A 112 Feira de Cantão "Mantendo o Comércio Global em Tempos Difíceis"
GUANGZHOU, China, 15 de novembro de 2012 /PRNewswire/ -- Apesar dos problemas econômicos atuais da Europa e dos Estados Unidos, a 112 edição da Feira de Cantão, a qual encerrou em 4 de novembro, demonstrou uma capacidade de adaptação notável. Enquanto o número de participantes e o volume de negócios caíram cerca de 10 por cento em comparação com a edição da primavera, a porcentagem de visitantes repetentes aumentou mais de 8 por cento, fundamentando o grande valor comercial do evento e a sua importância como pilar para o comércio global sustentável.
O número de compradores estrangeiros na feira – o que é um indicador confiável da situação do setor de exportação da China – evidencia uma demanda global fraca, já que uma recuperação sem brilho é prejudicada pela crise de débito na zona do euro. Entretanto, a Feira de Cantão permanece sendo o melhor portão de entrada para o mercado chinês e os participantes continuam a valorizar as oportunidades que ela apresenta, tanto quanto em termos de inteligência empresarial como em termos de qualidade dos produtos oferecidos.
Um fornecedor alemão de maquinarias para jardins que participou da feira disse que apesar dele não ter experimentado uma diminuição das vendas domésticas, ele sentiu-se pressionado para baixar os preços. "Estou procurando por bons preços de fornecedores na China porque meus clientes se tornaram bem mais conscientes sobre os preços", explicou ele.
Ulrik Fredikson, um executivo de uma empresa sueca de acessórios para carros, disse que a sua empresa também tem sentido o aperto, com uma diminuição das vendas de 25 por cento de ano a ano. "Ao invés de usar um intermediador, o qual faria os preços subirem em 20 por cento, prefiro comprar diretamente dos fabricantes aqui na feira", disse Fredrikson.
Empresas de países em desenvolvimento, especialmente as nações BRICS, demonstraram um forte anseio por cooperação econômica na feira. Muitas se mostraram otimistas que o aumento do número de negócios entre as nações BRICS poderia compensar o recente declínio das vendas em mercados mais tradicionais.
Com o Brasil preparado para ser anfitrião da Copa do Mundo e das Olimpíadas em breve, agora abundam oportunidades para as empresas chinesas no mercado brasileiro. Um fórum na Feira de Cantão realizado para ajudar as empresas chinesas a se familiarizarem com o ambiente de negócios no Brasil teve a participação de 400 visitantes.
A ChinaInvest, uma firma brasileira de consultoria e investimentos, comprou na feira grandes quantidades de materiais de construção para empresas de construção da América do Sul. O presidente da firma, Thomas Machado, disse que esperava comprar 30% a mais de materiais da China este ano, com um aumento de 15% dos preços em geral. "Uma qualidade melhor foi o que me convenceu a comprar produtos chineses, apesar do aumento do custo da matéria-prima e da mão de obra na China", disse Machado.
Para maiores informações, por favor, visite o endereço: http://www.cantonfair.org.cn/en/index.asp
FONTE China Foreign Trade Centre (CFTC)
FONTE China Foreign Trade Centre (CFTC)
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article