A Iniciativa de Arte Global do Guggenheim UBS MAP amplia seu alcance até a Cidade do México e Londres
NOVA YORK e CIDADE DO MÉXICO, 24 de setembro de 2015 /PRNewswire/ -- A exposição Under the Same Sun: Art from Latin America Today (Sob o mesmo sol: arte da América Latina hoje), a segunda do projeto Iniciativa de Arte Global do Guggenheim UBS MAP, será aberta no Museo Jumex, o mais novo museu de arte contemporânea da Cidade do México, em 19 de novembro de 2015, e permanecerá aberta até 7 de fevereiro de 2016. A exposição estreou no Museu Guggenheim em Nova York em junho de 2014 e, após sua apresentação no Museo Jumex, fará sua terceira e última parada na South London Gallery em junho de 2016.
Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20150922/269625
O projeto Iniciativa de Arte Global Guggenheim UBS MAP foi desenvolvido conjuntamente com a instituição financeira UBS em 2012 com o objetivo de ampliar e acessar a arte contemporânea de três regiões culturalmente dinâmicas: Sul e Sudeste da Ásia, América Latina, e Oriente Médio e Norte da África. As exposições do MAP, os programas personalizados de educação, os projetos artísticos, e os materiais online focam a atenção nas práticas artísticas vibrantes de cada região e na promoção de relações duradouras entre artistas, instituições, acadêmicos e visitantes. Pesquisas locais abrangentes conduzidas por curadores reconhecidos e especializados em cada região apoiam a iniciativa institucional que visa diversificar e enriquecer a coleção de arte contemporânea global do Guggenheim, inigualável em escopo, dimensão e alcance. O MAP se baseia e reflete o conhecido histórico de internacionalismo do Guggenheim e o compromisso do UBS com o envolvimento direto com a arte contemporânea e a educação artística.
A primeira exposição do MAP, No Country: Contemporary Art for South and Southeast Asia (Sem país: arte contemporânea do sul e sudeste da Ásia), foi apresentada no Asia Society Hong Kong Center e NTU Centre for Contemporary Art Singapore após sua estreia em Nova York em 2013. A terceira fase da iniciativa, concentrando-se no Oriente Médio e no Norte da África, encontra-se em desenvolvimento e uma exposição de obras da região recentemente adquiridas está prevista para o dia 29 de abril de 2016, no Museu Solomon R. Guggenheim em Nova York.
"A iniciativa MAP comemora as inúmeras maneiras nas quais o Guggenheim interage local e globalmente com artistas e também com organizações, e enraíza-se em nosso desejo de criar um museu para o século 21 que reflita o mundo no qual vive. É uma iniciativa ambiciosa, e eu manifesto minha admiração pelo espírito ousado demonstrado pelo UBS ao colaborar conosco. O impacto de nosso trabalho conjunto está apenas no começo, e estamos felizes por termos a oportunidade de desenvolver e ampliar o programa com nossos colegas do Museo Jumex e da South London Gallery", disse Richard Armstrong, diretor da Fundação e Museu Solomon R. Guggenheim.
Destaques do MAP
O MAP expande continuamente as formas nas quais artistas, curadores e museus interagem para criar coleções globais e envolver o público internacional. Desde o lançamento do projeto, o Guggenheim deu as boas-vindas aos três curadores residentes, June Yap (sul e sudeste da Ásia), Pablo León de la Barra (América Latina), e Sara Raza (Oriente Médio e norte da África), que assumem a liderança de um intercâmbio de pesquisas e ideias entre especialistas nas regiões e o pessoal de curadoria do Guggenheim. Até o presente, o programa de aquisições do MAP trouxe mais de 90 obras de 67 artistas e coletivas para a coleção permanente do Guggenheim, sob os auspícios do Fundo de Aquisições Guggenheim UBS MAP. As exposições receberam acima de 500.000 visitantes. Através desta iniciativa, o Guggenheim elevou em 66% o número de artistas latino-americanos e em 200 % o número de artistas do sul e do sudeste da Ásia participantes na coleção. Acima de 6.000 alunos, professores e famílias participaram em mais de 80 programas educacionais, desenvolvidos conjuntamente pelo Guggenheim e seus parceiros institucionais. Os programas criados especificamente para o público local, oferecendo seminários interativos para educadores, guias para professores de autoria de artistas e tours em várias línguas para famílias, foram incorporados na programação durante o ano e localizados em instalações dos parceiros. Adicionalmente, o website dinâmico do MAP atrai centenas de milhares de visitantes globalmente e oferece uma variedade de conteúdo, incluindo vídeos de artistas e curadores, perfis de artistas, postagens em blogs de críticos e curadores internacionais, e ferramentas educacionais interativas.
Sobre a exposição Under the Same Sun no Museo Jumex
Organizada por Pablo León de la Barra, curador do Guggenheim UBS MAP na América Latina, em colaboração com Julieta González, curadora-chefe e diretora interina do Museo Jumex, a apresentação da Under the Same Sun no Museo Jumex destaca mais de 45 obras recentemente adquiridas de 43 artistas representando 13 países e incluem instalação, pintura, performance, fotografia, escultura e vídeo. Os países representados são: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Honduras, México, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Entre os artistas mexicanos na exposição estão: Carlos Amorales, Mariana Castillo Deball, Minerva Cuevas, Mario García Torres, Gabriel Orozco, e Damián Ortega. Frida Escobedo, uma arquiteta baseada na Cidade do México, criou o design da exposição. Além das galerias do museu, as obras poderão também ser encontradas no lobby, na loja do museu e na fachada do edifício.
Website: guggenheim.org/MAP
Blog: blogs.guggenheim.org/map
Traduções dos comunicados de imprensa em português e espanhol podem ser acessadas em guggenheim.org/pressreleases.
FONTE Solomon R. Guggenheim Foundation
Related Links
http://www.guggenheim.org/guggenheim-foundation
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article