Atividades de educação visando a melhoria da Qualidade de Medicamentos Foco de novo acordo entre Agência Reguladora Brasileira (ANVISA) e a organização U.S. Pharmacopeia
SÃO PAULO, 18 de agosto de 2011 /PRNewswire/ -- Impulsionar e promover a saúde pública através de padrões de qualidade para medicamentos são as forças motrizes por trás do acordo assinado hoje pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil (ANVISA) e a U.S Pharmacopeia Convention (USP). As organizações se comprometeram a trabalhar juntas no desenvolvimento de atividades de educação conjunta para os profissionais envolvidos na formulação e utilização de padrões das monografias farmacopéicas.
O acordo reconhece que ambas as organizações compartilham metas comuns para a melhoria da saúde pública relacionados a medicamentos de qualidade através da educação. A implementação do acordo envolverá a liderança da USP em São Paulo e sua sede global nos EUA, trabalhando em estreita colaboração com os principais líderes ANVISA.
No Brasil, a ANVISA é a agência responsável pela promoção da proteção da saúde da população, exercendo controle sobre a produção e comercialização de produtos e serviços, incluindo medicamentos. Um papel fundamental da ANVISA é promover a revisão e atualização da Farmacopéia Brasileira, compêndio oficial do país de padrões farmacopéicos. Como uma organização científica e de saúde pública, USP cria padrões para determinar a identidade, pureza, força e qualidade dos medicamentos. A Agência Americana ( FDA) impõe o cumprimento dos padrões da USP para medicamentos fabricados ou vendidos nos EUA.
Desenvolvido através de um processo que envolve a indústria global, academia, agências governamentais e o público em geral, os padrões da USP são usados por fabricantes e órgãos reguladores em mais de 130 países. Especialistas Científicos Brasileiros participaram neste processo.
Dr. Dirceu Barbano, diretor-presidente da ANVISA a partir de 27 de abril de 2011, e Dr. Roger Williams, diretor executivo da USP, assinaram o acordo em São Paulo em 18 de agosto antes do "Scientific Conclave" sobre padrões de qualidade da USP. "O ensino técnico e científico e a formação de profissionais envolvidos no desenvolvimento e padrões de qualidade são importantes para o desenvolvimento regional e global da saúde pública", disse Dr. Barbano. "Com o crescimento contínuo do Brasil como um centro para a produção farmacêutica global, esforços de cooperação com organizações como a USP vão ajudar a refinar e fortalecer nossas capacidades no sentido de garantir boa qualidade de medicamentos e seus ingredientes."
Segundo Dr. Williams, "O mundo depende de medicamentos de boa qualidade para salvar vidas, restaurar a saúde, tratar e prevenir a doença. Promover a cooperação entre as organizações, incluindo agências governamentais, universidades e associações com relação à medicina de boa qualidade é fundamental. USP tem a honra de apoiar o desenvolvimento e compreensão de padrões de qualidade baseados na ciência forte e sólida que sustenta este acordo com a ANVISA. A USP agradece a participação neste processo do Dr. Barbano, da Dra. Maria Cecília Martins Brito e do senhor Antonio Dr. Carlos da Costa Bezerra, que apoiaram a cooperação entre ambas as organizações. A USP também tem tido a honra de ao longo dos anos trabalhar diretamente com o Dr. Gerson Pianetti e os especialistas talentosos que lideram as atividades de estabelecimento de padrões da Farmacopéia Brasileira."
USP – Melhorando a Saúde Pública desde 1820
A United States Pharmacopeial Convention (USP) é uma organização científica sem fins lucrativos e que define normas que melhoram a Saúde Pública por meio de padrões públicos e programas relacionados que ajudam a garantir a qualidade, segurança e benefícios de medicamentos e alimentos. As normas da USP são acatadas e usadas em todo o mundo. Para mais informações sobre a USP visite http://www.usp.org.
CONTATO: Theresa Laranang-Mutlu
+1-301-816-8167
[email protected]
FONTE U.S. Pharmacopeia
FONTE U.S. Pharmacopeia
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article