'É preciso estabelecer um elo entre crescimento econômico e aumento das exportações', diz titular do MDIC em Almoço-Debate LIDE
SÃO PAULO, 6 de agosto de 2018 /PRNewswire/ -- "A produção brasileira cresceu 3,8% em junho ante o mês anterior. Porém, a paralisação dos caminhoneiros, em maio, prejudicou – e muito – nossa economia. Nosso desafio é estabelecer um elo consistente entre o crescimento econômico do País e o incremento das exportações brasileiras", afirmou Marcos Jorge, durante Almoço-Debate do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, nesta segunda-feira, 6 de agosto, na capital paulista. Segundo o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com a retomada da economia, houve incremento das vendas de produtos brasileiros no mercado global. "Temos trabalhado com determinação para incrementar as exportações, que têm como destaque os itens manufaturados, como automóveis e calçados", disse.
Para Jorge, é preciso aprimorar a infraestrutura e logística brasileiras e promover as reformas, como a da Previdência. "Temos ciência de que é necessário reduzir os custos para exportação, que encarecem atualmente em até 14% a venda de produtos brasileiros no exterior", enfatizou.
O ministro ressaltou que entre as políticas adotadas pelo MDIC está a implementação de parcerias e estabelecimento de acordos internacionais, visando a redução de custos e maior eficiência e competitividade da indústria brasileira, a fim de ampliar a participação das exportações do País no mercado internacional. O Brasil é, atualmente, segundo Jorge, a 9ª economia mundial, porém o 25º maior país exportador.
"Ouvimos permanentemente o setor produtivo. Sabemos dos desafios de o Brasil se aproximar das economias mais desenvolvidas. E temos nos esforçado para isso. Reconhecemos o esforço também de iniciativas privadas, como as do LIDE, grupo que tem exercido um papel fundamental na dinamização de debates propositivos sobre temas de interesse nacional", afirmou o ministro.
Quanto às consequências da guerra comercial entre EUA e China, Jorge elencou o provável incremento de exportações de soja para o gigante asiático e, com isso, o eventual aumento do valor da commodity e dos custos da ração para a indústria de carnes brasileira, que pode beneficiar o agronegócio, mas prejudicar a competividade destes produtos alimentícios no mercado internacional, ambos setores nos quais o Brasil é protagonista.
Esta edição do Almoço-Debate LIDE teve patrocínio do ALBUQUERQUE & ALVARENGA ADVOGADOS ASSOCIADOS, AUDI, BRAGA NASCIMENTO & ZILIO ADVOGADOS ASSOCIADOS, DELTA AIRLINES, GOCIL, GRUPO JEREISSATI, MAPFRE, NELSON WILLIANS & ADVOGADOS ASSOCIADOS, RUMO LOGÍSTICA, UNITEDHEALTH GROUP e WALD. Os fornecedores oficiais foram 3 CORAÇÕES, CDN COMUNICAÇÃO, CORPORATE IMAGE, ECCAPLAN, GRUPO BEM, MISTRAL E VINCI e PROGRAMASOM. E os mídia partners foram a REVISTA LIDE, PR NEWSWIRE e RÁDIO JOVEM PAN.
Informações à imprensa
Fabio Souza: (11) 4359-2813 / [email protected]
Larissa Ocampos: (11) 3643-2706 / [email protected]
FONTE LIDE
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article