A UE figura como a maior rede importadora mundial de produção agrícola enquanto negligencia investimentos fundamentais em pesquisa agrícola
Concorrência internacional por terras de produção agrícola está aumentando substancialmente
BERLIM, 1 de outubro /PRNewswire/ -- A situação de alimentos nos países pobres continua se deteriorar. No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, o número de pessoas famintas em todo o mundo alcançou a inacreditável marca de 925 milhões.
"Mesmo acreditando no melhor cenário possível, as nações mais pobres falharão em grande escala para alimentar suas próprias populações nas décadas vindouras", disse Harald von Witzke, presidente do Fórum Humboldt para Alimentos e Agricultura. "Este déficit que vem crescendo rapidamente somente pode ser atendido se as nações mais ricas forem capazes de produzir e exportar mais alimentos. Até agora, a UE tem fechado os olhos para esta crise iminente. Apesar da necessidade urgente de uma ação imediata, este importante assunto recebeu pouca ou nenhuma publicidade."
Von Witzke acredita que a UE tem negligenciado investimentos fundamentais na pesquisa agrícola há muito tempo. Neste meio tempo, se tornou a maior rede importadora mundial de produção agrícola. Isto significa que para atender à sua própria demanda por alimentos, fibras naturais, bio-energia e outros produtos agrícolas, a UE usa uma área de terra virtual em outros países, de cerca de 35 milhões de hectares, equivalente ao tamanho da Alemanha. Somente nos últimos dez anos a UE viu as importações de terra virtual agrícola aumentar em 10 milhões de hectares.
"A UE se tornou uma enorme usuária de terra virtual fora de seu próprio território", diz von Witzke. Ele realça que esta expansão de terra pela UE além mar está levando ao desmatamento e contribuindo para as mudanças climáticas.
"Devemos exigir coletivamente que a UE assuma um compromisso total para a inovação e a alta produtividade na agricultura. Isto é vital se quisermos erradicar a fome, tomar uma posição contra a mudança climática e manter os habitats naturais."
Sobre o HFFA
O Fórum Humboldt para Alimentos e Agricultura (HFFA, na sigla em inglês) é um dos principais laboratórios de idéias baseado em Berlim voltado para a agricultura global, reunindo um destacado grupo de especialistas reconhecidos internacionalmente das ciências, sociedade civil e indústria. Sua meta é desenvolver recomendações políticas com base científica para o futuro global dos alimentos e da agricultura.
Contato: |
|
Prof. h. c. Harald von Witzke |
|
Humboldt Forum for Food and Agriculture e. V. |
|
Fone: +49-30-2093-6233 |
|
Móvel: +49-177-400-1187 |
|
FONTE Humboldt Forum for Food and Agriculture e. V.
FONTE Humboldt Forum for Food and Agriculture e. V.
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article