A GSMA anuncia o lançamento comercial de API Gateway destinado aos desenvolvedores para as principais operadoras canadenses
O OneAPI Gateway da GSMA fornece aos desenvolvedores ponto único de acesso técnico e comercial às APIs para os assinantes de serviços móveis
NOVA ORLEANS, 7 de maio de 2012 /PRNewswire/ -- A GSMA, trabalhando junto com três das principais operadoras canadenses - Bell Mobility, Rogers Communications e TELUS, lançou seu OneAPI* Gateway da GSMA. O Gateway oferece aos desenvolvedores de aplicativos uma maneira simples de se conectar e usar um conjunto padrão de APIs (interfaces de programação de aplicativos) disponíveis a partir das Operadoras de Redes Móveis do Canadá (MNOs - Mobile Network Operators). Isto permite que os aplicativos operem independentemente de qual MNO e aparelho o assinante esteja usando, reduzindo o tempo para a comercialização e os custos de integração. O Gateway será operado pela Transaction Network Services (TNSI) em nome da GSMA e um portal onde o desenvolvedor pode facilmente contratar as várias MNOs: http://oneapi-gw.gsma.com, está também em demonstração no estande da TNSI no Hall E, #4124, na CTIA realizada esta semana em Nova Orleans.
"Anteriormente, os desenvolvedores de aplicativos precisavam implementar muitas interfaces diferentes para as MNOs a partir de seus aplicativos para lançar serviços inter-redes, e agora com o OneAPI Gateway da GSMA, as MNOs e desenvolvedores se beneficiam da redução no desenvolvimento do aplicativo e do tempo de integração", disse Alex Sinclair, Executivo-Chefe de Tecnologia da GSMA. "Com o uso do OneAPI Gateway da GSMA, os desenvolvedores contam com um mercado potencial mais amplo, podem proporcionar uma experiência melhorada para os clientes e produzir novas oportunidades de receita tanto para as operadoras móveis quanto para os desenvolvedores".
A GSMA é uma das companhias líderes na definição de um conjunto de padrões API – conhecido como OneAPI, o qual foi adotado como um padrão global reconhecido para APIs de Rede trabalhando pelas redes móveis. As APIs atualmente suportadas pelo OneAPI Gateway da GSMA incluem APIs Carrier Billing Payment (onde um preço variável pode ser cobrado do consumidor), SMS e Location, com capacidades OneAPI adicionais tais como MMS, Data Connection Profile (Perfil de Conexão de Dados) e controle de chamadas que podem ser adicionadas posteriormente.
O OneAPI Gateway da GSMA irá enriquecer a experiência do cliente, expandindo em muito o potencial para novos e empolgantes aplicativos que integram os serviços de localização e pagamentos através de vários sistemas operacionais de aparelhos", disse Nauby Jacob, Vice-Presidente de Serviços, Produtos e Conteúdo da Bell Mobility. "A Bell está orgulhosa de que as operadoras canadenses de sistemas sem fio estejam assumindo um papel de liderança sendo as primeiras a adotarem esta iniciativa inovadora".
"A Rogers apoia uma abordagem padrão para o desenvolvimento de aplicativos. O OneAPI da GSMA permite que os desenvolvedores levem aplicativos inovadores para o mercado canadense de forma rápida e fácil", disse Upinder Saini, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Novos Produtos da Rogers Communications.
"O OneAPI da GSMA atende a necessidade de funcionalidade independente de operadora e aparelho", disse Brent Allison, Vice-Presidente de Soluções para Parceiros da TELUS. "Esperamos que os desenvolvedores identifiquem ainda mais valor na medida em que MNOs adicionais participem e expandam o alcance do Gateway".
A GSMA estabeleceu um contrato simplificado e baseado na Web entre o desenvolvedor e a GSMA, o qual permite que os desenvolvedores se conectem com múltiplas operadoras muito mais rápido, com a capacidade de executar SMS ao vivo ou aplicativos Location baseados em API (para um pequeno volume de números de celulares para facilitar o teste do aplicativo) dentro de pouco minutos após o registro. O OneAPI Gateway da GSMA pode também gerenciar a obtenção da autorização do consumidor para o fornecimento de sua localização para o desenvolvedor e pode também confirmar a autorização do consumidor para solicitações de pagamentos. Isto simplifica o aplicativo para o desenvolvedor enquanto assegura que as autorizações apropriadas são recebidas do consumidor. O OneAPI Gateway tem o objetivo de tornar mais fácil para os desenvolvedores a criação de muito mais serviços e aplicativos móveis. O benefício para as operadoras de serviços móveis será o de que mais desenvolvedores criam mais aplicativos, alcançando mais usuários de serviços móveis de uma maneira muito mais simples do que nunca. Isto, por sua vez, leva ao aumento no uso dos serviços de rede e, portanto, gerando receitas para as operadoras de serviços móveis.
O lançamento formal da produção do OneAPI Gateway da GSMA segue um piloto comercial bem-sucedido que foi lançado em fevereiro de 2010 no Canadá e teve como objetivo diminuir as barreiras técnicas e comerciais ao acesso. Este programa piloto demonstrou os benefícios comerciais de uma abordagem de gateway único e do uso de APIs de Rede para melhorar as taxas de conversão, reduzir os reembolsos e manter a privacidade do assinante. O Gateway está disponível para qualquer desenvolvedor e qualquer operadora.
Notas aos Editores:
A WIP Connector irá apresentar o OneAPI Gateway da GSMA no Innovation Stage do Hall de Exibições da CTIA na terça-feira 8 de maio de 13:00 horas às 14:00 horas.
*OneAPI é o conjunto de APIs de Rede "Open Network Enabler API" (Habilitador de Rede Aberta API) da GSMA. O OneAPI da GSMA é um conjunto de APIs leves e fáceis de usar na Web que permite que as operadoras de serviços móveis e outras redes exponham informações úteis e capacidades de rede para os desenvolvedores de aplicativos da Web. O uso destas APIs reduz o esforço e o tempo necessários para criar aplicativos e conteúdo que são transferíveis entre operadoras de serviços móveis. O OneAPI da GSMA é desenvolvido em público e é baseado em padrões e princípios da Web já existentes. Qualquer operadora de rede ou provedora de serviços pode implementar o OneAPI da GSMA.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras de serviços móveis de todo o mundo. Abrangendo mais de 220 países, a GSMA une cerca de 800 operadoras de serviços móveis de todo o mundo, bem como mais de 200 companhias no mais amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de aparelhos portáteis, companhias de software, fornecedores de equipamentos, companhias de Internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA também produz eventos líderes da indústria tais como o Mobile World Congress (Congresso Mundial de Telefonia Móvel) e a Mobile Asia Congress (Congresso de Telefonia Móvel da Ásia).
Para mais informações, visite o Mobile World Live (Mundo Móvel ao Vivo), o portal on-line para a indústria das comunicações móveis, no endereço www.mobileworldlive.com ou o Web Site corporativo da GSMA, no endereço http://www.gsmworld.com.
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article