A Aliança Mundial contra a Hepatite adverte que o estigma é uma grande ameaça à nova iniciativa contra a epidemia de hepatite
GENEBRA, July 27, 2011 /PRNewswire/ --
- A comunidade de pacientes pede que os governos façam mais para reduzir o estigma uma vez que o Dia Mundial da Hepatite recebe endosso oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela primeira vez
No Dia Mundial da Hepatite, a Aliança Mundial contra a Hepatite e está advertindo o governo de que uma importante ação para melhorar e salvar milhões de vidas será perdida a não ser que eles também tentem resolver o estigma e a discriminação
O aviso da comunidade de pacientes vem um ano após o acordo de uma resolução histórica da OMS, que, pela primeira vez, descreve o que é esperado dos governos em relação a melhorias em consciêntização, vigilância, prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. A resolução foi aprovada poucas semanas após a Aliança ter publicado uma pesquisa que revelou que apenas alguns - menos de um terço - dos governos destinavam fundos para reduzir o estigma e a discriminação contra pessoas que vivem com a hepatite B ou C.[1]
"A hepatite viral é uma epidemia global. A decisão dos 193 países da OMS de adotar uma resolução no ano passado foi a primeira etapa na tentativa de resolver a situação, mas temos um longo caminho a percorrer," disse Charles Gore, Presidente da Aliança. "Até o momento a resolução é apenas um pedaço de papel. O desafio para os governos é colocá-la em prática e isso será muito mais difícil se nós não enfrentarmos vigorosamente o estigma ao mesmo tempo."
500 milhões de pessoas estão vivendo com a hepatite crônica B ou C em todo o mundo, mas, apesar do enorme fardo, há uma ignorância muito difundida sobre estas doenças. A ignorância leva as pessoas a suporem que não correm risco, impede que as pessoas façam o teste e o tratamento, faz com que as pessoas parem de prestar atenção às mensagens de conscientização e, assim, aumenta o risco de infecção, uma vez que as pessoas não conhecem os principais meios de transmissão, e reforça o estigma.
O tema para este primeiro Dia Mundial da Hepatite patrocinado pela OMS é 'Isto é hepatite... A hepatite afeta todas as pessoas, em qualquer lugar. Conheça. Confronte,' destacando o enorme alcance desta epidemia, a importância de estar informado e a necessidade de usar estas informações para tentar resolver o estigma que tem mantido esta epidemia tão silenciosa.
Como suporte aos esforços para combater o estigma,a Aliança está lançando um ' 'quadro de histórias' interativo para incentivar pessoas em todo o mundo a falar sobre as suas experiências pessoais. Ao descrever a realidade da hepatite, os pacientes e aqueles afetados por esta doença podem mudar radicalmente a maneira como ela é percebida, reforçando a necessidade de uma abordagem global coordenada sem preconceitos, que melhorará muito a prevenção destas doenças e diminuirá rapidamente o número de mortes desnecessárias.
"A iniciativa para este evento foi originada pela sociedade civil, incluindo a Aliança Mundial contra a Hepatite e grupos de pacientes," comentou a Drª Margaret Chan, Diretora Geral da OMS. "Eles perceberam a grande necessidade de aumentar a conscientização sobre a hepatite viral, as doenças que ela causa e a discriminação frequentemente enfrentada pelos pacientes. Eles queriam ações contra estas doenças em várias frentes. Concordo inteiramente com esses objetivos."
Endosso da OMS ao Dia Mundial da Hepatite
O Dia Mundial da Hepatite é o principal evento de conscientização sobre a hepatite no calendário global de cuidados à saúde e tornou-se um dia oficial da OMS em 2010 com a aprovação da resolução da Assembléia Mundial da Saúde WHA63.18. Agora, a OMS está trabalhando com a Aliança como um parceiro no Dia Mundial da Hepatite em 2011. Em reconhecimento ao aniversário do Professor Baruch Blumberg, que ganhou o Prêmio Nobel pela descoberta do vírus da hepatite B, a OMS decidiu que o Dia Mundial da Hepatite deve ocorrer no dia 28 de julho. Infelizmente, o Professor Blumberg faleceu em abril de 2011 e isso adicionará mais comoção à data deste ano.
