Nós todos conhecemos o esboço do acordo, mas o que falta é uma liderança corajosa que possa tomar decisões difíceis, tanto aqui em Israel como na Autoridade Palestina," disse Hasson, Presidente do Caucus. "Ambos os lados devem reconhecer que não iremos tornar o nosso sonho realidade, mas, juntos, podemos alcançar a melhor parte dele."
A OVI está apoiando o evento para reforçar a vontade política existente em Israel para pôr fim ao conflito, testemunhada recentemente pelo encontro de uma delegação de 100 líderes israelenses com o presidente palestino, Mahmoud Abbas em Ramallah.
"Merecemos mais do que um governo que ameaça desmoronar caso você se atreva a apresentar um programa político," disse o Diretor Executivo da OVI, Tal Harris. "Você pode ter certeza que a maioria dos israelenses e palestinos estão preparados para um verdadeiro compromisso para pôr fim ao conflito. Estamos aqui para apoiar um governo que vai nos liderar em tal processo político e cabe a nós rejeitar qualquer governo que evite tomar uma decisão sobre este assunto."
Dezenas de líderes da juventude OVI participaram do evento. Representantes das embaixadas americana, britânica, jordaniana e japonesa, juntamente com os chefes das principais organizações da sociedade civil israelense participaram do lançamento no Jerusalem Hall do Knesset.
O Representante do Quarteto Tony Blair, Lord Greville Janner, o vice-presidente honorário do Congresso Judaico Mundial, e o empresário norte-americano Charles Bronfman escreveram cartas de apoio à missão urgente da convenção. O ex-ministro da Autoridade Palestina e Membro Sênior do Fatah, Sufian Abu Ziada também expressou seu apoio ao caucus.
FONTE The OneVoice Movement
FONTE The OneVoice Movement
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article