"Brasil necessita de ajustes", afirmou Mauro Borges em Almoço-Debate LIDE
SÃO PAULO, 25 de agosto de 2014 /PRNewswire/ -- Durante Almoço-Debate do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, realizado nesta segunda-feira, 25 de agosto, Mauro Borges, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, declarou aos 263 empresários presentes que o Brasil não está passando por uma recessão econômica, mas precisa resolver problemas estruturais para retomar o crescimento. "O Brasil conseguiu evitar a recessão, mas há ajustes fundamentais para serem feitos, como nas relações de trabalho. Estamos atuando em três grandes eixos para o aumento da produtividade brasileira", afirmou Borges.
Segundo o ministro, é preciso haver uma política coerente de incentivos para enfrentar o déficit de capital humano e da produtividade, em que o papel de indução do Estado é fundamental, mas a indústria nacional precisa ser exposta à competitividade internacional. "Não podemos esperar ter todos os programas implementados para promover a abertura", afirma.
Os três grandes eixos de atuação do governo brasileiro são o multilateralismo, a aliança comercial com parceiros estratégicos e a integração com a América do Sul. Segundo Borges, as economias pequenas podem resolver seus problemas comerciais por meio de soluções bilaterais. Já o Brasil, por ser um player global, deve se valer do multilateralismo para que consiga alcançar ganho de escala.
No eixo de parcerias estratégicas, temos Estados Unidos, União Europeia e China, três blocos econômicos diferentes, que devem receber tratamentos distintos. "O tratado com a União Europeia já está pronto, no caso dos Estados Unidos representamos um quarto de todo o investimento daquele país no exterior e, em relação à China, devemos nos unir ao inimigo e, para tanto, criamos um banco maior em capitalização do que o Banco Mundial", explica o ministro. Borges considera a integração com América do Sul um passo essencial para recuperação da economia brasileira e o único jeito para enfrentar o Mercosul. Ressaltou também a importância da recuperação do Brasil para a retomada da economia mundial.
Sobre as relações Brasil-Argentina, Borges foi enfático ao dizer que, "sem uma linha de financiamento para o comércio entre os dois países, não sairemos do atoleiro". Mas ressalta que esta não seria uma linha de financiamento do governo, seria uma solução privada de crédito.
O evento contou com a chancela de importantes marcas. AMIL, AIRFRANCE, CISA TRADING, COUROMODA, EMS, GOCIL e MAPFRE foram os patrocinadores. Entram como fornecedores oficiais a CDN, DELONGHI, ECCAPLAN, GRUPO COMPANHIA, MISTRAL VINCI. PR NEWSWIRE, RÁDIO JOVEM PAN, REVISTA e TV LIDE são mídia partners.
Mais informações para a imprensa:
CDN - Comunicação Corporativa: www.cdn.com.br
Erica Valério ([email protected]) 3643-2710
FONTE LIDE
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article