Você sabia?
- Aproximadamente 500 milhões de pessoas em todo o mundo estão infectadas com a hepatite B ou C[2]
- Isso é 15 vezes mais que o número de pessoas infectadas com HIV/AIDS[3]
- Entre elas, a hepatite B e C matam um milhão de pessoas por ano[2]
- Menos de um terço (32%) dos governos destinam fundos para reduzir o estigma e a discriminação contra pessoas que vivem com a hepatite B ou C[1]
- 81% dos governos de países de baixa renda não destinaram fundos para nenhum trabalho de conscientização e 85% não agiram para reduzir o estigma[1]
- Uma em cada três pessoas no planeta foram expostas a um ou a ambos os vírus
A Aliança Mundial contra a Hepatite
A Aliança Mundial contra a Hepatite proporciona uma liderança global e suporta ações que irão conter o número de mortes e melhorara vida de pessoas que vivem com a hepatite viral crônica B ou C. Através de uma melhor conscientização, prevenção, cuidado, suporte e acesso ao tratamento, o objetivo máximo da Aliança é trabalhar com governos para erradicar essas doenças do planeta.
A Aliança Mundial contra a Hepatite é uma Organização Não Governamental que representa mais de 280 grupos de pacientes trabalhando com hepatite B e C em todo o mundo. A Aliança Mundial contra a Hepatite é dirigida por uma diretoria formada inteiramente por pacientes com hepatite B ou C (ou que tiveram hepatite B ou C) e que foram eleitos por grupos de pacientes das seis regiões mundiais da OMS: África, Américas, Mediterrâneo Oriental, Europa, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental. Para obter mais informações, visite: http://www.worldhepatitisalliance.org
Aliança Mundial contra a Hepatite - Buscando um mundo sem a hepatite viral B e C.
Dia Mundial da Hepatite
O quarto Dia Mundial da Hepatite, celebrado anualmente, ocorrerá na quinta-feira, 28 de julho de 2011, como parte de uma campanha contínua lançada pela Aliança Mundial contra a Hepatite em 2008. Este é o primeiro ano que a OMS endossa o Dia Mundial da Hepatite.
O tema de 2011 para o Dia Mundial da Hepatite é '‘Isto é hepatite... A hepatite afeta todas as pessoas, em qualquer lugar. Conheça. Confronte'’ Este tema complementa 'Eu sou o número 12?' que permanece como o princípio da campanha de conscientização da Aliança Mundial contra a Hepatite e tem sido um componente central do movimento para o Dia Mundial da Hepatite desde seu lançamento. Este tema inclusivo enfatiza a extensão da hepatite viral (1 em cada 12 pessoas no mundo é cronicamente infectada com a hepatite B ou C) e ajuda a combater o estigma frequentemente associado à hepatite B e C, comunicando o fato de que estes vírus não discriminam.
Referências
[1] Hepatite viral: Política global. Aliança Mundial contra a Hepatite juntamente com a Organização Mundial da Saúde: http://www.worldhepatitisalliance.org/en/Policy/2010PolicyReport.aspx (acessado em 18 de julho de 2011)
[2] Organização Mundial da Saúde. Alerta e Resposta Global (GAR) http://www.who.int/csr/disease/hepatitis/world_hepatitis_day/en/ (acessado em 18 de julho de 2011)
[3] Organização Mundial da Saúde. Resumo global da epidemia de AIDS. http://data.unaids.org/pub/Report/2009/JC1700_Epi_Update_2009_en.pdf (acessado em 18 de julho de 2011)
Contact:
Raquel José
T: +44-(0)7920-202120
E: [email protected]
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article