2012/13 QS World University Rankings
MIT supera Cambridge e Harvard e é eleita a melhor universidade do mundo
LONDRES, 10 de setembro de 2012 /PRNewswire/ --
Destaques:
- Reino Unido: Cambridge (2), UCL (4), Oxford (5) e Imperial (6) estão entre as dez primeiras;
- Europa: França: todas as universidades francesas no topo da lista apresentaram desempenho inferior em comparação ao ano passado; a Alemanha continua sem nenhuma universidade entre as 50 primeiras; Espanha: apresenta duas universidades entre as 200 primeiras: Universitat Autónoma de Barcelona (176) e Universitat de Barcelona (187). Portugal: Universidade de Coimbra (385=) tem o melhor desempenho de Portugal. Quatro de cinco entre as 700 primeiras colocadas melhoraram suas posições em relação ao ano passado.
- América Latina: a Universidade de São Paulo (139) lidera lista entre as latinas; UNAM (146) e PUC (195); 42 no total entre as 700: O Brasil com doze universidades, seguido pelo México com dez. Já o Chile apresenta sete universidades ranqueadas enquanto a Argentina tem seis e a Colômbia cinco.
- Canadá: Toronto (19) acompanha McGill (18) entre as 20 melhores colocadas pela primeira vez
- Austrália: ANU (24) aumenta a distância com Melbourne (36)
- Ásia: Hong Kong (23) e National University of Singapore (25) e Tokyo University (30) são as melhores colocadas entre as asiáticas no ranking; nenhuma universidade da Índia está entre as primeiras 200 enquanto duas universidades chinesas estão entre as 50 primeiras e outras 5 aparecem entre as 200 primeiras
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20120528/533559 )
Cambridge é mais uma vez, sede da melhor universidade do mundo. Porém desta vez não no Reino Unido, que ficou com a segunda posição. E MIT é a primeira pela primeira vez.
O primeiro lugar do poderoso Instituto de Pesquisa em Massachusetts, localizado em Cambridge, se deu em razão aos seus altos índices de citações, proporção de estudante por docentes e aumento de profissionais internacionais.
A terceira passa a ser a Harvard University, que anteriormente alcançara o primeiro lugar no ranking em todos os anos de 2004 a 2009. O MIT, por sua vez vem apresentando uma melhora estável desde 2007, quando aparecia classificado no décimo lugar.
"A ascensão do MIT coincide com a mudança global que enfatiza a ciência e a tecnologia", pontua o chefe de pesquisa da QS, Ben Sowter. "O MIT demonstra o aperfeiçoamento de um modelo que vem sendo seguido por novos Institutos de Tecnologia de ponta, especialmente da Ásia".
Nove entre dez das universidades com foco tecnológico melhoraram suas posições, lideradas pelo MIT, Imperial College (6), Caltech (10) e ETH Zurich (13). KAIST da Coréia (63) teve a maior ascensão entre as 100 melhores colocadas, a Hong Kong's HKUST (33) e Singapore's Nanyang Technological Institute (47) também continuam com a subir rapidamente. Ambas fundadas nos últimos 21 anos.
Um recorde de 72 países esta representado entre as 700 universidades, seguindo a tendência da rápida aceleração da mobilidade internacional. Entre as 100 primeiras colocadas, aproximadamente 10% possuem mais estudantes internacionais do que em 2011, o maior crescimento nos nove de história do ranking.
Sowter destaca: "A aceleração inédita de recrutamento internacional é reflexo da busca global por talento. Mais de 120,000 estudantes internacionais foram reportados por 500 universidades este ano, sugerindo que o total global atual seja superior a 4.1 milhões".
FONTE QS Quacquarelli Symonds
FONTE QS Quacquarelli Symonds
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article