Amigos do Hospital de Clínicas de Curitiba completam 35 anos com presente voltado aos idosos, por Edmar Lastoria
Criação do Programa de Atenção à Pessoa Idosa é a grande causa das comemorações.
FLORIANÓPOLIS, Brasil, 1 de maio de 2021 /PRNewswire/ -- Os Amigos do HC criaram um Programa de Atenção à Pessoa Idosa para atender gratuitamente pessoas com 60 anos ou mais que buscam envelhecer de forma saudável, ativa e com autonomia. O projeto será viabilizado por meio de uma campanha de arrecadação promovida pela Associação.
A implementação do programa marcará a celebração dos seus 35 anos e será executado de forma híbrida nas modalidades digital e presencial. Mais informações serão reveladas em coletiva de imprensa realizada no dia 3 de maio, às 9h30, com transmissão ao vivo.
O Programa tem como objetivo oferecer conhecimento, informações sobre direitos, cuidados, atendimentos, grupos de convivência, prevenção e promoção da saúde à população idosa. Para isso, compreende três eixos de atuação.
O primeiro proporcionará melhores condições ao atendimento à pessoa idosa no Hospital de Clínicas, onde 60% do público atendido possui mais de 60 anos. O segundo disponibilizará uma plataforma digital com conteúdo especializado e canal de defesa de direitos. O terceiro prevê a implementação de um espaço físico onde serão realizadas atividades presenciais e híbridas voltadas à convivência das pessoas idosas e à intergeracionalidade.
Como surgiu o Programa de Atenção à Pessoa Idosa?
Os Amigos do HC estão presentes em Conselhos de Direito da Pessoa Idosa, com participações na construção e efetivação das políticas públicas para essa população. Durante o período pandêmico, como membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, a Associação integra o Grupo Emergencial COVID-19, que tem como finalidade exclusiva intervir tecnicamente e estrategicamente em situações urgentes.
Esse grupo conta com profissionais da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), Ministério Público, Secretaria Municipal da Saúde e Organizações da Sociedade Civil. Nesse período, a Associação fez a distribuição de kits de imunização, contendo: máscara, álcool gel e líquido para mais de 900 idosos e profissionais atuantes em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Com isso, houve a aproximação com esse público e foram percebidas dificuldades relacionadas ao acesso às informações como: normas regulamentadoras, leis, decretos e técnicas a serem seguidas pelos serviços.
Foi constatada ainda a necessidade de integrar a pessoa idosa ao universo digital. Com o isolamento e distanciamento, a interação social do público maduro está ainda mais comprometida, fazendo com que fiquem introspectivas e suscetíveis ao adoecimento da saúde mental, o que pode desenvolver quadros como: depressão, embotamento emocional, ansiedade e transtornos significativos.
Pensando na promoção da saúde e na efetivação dos direitos da pessoa idosa, previstos no Estatuto do Idoso, foi desenvolvido o Programa de Atenção à Pessoa Idosa. Atuará por meio de ações estratégicas para a construção de Políticas Públicas voltadas à essa população, facilitando o acesso às informações e serviço, no formato híbrido, com o intuito de potencializar o empoderamento e permitir o envelhecimento protagonista e independente.
O que será o Programa?
O Programa de Atenção à Pessoa Idosa será criado pelos Amigos do HC para atender gratuitamente pessoas com 60 anos ou mais que buscam envelhecer de forma saudável, ativa e autônoma. Isso será oferecido por meio da promoção à saúde e defesa dos direitos da população idosa.
Qual o público-alvo?
Pessoas com 60 anos ou mais assistidas pelo Sistema Único de Saúde; pessoas idosas atendidas em Instituições de Longa Permanência (lLPS), profissionais da rede de assistência ao idoso, profissionais da área e a população idosa em geral.
Objetivos do Programa de Atenção à Pessoa Idosa
- Articulação e compartilhamento de informações para fortalecimento da rede de enfrentamento e garantia de direitos da pessoa idosa;
- Melhoria continuada na qualidade do atendimento à pessoa idosa no contexto de atendimento hospitalar;
- Empoderamento, protagonismo e pertencimento do público 60+ em seu contexto social e laboral, através de atividades integradas;
- Orientação para uma alimentação saudável, impactando diretamente na qualidade de vida das pessoas atendidas;
- Inclusão digital com segurança e modernização social da população idosa;
- Serviços de terapias alternativas, atuando na prevenção e fortalecimento da saúde básica da pessoa idosa.
35 Anos Amigos do HC
A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que atua na defesa de direitos e promoção da saúde. Nosso compromisso consiste em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Com o lema 35 Anos de Amizade pela Vida, a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, conhecida como Amigos do HC, comemora um marco em sua história trazendo um grande presente à sociedade. A criação e manutenção do Programa de Atenção à Pessoa Idosa é a grande causa dos 35 anos dos Amigos do HC e depende do apoio de todos.
Acesse www.35anosAmigosdoHC.org.br e saiba mais!
Fonte: Ricardo Lastoria @ticolastoria
Assessoria: Marcio Demari / Escritório Digital: 48-9 8834-8552
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1501341/Edmar_Ricardo_Lastoria.jpg
FONTE Edmar Ricardo Lastoria
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article