PARIS, March 16, 2015 /PRNewswire/ --
Um dos desafios-chave enfrentados pelo Solar Impulse e pela Altran no voo à volta do globo é gerir os voos de longo-curso, que chegam a ter 120 horas consecutivas e travessias transoceânicas que vão dos 7.000 aos 10 000 quilómetros (4,400 a 6,200 milhas). Durante estas longas distâncias, o avião solar Si2 terá de adaptar-se a condições atmosféricas adversas. Devido à sua instabilidade inerente, as referidas condições podem levar a situações potencialmente perigosas para a aeronave. É em terra, no Centro de Controlo de Missão (CCM)[1], e através de um sistema especial de cálculos matemáticos, criados pela equipa da Altran, que são traçadas as rotas da aeronave para esta extraordinária odisseia.
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20130408/607421 )
Em 2014, foram analisadas entre 100 a 150 mil milhões de possíveis rotas, é desta forma que a matemática está a servir uma das mais incríveis aventuras do nosso tempo.
A missão da Equipa de Estratégia de Voo da Altran na sede do CCM é explorar as possíveis rotas e desenvolver estratégias otimizadas, de forma a que o Diretor de Voo receba um fluxo constante de informação para o processo de tomada de decisão. O inovador sistema de cálculo da Altran foi concebido para simular oportunidades de descolagem ótimas e assegurar voos de ligação tranquilos, bem como avaliar as margens de segurança e os níveis de risco. As soluções são analisadas sob todos os ângulos e discutidas com as restantes três equipas de especialistas do CCM: Meteorologistas, Controladores de Tráfego Aéreo e Engenheiros de Voo.
"A Altran desenvolveu sistemas de cálculo inovadores, uma vez que têm a capacidade quer de analisar quantidades massivas de dados meteorológicos quer de antecipar parâmetros precisos de voo em qualquer altura. Este facto permite à Equipa de Estratégia de Voo estudar e desenvolver a melhor estratégia para qualquer voo, e vivê-lo ainda antes da aeronave sair do chão", explicou Philippe Salle, Presidente e Diretor Executivo da Altran.
Como Chefe de Estratégia e Previsão do Solar Impulse da Altran, Christophe Béesau e a sua equipa também fornecem mapas e esquemas que são incorporados nos planos de voo operacional do piloto. Além disso, a equipa da Altran assegura o fluxo constante de informação nos ecrãs de controlo do CCM, apresentando condições de voo atuais e projetadas. Isto permite ao CCM monitorizar os voos em qualquer altura e antecipar potenciais dificuldades.
1. Centro nevrálgico da volta ao mundo.
http://www.altran.com
@Altran
#InnovationMakers
#Si2
#RTW
Para mais informações:
Share this article