Avantium obtém investimento de EUR36 milhões da Swire, The Coca-Cola Company, Danone e ALPLA
AMSTERDÃ, 5 de junho de 2014 /PRNewswire/ -- A Avantium anunciou hoje que encerrou uma rodada de financiamento de € 36 milhões (US$ 50 milhões) com um consórcio de empresas estratégicas icônicas. Esse consórcio único é formado pela Swire Pacific, The Coca-Cola Company, DANONE, ALPLA e acionistas existentes. Com esse levantamento de capital, os novos investidores confirmam seu compromisso com o desenvolvimento do PEF, a nova geração de materiais para embalagem da Avantium. O dinheiro arrecadado será usado para concluir a validação industrial do PEF e finalizar a engenharia e o design da primeira unidade de escala comercial. Como parte da sua estratégia de usar materiais a base de plantas de fontes responsáveis para a produção de PEF, a Avantium validará o uso de matéria-prima de 2ª geração.
A outra parte dos investimentos foi feita por acionistas existentes, como a Sofinnova Partners, Capricorn Venture Partners, ING Corporate Investments, Aescap Venture, Navitas Capital, Aster Capital e De Hoge Dennen Capital.
Tom van Aken, diretor geral da Avantium, afirmou: "Concluir essa rodada de financiamento com a Swire, The Coca-Cola Company, Danone, ALPLA e os investidores existentes confirma seu compromisso em tornar os frascos de PEF um sucesso comercial. A PEF é um plástico 100% biológico de alto desempenho, comparado com os materiais de embalagem da atualidade, e representa uma grande oportunidade de mercado. Nossa tecnologia exclusiva para a produção de PEF, a YXY, foi comprovada em escala piloto, e agora procederemos à implantação comercial".
Philippe Lacamp, chefe de desenvolvimento sustentável da Swire Pacific, afirmou: "Estamos emocionados por investir na Avantium, que conta com um histórico impressionante no desenvolvimento de uma tecnologia inovadora. Esse investimento está alinhado a nossa estratégia de desenvolvimento sustentável para criar e desenvolver uma carteira de tecnologias sustentáveis promissoras em estágio inicial, para chegar a uma escala comercial. A tecnologia oferecida pela Avantium representa um caminho para a nova geração de materiais de embalagem biológicos, e possui um enorme potencial de aplicação para nosso negócio de frascos".
Yu Shi, diretor de materiais de nova geração e pesquisa de sustentabilidade na The Coca-Cola Company, comentou: "Ao promover a tecnologia inteligente, acreditamos que o desempenho e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas e fazer muita diferença para os consumidores, para o meio ambiente e para nossa empresa. A tecnologia inovadora da Avantium continua a oferecer um caminho promissor para apoiar nossos esforços de comercialização de plásticos renováveis a base de plantas, além de desenvolver propriedades exclusivas de embalagem que levarão a um novo crescimento. Estamos felizes por ampliar ainda mais nossa parceria com a Avantium por meio desse novo investimento".
Frederic Jouin, diretor do Danone Nutricia Packaging Center, comentou: "Participamos desse empreendimento porque acreditamos no futuro dos plásticos biológicos para nossas embalagens, com a redução potencial e significativa das emissões de carbono, além das propriedades de barreira melhoradas, comparado com as embalagens PET. Com esse investimento, reafirmamos nosso desejo de lançar um frasco 100% biológico que não compete diretamente com os alimentos e é 100% reciclável, além de nossa vontade de acelerar esse lançamento no mercado".
Jan van der Eijk, presidente do conselho fiscal da Avantium, afirmou: "É um marco notável no setor de produtos químicos biológicos o fato de que os proprietários de grandes marcas, como The Coca-Cola Company e DANONE, invistam de maneira conjunta, pela primeira vez, em uma empresa como a Avantium. Junto com o investimento da Swire e da ALPLA, ficou claro para nós que o mercado está disposto a apoiar as tecnologias vencedoras, como o PEF".
Sobre a Avantium - http://www.avantium.com/financing
A Avantium é a principal empresa de tecnologia especializada na área de P&D avançado de alto rendimento. A empresa desenvolve e comercializa YXY, a marca de sua plataforma de tecnologia competitiva em termos de custos, para converter cataliticamente materiais a base de plantas em produtos químicos biológicos e bioplásticos como o PEF. O PEF é um novo poliéster 100% biológico com barreira reforçada e propriedades térmicas e mecânicas, comparado com os materiais de embalagem existentes. Essas propriedades permitem que as inovações em embalagens façam frascos mais leves, mais finos, menores e mais resistentes, para ampliar a data de validade do produto e oferecer benefícios à cadeia de abastecimento. Combinado com uma redução de 50% a 70% na emissão de carbono, o PEF cumpre com os principais critérios para se tornar o plástico biológico da nova geração para frascos, películas e fibras.
Atualmente, a Avantium fornece aos seus parceiros de desenvolvimento de tecnologias o PEF fabricado a partir de materiais produzidos em sua unidade piloto, em Geleen, Países Baixos. A Avantium planeja sua primeira unidade de escala comercial (50.000 ton.), desenvolvida para entrar em operação em 2017, para permitir o lançamento comercial dos primeiros frascos de PEF aos consumidores.
FONTE Avantium
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article