ACCION lança operações microfinanceiras no Amazonas
ACCION Microfinanças fornecerá serviços financeiros para ajudar a eliminar a pobreza no Amazonas
BOSTON, Massachusetts e MANAUS, Brasil, 7 de junho de 2011 /PRNewswire/ -- A ACCION® International, pioneira e líder em microfinanças globais, anunciou hoje a inauguração da ACCION Microfinanças, uma nova organização microfinanceira localizada em Manaus, capital do estado do Amazonas, região norte do Brasil, onde o acesso a serviços financeiros é ainda mais limitado do que na maior parte do país.
A ACCION Microfinanças, que iniciou não oficialmente as suas operações ao começar a realizar empréstimos em 1o. de fevereiro deste ano, está fornecendo empréstimos de capital e outros serviços financeiros aos trabalhadores de baixa renda de Manaus. A instituição planeja expandir os seus serviços para outras cidades na região norte do Brasil. Esta região, que abrange sete estados e uma população total de 14,7 milhões de habitantes, abriga aproximadamente 1,9 milhões de microempresários. Destes, apenas 8 a 10 por cento teve acesso a algum tipo de serviço financeiro de bancos ou organizações microfinanceiras.
A ACCION Microfinanças é a segunda instituição de microfinanças de participação majoritária da ACCION, seguindo o estabelecimento, no final de 2009, da ACCION Microfinanças China, na Mongólia Interior, uma região que, de maneira semelhante, ainda não possui serviços microfinanceiros suficientes. Os coinvestidores da ACCION Microfinanças incluem o Fundo Multilateral de Investimento (MIF), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a Corporação Financeira Internacional (CFI) e investidores privados.
A ACCION Microfinanças oferecerá linhas de crédito, empréstimos de ativos fixos a longo prazo, educação financeira e, eventualmente, microseguros e cartões de crédito. Esta é uma maneira de tomar novas iniciativas para melhor atender às necessidades dos microempresários do Amazonas. Isto inclui o emprego de modelos de avaliação de crédito por pontuação e com base no fluxo de caixa, fazendo uso do extenso sistema bancário correspondente do Brasil para fazer parceria com bancos e estender serviços a lojas varejistas e outros tipos de comércio, e empregando tecnologias de pagamento como PDAs, cartões bancários pré-pagos e banco via celular.
"Estamos muito animados com a abertura da ACCION Microfinanças porque ela permitirá que a ACCION traga o que tem de melhor em investimentos, serviços de gerenciamento, assistência técnica e performance social para apoiar os microempresários do Amazonas," afirma Michael Schlein, presidente e CEO da ACCION. "Para nós, é como voltar às raízes, pois foi no Recife, no Brasil, em que a ACCION começou as suas atividades no setor de microempréstimos em 1973."
"A ACCION Microfinanças está em uma boa posição para ajudar os microempresários da região e oferecer produtos convenientes que irão, finalmente, ajudar muitas pessoas a construir um futuro econômico muito mais sólido," diz Eduardo Lucchesi, CEO da ACCION Microfinanças.
Sobre a ACCION
A ACCION International é uma organização privada e sem fins lucrativos, com a missão de fornecer às pessoas as ferramentas financeiras que elas precisam - empréstimos para microempresas, treinamento em negócios e outros serviços financeiros - para ajudá-las a sair da pobreza. Pioneira em microfinanças no mundo, a ACCION foi fundada em 1961 e realizou o seu primeiro empréstimo em 1973, no Brasil. Com o passar do tempo, a ACCION ajudou a construir 62 instituições financeiras em 31 países de quatro continentes. Atualmente, estas instituições possuem milhões de clientes. Nos Estados Unidos, a rede ACCION é a maior rede de empréstimos microfinanceiros do país e atendeu a milhares de clientes, emprestando mais de 275 milhões de dólares desde o início do seu programa piloto, em 1991. Para mais informações, visite www.accion.org.
ACCION é uma marca registrada da ACCION International.
FONTE ACCION International
FONTE ACCION International
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article