Bill Gates divulga sua terceira carta anual, convocando ajuda internacional prolongada para estimular a saúde e o desenvolvimento global
Discursando na histórica Casa de Roosevelt, Gates descreve porque o mundo deve dar prioridade às vacinas e à erradicação da pólio
NOVA YORK, 31 de janeiro de 2011 /PRNewswire-USNewswire/ -- Bill Gates, co-Presidente da Fundação Bill & Melinda Gates, discute o caso da erradicação da pólio e a expansão da imunização infantil em sua terceira carta anual divulgada hoje. A carta, uma avaliação pessoal de suas prioridades, também apela para os governos investirem em ajuda internacional, mesmo apesar de uma situação econômica difícil.
"Se as sociedades não podem fornecer saúde básica para as pessoas, se elas não podem alimentar e educar as pessoas, então suas populações e problemas irão crescer e o mundo será um lugar menos estável", Gates escreveu em sua carta. "Caso você acredite que isto seja uma obrigação moral ou acredite no auto-interesse esclarecido do mundo rico, garantir as condições que conduzam a um futuro mais saudável e próspero para todos é um objetivo que, na minha opinião, todos nós compartilhamos".
Gates também enfatiza a necessidade de melhorar as escolas nos EUA e conclama mais liderança, inovação e investimentos para questões tais como saúde materna e infantil, malária, HIV/AIDS e agricultura.
Gates se concentra na erradicação da pólio como um exemplo chave do valor das vacinas. Graças a uma campanha global de imunização infantil, a pólio foi reduzida em 99 por cento, e está no limite de se tornar somente a segunda doença já erradicada.
"Eliminar a pólio irá significar que nenhuma criança ficará paralítica ou morrerá por causa desta doença", disse Gates. "Qualquer grande avanço na condição humana requer determinação e uma liderança corajosa. Estamos tão perto, mas temos que finalizar a última parte da jornada".
Novas doações para a pólio foram anunciadas na semana passada provenientes do governo do Reino Unido e de Sua Alteza o Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi, as quais irão ajudar a reduzir o valor de US$ 720 milhões necessários para financiar totalmente os esforços de erradicação da pólio até meados de 2012. Um recente estudo estimou que a erradicação poderia economizar para o mundo até US$ 50 bilhões devido à redução dos custos com tratamentos e aos ganhos na produtividade.
Gates divulgou sua carta através de um discurso na histórica Casa de Roosevelt, a antiga residência de Nova York de Franklin Delano Roosevelt, onde o futuro Presidente se recuperou, após ser acometido pela pólio aos 39 anos de idade. Roosevelt e seu sócio advogado Basil O'Conner lançaram posteriormente a National Foundation for Infantile Paralysis (Fundação Nacional da Paralisia Infantil), cuja campanha March of Dimes (Marcha das Moedas) mobilizou o país contra a pólio e arrecadou milhões de dólares para apoiar a busca por uma vacina eficaz.
A pólio já ameaçou crianças em todo o mundo, mas agora só existem quatro países onde a pólio nunca parou de circular – Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. No ano passado houve um notável progresso na Nigéria e na Índia, onde os casos de pólio caíram em cerca de 95 por cento quando comparados com 2009. Mas mesmo alguns casos isolados podem atravessar as fronteiras e dar início a uma epidemia.
Gates enfatiza que a obtenção da erradicação da pólio iria energizar o campo global da saúde, demonstrando o verdadeiro impacto dos investimentos em saúde – especialmente os investimentos em vacinas. No ano passado, Gates pediu que os próximos 10 anos sejam considerados a Década das Vacinas, uma visão do mundo daqui a dez anos, onde a comunidade global da saúde tenha se reunido para proporcionar vacinas salvadoras de vidas para cada criança que precise e para investir em vacinas que ainda não existem.
"Nem todos podem ir ao campo nem mesmo fazer uma doação. Mas todos nós podemos ser defensores das pessoas cujas vozes não são frequentemente ouvidas", Gates escreveu. "Encorajo a todos a se envolverem no trabalho para encontrar soluções para os desafios que aquelas pessoas enfrentam. Você irá se envolver por toda sua vida".
Sobre a Carta Anual
- A carta anual de 2011 de Bill Gates está disponível no endereço: www.gatesfoundation.org/annualletter
- O webcast ao vivo do evento "A Erradicação da Pólio e o Poder das Vacinas" em 31 de janeiro de 2011 pode ser visualizado no endereço: www.gatesfoundation.org às 9:30 horas ET / 6:30 horas PT.
Sobre a Fundação Bill & Melinda Gates
Guiados pela crença de que toda vida tem valor igual, a Fundação Bill & Melinda Gates trabalha para ajudar todas as pessoas a levarem vidas saudáveis e produtivas. Nos países em desenvolvimento, concentra-se na melhoria da saúde das pessoas e em dar-lhes a chance de sair da fome e da extrema pobreza. Nos Estados Unidos, procura assegurar que todas as pessoas – especialmente aquelas com menos recursos – tenham acesso às oportunidades que elas precisam para serem bem sucedidas na escola e na vida. Com sede em Seattle, Washington, a fundação é comandada pelo CEO Jeff Raikes e pelo co-Presidente William H. Gates Sr., sob a direção de Bill e Melinda Gates e de Warren Buffett.
Para fotografia de alta resolução e filmagem com qualidade de exibição, viste o endereço: www.gatesfoundation.org/press-room/Pages/news-market.aspx.
FONTE Bill & Melinda Gates Foundation
FONTE Bill & Melinda Gates Foundation
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article