Aclamada pela crítica, a Exposição Inaugural Guggenheim UBS MAP apresentando a criatividade artística do sul e sudeste da Ásia abre em Cingapura no Centre For Contemporary Art no dia 10 de maio de 2014
- No Country: Contemporary Art For South and Southeast Asia (Arte contemporânea do sul e sudeste da Ásia) com curadoria da cingapurense June Yap
NOVA YORK e CINGAPURA, 10 de março de 2014 /PRNewswire/ -- De 10 de maio a 20 de julho de 2014, o Centre for Contemporary Art (CCA) de Cingapura, um centro nacional de pesquisas da Nanyang Technological University (NTU), realizará a exposição No Country: Contemporary Art for South and Southeast Asia, como parte do projeto Iniciativa Global de Arte Guggenheim UBS MAP. A exposição foi primeiramente apresentada em Nova York no Museu Solomon R. Guggenheim (de 22 de fevereiro a 22 de maio de 2013) antes de sua recente mostra no Asia Society Hong Kong Center (de 30 de outubro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014).
June Yap, a curadora do Guggenheim UBS MAP para o sul e sudeste da Ásia, foi designada a curadora da exposição que reunirá 19 obras de pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e de mídia mista criadas por 16 artistas e coletivas de 11 países, entre eles Bangladesh, Camboja, Índia, Indonésia, Malásia, Paquistão, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Vietnam, e Reino Unido. Através destas obras, No Country convida o público a conhecer mais de perto alguns dos artistas mais desafiantes e criativos do sul e do sudeste da Ásia, incluindo Tang Da Wu, que vive e trabalha em Cingapura.
A exibição No Country em Cingapura, que traz as obras de arte para a região de origem de muitos dos artistas, pede um exame ainda mais profundo da arte figurativa e das relações culturais regionais, e sugere a possibilidade de um entendimento renovado através de um processo de redescoberta mútua que transcende as fronteiras físicas e políticas.
A apresentação do CCA marcará a estreia de duas obras do Fundo para Aquisições do Guggenheim UBS MAP não expostas previamente como parte da No Country: Loss, de criação de Sheela Gowda e Morning Glory de Sopheap Pich. A exposição conta também com salas com instalação de vídeos individuais para as obras de Tran Luong e do Otolith Group.
Visão Geral da Exposição
A exposição, cujo título foi extraído do verso de abertura de "Sailing to Byzantium" de W. B. Yeats (1928), apresenta o sul e o sudeste da Ásia em termos de transformação e marcas, traçando padrões de influência histórica e contemporânea dentro e além da própria região.
Com uma narrativa que se volta aos reinos e impérios antigos dos quais se originaram, No Country busca refletir sobre os intercâmbios e os relacionamentos dentro e entre os estados-nações da Ásia, assim como sobre a situação geral do estado-nação de hoje e as pressões e efeitos da globalização e do colonialismo.
As obras de arte estão agrupadas de acordo com quatro temas: reflexão e encontro, intersecções e dualidades, diversidades e divisões, e o desejo de unidade e comunidade. A exposição No Country expõe obras de arte que desafiam e exploram as ambiguidades históricas da região, os territórios tantos psíquicos como literais, as subjetividades individuais, e as negociações políticas, econômicas e estéticas.
Os artistas que participam da exposição são:
- Bani Abidi (1971, Karachi, Paquistão)
- Reza Afisina (1977, Bandung, Indonésia)
- Poklong Anading (1975, Manila, Filipinas)
- Sheela Gowda (1957, Bhadravati, Karnataka, Índia)
- Shilpa Gupta (1976, Mumbai, Índia)
- Amar Kanwar (1964, New Delhi, Índia)
- Vincent Leong (1979, Kuala Lumpur, Malásia)
- Tran Luong (1960, Hanoi, Vietnam)
- Tayeba Begum Lipi (1969, Gaibandha, Bangladesh)
- Tuan Andrew Nguyen (1976, Saigon, Vietnam)
- The Otolith Group (criado em 2002, Londres, Reino Unido)
- Sopheap Pich (1971, Battambang, Camboja)
- Navin Rawanchaikul (1971, Chiang Mai, Tailândia)
- Norberto Roldan (1953, Roxas City, Filipinas)
- Arin Dwihartanto Sunaryo (1978, Bandung, Indonésia)
- Tang Da Wu (1943, Cingapura)
Lançado em abril de 2012, o projeto Iniciativa Global de Arte Guggenheim UBS MAP é uma colaboração plurianual que traça a prática da arte contemporânea em três regiões geográficas—- sul e sudeste da Ásia, América Latina e o Oriente Médio e o norte da África— e abrange residências de curadoria, exposições itinerantes internacionais, programas de educação direcionados ao público, e aquisições para o acervo permanente do Guggenheim. Todas as obras foram adquiridas recentemente para o acervo sob os auspícios do Fundo para Aquisições UBS MAP Guggenheim. A iniciativa se baseia e reflete a renomada história de internacionalismo da Fundação Solomon R. Guggenheim, elevando significativamente o número de obras de arte do Guggenheim originárias destas comunidades dinâmicas.
A exposição é acompanhada de uma série de programações educacionais online e no Centre for Contemporary Art. O conteúdo online da iniciativa apresenta páginas de artistas individuais e artigos escritos, áudio e vídeo de curadores, historiadores da arte, artistas e especialistas regionais. Como parte de sua missão de incentivar o intercâmbio do diálogo cultural sobre a arte contemporânea e a prática cultural, o Guggenheim trabalhou em parceria com o CCA e a Galeria de Arte Nacional de Cingapura para desenvolver estratégias de exposições itinerantes interativas para adultos e crianças. Serão fornecidos guias de recursos para professores no formato impresso e online e também seminários, realizados pela Singapore Teacher's Academy for the Arts (STAR), que se focará em maneiras nas quais os professores podem introduzir a arte contemporânea aos seus alunos.
Para obter mais informações, visite:
Website do projeto Initiative: guggenheim.org/MAP
Website do Centre for Contemporary Art: gillmanbarracks.com/visit.php
Biografia de June Yap: guggenheim.org/new-york/about/staff-profiles/curators/june-yap
Mídia Social: guggenheim.org/connect
Para atualizações, siga #GuggUBSMAP no Twitter.
Para um kit completo para a imprensa, visite guggenheim.org/presskits.
Para imagens de publicidade, visite guggenheim.org/pressimages. User ID (Identificação do usuário): photoservice Password (Senha): presspass
FONTE Solomon R. Guggenheim Foundation
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article